sexta-feira, 5 de abril de 2013

02 - A LENDA DE AQUILES


 
 
A Lenda de Aquiles

A mitologia grega (O termo mitologia pode referir-se tanto ao estudo de mitos, lendas e/ou histórias de uma cultura ou a um conjunto de mitos), esta repleta de lendas e contos históricos sobre deuses, deusas, semideuses, batalhas heroicas e tantas outras jornadas, porém optamos em contar a história de Aquiles, filho de Tétis (deusa grega do mar) e Peleu (um mortal, rei dos mirmidões da Tessália).
Conta a que ao nascer sua mãe o segurou pelos calcanhares e o mergulhou de cabeça para baixo no rio Estige, rio este que dava sete voltas no inferno, tornando Aquiles (filho de uma deusa com um mortal), um semideus dando a ele o poder da invulnerabilidade, ou seja, nada penetraria seu corpo.

Porém uma profecia condenava Aquiles a morrer jovem no campo de batalha, e esta profecia fez com que seu pai (Peleu) o criasse como menina na corte de Licomedes (rei dos Ciros) na ilha de Ciros.
Nessa história entra outra personagem, Ulisses, filho de Laertes, rei de Ítaca, e de Anticleia, filha do herói Díocles, que fingiu-se de louco para evitar que o mandassem tomar parte na Guerra de Troia, mesmo assim Ulisses foi encarregado de ir á casa de Licomedes, rei de Ciros, confirmar a historia sobre Aquiles e convencê-lo a marchar para Tróia.

Lá chegando Ulisses teve que recorrer a um ardil para identificar Aquiles disfarçado de mulher, Ulisses fez às damas do palácio uma apresentação de joias de grande valor, misturadas com armas, das quais Aquiles, aliás, se apoderou imediatamente.
Descoberto Aquiles, Ulisses o convenceu a marchar para Tróia, pois sabia que somente com a sua ajuda e seu poder poderia vencer a guerra contra Tróia.

Aquiles foi um dos mais famosos heróis gregos, teve seu principal momento no cerco à cidade de Tróia onde participou junto com outros heróis e príncipes de vitoriosas batalhas, tornando-se famoso por sua força e bravura.
No décimo ano de luta, Aquiles capturou a jovem Briseida que lhe foi tomada por Agamenon (chefe supremo dos gregos).

Revoltado Aquiles retirou-se da guerra e foi convencido a dar o escudo e armadura que usava ao amigo (Pátroclo).

Em uma dessas batalhas, Heitor (filho do rei de Tróia) matou (Pátroclo) e para vingar-se, Aquiles já afastado das batalhas, faz as pazes com Agamenon (que havia lhe tomado a jovem Briseida) e assim ter a oportunidade de enfrentar Heitor e vingar-se da morte de (Pátrocolo).

Aquiles consegue seu objetivo, luta e mata Heitor (filho do rei de Tróia), então para mostrar a todos o quanto ele era poderoso e concluir sua vingança Aquiles arrasta o corpo de Heitor (filho do rei de Tróia) em torno da sepultura de (Pátroclo), seu amigo morto por Heitor (filho do rei de Tróia).

Porém Páris (irmão de Heitor) desejoso também de vingança, munido de arco e flecha atira uma flecha envenenada em Aquiles e atinge seu único ponto vulnerável, seus calcanhares, local que sua mãe o segurou para mergulhá-lo no rio.

Com esse gesto, Páris (irmão de Heitor) sem saber acabou por realizar a profecia que condenava Aquiles a morrer jovem no campo de batalha.

Contamos essa história para mostrarmos uma ideia impetuosa com o intuito de efetuar uma grande campanha política para um candidato a Prefeito de nome também AQUILES que acabou planejando sua estratégia política baseado na história de Aquiles, o guerreiro da mitologia grega.

Com essa empolgação descaracterizou-se a logomarca de um partido político, trocando-a pelo escudo do guerreiro da mitologia Grega (Aquiles), esqueceu-se de antes fazer um marketing para divulgar e dar conhecimento aos eleitores e aos próprios integrantes o verdadeiro significado desse trabalho e relacionar o nome e bravura do guerreiro mitológico (Aquiles) ao nome do candidato a prefeito AQUILES.

Acredito terem sido infelizes na escolha do tema e comparação, para a campanha do candidato, pois não devem ter lido ou entendido bem a história, principalmente a vida o fim da mesma e como Aquiles foi derrotado.
A expressão “calcanhar de Aquiles” é utilizada até os dias de hoje para representar o ponto fraco e vulnerável de uma pessoa, de uma instituição ou um projeto.

Após esta breve e resumida comparação da história da lenda de Aquiles, concluo que:
O responsável pelo marketing, da campanha política, não conhece as histórias de Aquiles (semideus mitológico) e AQUILES (mortal, candidato a prefeito).

Não tem conhecimento da vida política dos membros envolvidos na eleição e também não conhecem os problemas da cidade e suas comunidades.
Focou a candidatura a Prefeito e omitiu-se da candidatura aos demais vereadores que darão sustentação ao prefeito na casa de leis (Câmara de Vereadores).

Não soube avaliar as duas situações (história e realidade) e traçar uma estratégia que fosse mais convincente para combater o slogam da situação “CUIDAR DAS PESSOAS, GARANTIR O FUTURO”, pois Aquiles (o guerreiro) não passou de um valoroso e grande guerreiro, genioso, impetuoso e impiedoso que se valia das armas para impor seu poder e determinações.

A ideia foi apresentada e assumida pelo grupo demonstrando assim que os próprios envolvidos também desconheciam a história o que é pior ainda, compraram um produto sem conhecê-lo.

Mais um ato que demonstra a intenção de enganar o eleitor com histórias mirabolantes tentando reviver  um mundo de fantasia, só vividos no cinema, além de demonstrar a falta de preparo ou ambição das pessoas envolvidas, deixando evidente que não estão preocupadas, com o bem estar comum e sim em suas realizações próprias o que já era de se esperar.

Salvo alguns integrantes que inocentemente, porém conscientes, participaram desta encenação no intuito de alavancar o projeto de candidato a prefeito, pessoas essas comumente conhecidas por (bois de piranha).

Com raras exceções, sequer os que tentam se reeleger apresentaram projetos ou propostas que demonstrasse algo que supere os temas de sempre e que anos após anos não são resolvidos tais como: SAÚDE, EDUCAÇÃO, TRANSPORTE, SANEAMENTO BÁSICO, TRABALHO e tantos outros não menos importantes.

Seria mais racional e prático usar uma estratégia simples e mortal, baseada nos erros do adversário e lapidar um trabalho já preparado anteriormente em conjunto com as comunidades de cada bairro, aproveitando assim com mais propriedade a alta rejeição que a situação vem enfrentando perante a comunidade, evitando assim planos mirabolantes e correrem o risco de serem flechados nos próprios calcanhares.

Nossa conclusão final é que os eleitores terão dificuldades para saber qual a melhor proposta, entra governo, sai governo, mudam as pessoas, porém as propostas continuam sempre as mesmas, uma demonstração da falta de criatividade, de atitudes e comprometimento com suas promessas.

A situação não cumpriu suas promessas de campanha anterior e tenta se reeleger com um slogam inverídico quando diz:

 “CUIDAR DAS PESSOAS E GARANTIR O FUTURO”,

Não se cuida das pessoas com humilhações, intimidações, agressões e retaliações, essa é a arma dos fracos, para conhecermos e estimar a inteligência de um governante basta olharmos para os homens que tem à sua volta.

Por outro lado o slogam da oposição diz:               

“ATITUDE PARA MUDAR E HONESTIDADE PARA FAZER”,

 Para quem quer assumir compromissos sejam públicos, privados ou pessoais, “ATITUDE E HONESTIDADE” é algo que já deve estar implícito no caráter de uma pessoa, até se prove ao contrário, é o mínimo que se espera você não precisa dizer que tem atitude ou que é honesto.

Será que estou errado?

De uma coisa tenho certeza, os seis Os:

Os resultados? saberemos somente após o pleito, onde o eleitor mostrará se aprendeu ou não a lição.

Os marqueteiros? bons ou ruins fizeram seus serviços, pegaram seus honorários e partiram para outras consultorias, o povo não é problema deles.

Os perdedores? que nada ou pouco fizeram pela sociedade antes do pleito, voltam para suas vidas pacatas escondidos no anonimato de seus empregos onde sempre estiveram ganhando seus honorários.

Os vencedores? estes triplicarão seus honorários prestando um serviço de péssima qualidade, pois pouquíssimos estão preparados para ocupar um cargo tão importante quanto o de Vereador ou Prefeito, isso é o que nos tem mostrado a história política ao longo dos anos, a realidade final que importa é cada qual melhorar seu padrão de vida.

Os eleitores? AAAAHHHHHHH, esses eternos bobos da corte, não são convidados para a festa, mas sim para pagar as despesas e ainda ficam intimados a permanecerem por quatro anos no mar de lama, limpado, ouvindo e convivendo com todo esse lixo.

Os sábios, esses entendem que a luz no fim do túnel, independente de quem vencer, É FISCALIZAR E COBRAR COM MAIS SERIEDADE E FREQUENCIA AS ATITUDES DE SEUS ELEITO, EXERCENDO SEU VERDADEIRO PAPEL EM UMA SOCIEDADE VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICA.

Atitudes estas que ainda não entendemos e aprendemos a fazer, esta é a única forma de virarmos esse jogo e acabarmos com toda essa hipocrisia, mostrando aos políticos por que e para que os elegemos, pois isso também é bíblico para aqueles que misturam religião com política, “A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS”.

QUEM VIVER VERÁ!

Tem um provérbio de (George Santayana) que diz:

 AQUELES QUE NÃO CONSEGUEM LEMBRAR OS ERROS DO SEU PASSADO ESTÃO CONDENADOS A REPETI-LOS”.

Outro provérbio de (Abraham Lincoln)

“QUASE TODOS OS HOMENS SÃO CAPAZES DE SUPORTAR ADVERSIDADES, MAS SE QUISER POR À PROVA O CARATER DE UM HOMEM, DÊ-LHE PODER”.

 Aproveito também para deixar meu humilde recado

“COMO VOCÊ QUER MUDANÇAS SE NÃO MUDA SUAS ATITUDES”.

Um abraço insubstituível a todos

Luiz Fernandes

Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411

88385-000 - PENHA - SC



 

 

OBS: Hoje dia 05-04-2013 estava revendo os artigos que tenho escrito e entre eles encontrei este que na ocasião (25-09-2012) não coloquei no blog, simplesmente encaminhei para alguns conhecidos para deixar registrado este comentário, porém hoje passados mais de (6) meses resolvi postá-lo, pois é um exemplo claro de como cometer um erro na estratégia de marketing de venda.

 

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