segunda-feira, 4 de julho de 2011

01 - SERA QUE SOMOS CHIPANZÉS

 SERA QUE SOMOS CHIPANZÉS
No curso de QUALIDADE NO ATENDIMENTO que ministramos, focamos com muita ênfase   aos participantes a importância da satisfação dos clientes e isso não é uma opção e sim uma questão de sobrevivência para qualquer empresa, não importando seu tamanho, além da própria sobrevivência do colaborador no campo de trabalho em busca de salários melhores.

Atualmente com a grande demanda e variedades de produtos no mercado, muitas empresas não estão preocupadas com qualidade no atendimento ou qualidade nos serviços que prestam, mas temos a certeza de que essa situação não vai perdurar muito e aqueles que não adotarem o mais cedo possível, o processo de liderar a busca continua de aperfeiçoamento e aprimoramento de seus colaboradores além de agregar a seus produtos e serviços, qualidade de atendimento e serviços para uma continua satisfação de seus clientes, terão problemas sérios.

Entre tantas ferramentas de trabalho que surgem constantemente para adequar o relacionamento entre cliente e empresa, existem três regras básicas de atendimento aos clientes, que jamais poderão ser esquecidas. São elas:

1.   As necessidades dos clientes ( Pessoais ou Profissionais )
2.   Os desejos dos clientes( Reconhecimento, Prestigio, Conforto, Exclusividade, etc.)
3.   E suas expectativas ( Sonhos realizados sem aborrecimentos )

O cliente satisfeito percebe se o atendimento de suas necessidades pelas empresas são pelo menos igual àquele que ele esperava e para isso precisamos saber exatamente quais são as suas necessidades, desejos e suas reais expectativas em relação a qualidade de nosso atendimento. 

Li esta semana um informativo onde registra o resultado de uma pesquisa que diz exatamente o que estamos falando, 78% das empresas não consideram a satisfação do cliente como prioridade máxima, segundo a pesquisa o que importa são os preços e não a qualidade, isso é lamentável  mas acredite isso esta mudando aos poucos e a partir da hora em que começarmos a valorizar nossos salários, também iremos valorizar nossas compras, conseqüentemente irá melhorar a QUALIDADE NO ATENDIMENTO E SERVIÇOS.

Vejamos um exemplo de como agimos:
1.   Não reclamamos quando a conta do telefone vem com um valor a mais em R$ 1,00;
2.   Não reclamamos quando nossas compras no comércio vem com erro de R$ 1,00;
3.   Não reclamamos quando nossos impostos,  contém erro de cálculos em R$ 1,00;
4.   Não reclamamos  em lugar algum com os abusos propositais de 1%
E tudo isso já se tornou tão natural que 1%  ou R$ 1,00 não vale a pena o incomodo, mas acredite 1% é muito, querem ver?

Pesquisas afirmam que a diferença entre o código genético do ser humano e o de um chimpanzé é exatamente de 1%, analisando por esta ótica, 1% é muita coisa ou será que realmente somos todos chimpanzés e não sabemos.
Fica uma pergunta no ar;
·      Você valoriza seu cliente com qualidade no atendimento e serviços ?
·      Você valoriza o salário ganho com o suor de seu trabalho ?
·      Ou somos realmente chimpanzés !

Luiz J. Fernandes


NOTA
Uma demonstração que me surpreendeu neste último curso realizado na loja SUPER ZONI MAIS - Gaspar - foi a participação dos três grupos que assimilaram esse conhecimento e prática tão necessária que expontaneamente chegaram ao ponto de pedirem a palavra durante o curso para analizarem entre eles essas mudanças tão importante.
PARABÉNS a todos pela atitude.
Vejamos algumas fotos destes momentos inéditos.








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