A Lenda de Aquiles
A mitologia
grega (O termo mitologia
pode referir-se tanto ao estudo de mitos, lendas e/ou histórias de uma cultura
ou a um conjunto de mitos), esta repleta de
lendas e contos históricos sobre deuses, deusas, semideuses, batalhas heroicas
e tantas outras jornadas, porém optamos em contar a história de Aquiles, filho de Tétis (deusa grega do
mar) e Peleu (um mortal, rei dos mirmidões da Tessália).
Conta a que ao nascer sua mãe o segurou
pelos calcanhares e o mergulhou de cabeça para baixo no rio Estige, rio este
que dava sete voltas no inferno, tornando Aquiles
(filho de uma deusa com um mortal), um semideus dando a ele o poder da
invulnerabilidade, ou seja, nada penetraria seu corpo.
Porém uma profecia condenava Aquiles a morrer jovem no campo de
batalha, e esta profecia fez com que seu pai (Peleu) o criasse como menina na
corte de Licomedes (rei dos Ciros) na ilha de Ciros.
Nessa história entra outra personagem,
Ulisses, filho de Laertes, rei de Ítaca, e de Anticleia, filha do herói
Díocles, que fingiu-se de louco para evitar que o mandassem tomar parte na
Guerra de Troia, mesmo assim Ulisses foi
encarregado de ir á casa de Licomedes, rei de Ciros, confirmar a historia sobre
Aquiles e convencê-lo a marchar para
Tróia.Lá chegando Ulisses teve que recorrer a um ardil para identificar Aquiles disfarçado de mulher, Ulisses fez às damas do palácio uma apresentação de joias de grande valor, misturadas com armas, das quais Aquiles, aliás, se apoderou imediatamente.
Descoberto Aquiles, Ulisses o convenceu a marchar para Tróia, pois sabia que somente com a sua ajuda e seu poder poderia vencer a guerra contra Tróia.
Aquiles foi um dos mais
famosos heróis gregos, teve seu principal momento no cerco à cidade de Tróia
onde participou junto com outros heróis e príncipes de vitoriosas batalhas,
tornando-se famoso por sua força e bravura.
No décimo ano de luta, Aquiles capturou a jovem Briseida que lhe foi tomada por Agamenon
(chefe supremo dos gregos).Revoltado Aquiles retirou-se da guerra e foi convencido a dar o escudo e armadura que usava ao amigo (Pátroclo).
Em uma dessas batalhas, Heitor (filho do
rei de Tróia) matou (Pátroclo) e para vingar-se, Aquiles já afastado das batalhas, faz as pazes com Agamenon (que
havia lhe tomado a jovem Briseida) e assim ter a oportunidade de enfrentar
Heitor e vingar-se da morte de (Pátrocolo).
Aquiles consegue seu
objetivo, luta e mata Heitor (filho do rei de Tróia), então para mostrar a
todos o quanto ele era poderoso e concluir sua vingança Aquiles arrasta o corpo de Heitor (filho do rei de Tróia) em torno
da sepultura de (Pátroclo), seu amigo morto por Heitor (filho do rei de Tróia).
Porém Páris (irmão de Heitor) desejoso também
de vingança, munido de arco e flecha atira uma flecha envenenada em Aquiles e atinge seu único ponto
vulnerável, seus calcanhares, local que sua mãe o segurou para mergulhá-lo no
rio.
Com esse gesto, Páris (irmão de Heitor) sem
saber acabou por realizar a profecia que condenava Aquiles a morrer jovem no campo de batalha.
Contamos essa história para mostrarmos uma
ideia impetuosa com o intuito de efetuar uma grande campanha política para um
candidato a Prefeito de nome também AQUILES
que acabou planejando sua
estratégia política baseado na história de Aquiles,
o guerreiro da mitologia grega.
Com essa empolgação descaracterizou-se a
logomarca de um partido político, trocando-a pelo escudo do guerreiro da
mitologia Grega (Aquiles), esqueceu-se
de antes fazer um marketing para divulgar e dar conhecimento aos eleitores e
aos próprios integrantes o verdadeiro significado desse trabalho e relacionar o
nome e bravura do guerreiro mitológico (Aquiles)
ao nome do candidato a prefeito AQUILES.
Acredito terem sido infelizes na escolha do
tema e comparação, para a campanha do candidato, pois não devem ter lido ou
entendido bem a história, principalmente a vida o fim da mesma e como Aquiles foi derrotado.
A expressão “calcanhar de Aquiles” é utilizada até os dias de hoje
para representar o ponto fraco e vulnerável de uma pessoa, de uma instituição ou
um projeto.
Após esta breve e resumida comparação da história
da lenda de Aquiles, concluo que:
O responsável pelo marketing, da campanha
política, não conhece as histórias de Aquiles
(semideus mitológico) e AQUILES
(mortal, candidato a prefeito).
Não tem conhecimento da vida política dos
membros envolvidos na eleição e também não conhecem os problemas da cidade e
suas comunidades.
Focou a candidatura a Prefeito e omitiu-se
da candidatura aos demais vereadores que darão sustentação ao prefeito na casa
de leis (Câmara de Vereadores).
Não soube avaliar as duas situações
(história e realidade) e traçar uma estratégia que fosse mais convincente para
combater o slogam da situação “CUIDAR DAS PESSOAS, GARANTIR O FUTURO”, pois Aquiles (o guerreiro) não passou de um
valoroso e grande guerreiro, genioso, impetuoso e impiedoso que se valia das
armas para impor seu poder e determinações.
A ideia foi apresentada e assumida pelo
grupo demonstrando assim que os próprios envolvidos também desconheciam a
história o que é pior ainda, compraram um produto sem conhecê-lo.
Mais um ato que demonstra a intenção de
enganar o eleitor com histórias mirabolantes tentando reviver um mundo de fantasia, só vividos no cinema,
além de demonstrar a falta de preparo ou ambição das pessoas envolvidas,
deixando evidente que não estão preocupadas, com o bem estar comum e sim em suas
realizações próprias o que já era de se esperar.
Salvo alguns integrantes que inocentemente,
porém conscientes, participaram desta encenação no intuito de alavancar o
projeto de candidato a prefeito, pessoas essas comumente conhecidas por (bois
de piranha).
Com raras exceções, sequer os que tentam se
reeleger apresentaram projetos ou propostas que demonstrasse algo que supere os
temas de sempre e que anos após anos não são resolvidos tais como: SAÚDE,
EDUCAÇÃO, TRANSPORTE, SANEAMENTO BÁSICO, TRABALHO e tantos outros não menos
importantes.
Seria mais racional e prático usar uma
estratégia simples e mortal, baseada nos erros do adversário e lapidar um
trabalho já preparado anteriormente em conjunto com as comunidades de cada
bairro, aproveitando assim com mais propriedade a alta rejeição que a situação
vem enfrentando perante a comunidade, evitando assim planos mirabolantes e
correrem o risco de serem flechados nos próprios calcanhares.
Nossa conclusão final é que os eleitores
terão dificuldades para saber qual a melhor proposta, entra governo, sai
governo, mudam as pessoas, porém as propostas continuam sempre as mesmas, uma
demonstração da falta de criatividade, de atitudes e comprometimento com suas
promessas.
A situação
não cumpriu suas promessas de campanha anterior e tenta se reeleger com um
slogam inverídico quando diz:
“CUIDAR DAS
PESSOAS E GARANTIR O FUTURO”,
Não se cuida das pessoas com humilhações, intimidações,
agressões e retaliações, essa é a arma dos fracos, para conhecermos e estimar a
inteligência de um governante basta olharmos para os homens que tem à sua
volta.
Por outro lado o
slogam da oposição diz:
“ATITUDE PARA MUDAR E HONESTIDADE PARA FAZER”,
Para
quem quer assumir compromissos sejam públicos, privados ou pessoais, “ATITUDE E HONESTIDADE” é algo que já
deve estar implícito no caráter de uma pessoa, até se prove ao contrário, é o
mínimo que se espera você não precisa dizer que tem atitude ou que é honesto.
Será que estou errado?
De uma coisa tenho certeza, os seis Os:
Os resultados? saberemos somente
após o pleito, onde o eleitor mostrará se aprendeu ou não a lição.
Os
marqueteiros?
bons ou ruins fizeram seus serviços, pegaram seus honorários e partiram para
outras consultorias, o povo não é problema deles.
Os
perdedores?
que nada ou pouco fizeram pela sociedade antes do pleito, voltam para suas
vidas pacatas escondidos no anonimato de seus empregos onde sempre estiveram ganhando
seus honorários.
Os vencedores? estes triplicarão
seus honorários prestando um serviço de péssima qualidade, pois pouquíssimos
estão preparados para ocupar um cargo tão importante quanto o de Vereador ou
Prefeito, isso é o que nos tem mostrado a história política ao longo dos anos, a
realidade final que importa é cada qual melhorar seu padrão de vida.
Os eleitores?
AAAAHHHHHHH, esses eternos bobos da corte, não são
convidados para a festa, mas sim para pagar as despesas e ainda ficam intimados
a permanecerem por quatro anos no mar de lama, limpado, ouvindo e convivendo
com todo esse lixo.
Os sábios,
esses
entendem que a luz no fim do túnel, independente de quem vencer, É FISCALIZAR E
COBRAR COM MAIS SERIEDADE E FREQUENCIA AS ATITUDES DE SEUS ELEITO, EXERCENDO
SEU VERDADEIRO PAPEL EM UMA SOCIEDADE VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICA.
Atitudes estas que ainda não entendemos e aprendemos
a fazer, esta é a única forma de virarmos esse jogo e acabarmos com toda essa
hipocrisia, mostrando aos políticos por
que e para que os elegemos, pois
isso também é bíblico para aqueles que misturam religião com política, “A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS”.
QUEM
VIVER VERÁ!
Tem um provérbio de (George Santayana) que diz:
“AQUELES QUE NÃO
CONSEGUEM LEMBRAR OS ERROS DO SEU PASSADO ESTÃO CONDENADOS A REPETI-LOS”.
Outro provérbio de (Abraham Lincoln)
“QUASE TODOS OS HOMENS SÃO CAPAZES DE SUPORTAR ADVERSIDADES, MAS SE
QUISER POR À PROVA O CARATER DE UM HOMEM, DÊ-LHE PODER”.
Aproveito também para deixar meu humilde recado
“COMO VOCÊ QUER MUDANÇAS SE NÃO MUDA SUAS ATITUDES”.
Um abraço insubstituível a todos
Luiz Fernandes
Fones
(47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000
- PENHA - SC
OBS:
Hoje dia 05-04-2013 estava revendo os artigos que tenho escrito e entre eles
encontrei este que na ocasião (25-09-2012) não coloquei no blog, simplesmente
encaminhei para alguns conhecidos para deixar registrado este comentário, porém
hoje passados mais de (6) meses resolvi postá-lo, pois é um exemplo claro de
como cometer um erro na estratégia de marketing de venda.
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