quinta-feira, 9 de maio de 2013

02 - BOM ATENDIMENTO, SEJA DIFERENTE


 
 
BOM ATENDIMENTO SEJA DIFERENTE

 
Vamos imaginar um aniversário de um amigo e você sai a compra de um presente.

Você pesquisa preços, vai a várias lojas em busca do presente ideal que irá satisfazer seus desejos e o gosto do aniversariante.

Então você encontra a loja, encontra alguém disposto a ajudar na escolha do presente e finalmente você sai da loja feliz por ter comprado o presente desejado, porém mais feliz pelo atendimento recebido.

Mas será que é sempre assim, ou isso é raro acontecer?

Na maioria das vezes você encontra o produto, mas o atendimento vira pesadelo quando é atendido por pessoas sem conhecimento, qualificação e responsabilidade na função que ocupa.

Sim, um vendedor qualificado é tudo o que esperam os clientes, pois hoje o que mais encontramos em qualquer ramo de negocio, são pessoas despreparadas e que muitas vezes não tem interesses em aprender ou ver o seu cliente de uma forma diferente.

Na verdade são meros robôs que limitam-se a entregar um produto sem qualquer conhecimento ou até mesmo uma orientação a seus clientes.

 Você já observou como é tratado na maioria das compras que faz?

 Um bom vendedor deve estar preparado de todas as formas para que seu atendimento ao cliente não vire um pesadelo para o mesmo.

 Um bom vendedor tem de inspirar confiança em seu cliente e para que isso ocorra devera conhecer entre algumas regras as três regras básicas:

 a)   Gostar de gente

b)   Conhecer a empresa.

c)    Conhecer os produtos que vende.

 
Engana-se quem pensa que cliente só quer saber de preço baixo sem querer qualidade, tanto no produto que esta comprando quanto no atendimento que esta recebendo.

Um bom atendimento não acaba após a venda, ele perdura para sempre, pois você não quer um cliente só para uma compra, ele será um eterno representante seu se bem atendido.

 Por isso seguem abaixo algumas dicas que devem ser repassadas às equipes de vendas, entregadores, instaladores e assistência técnica, pois um cliente com seus sonhos e desejos prejudicados é a pior publicidade que uma empresa possa querer.

·       Apresente-se em primeiro lugar;

·       Demonstre boa vontade e interesse;

·       Saiba ouvir;

·       Não seja emocional e sim racional;

·       Seja objetivo;

·       Utilize mensagem clara e apropriada, evitando termos técnicos que são desconhecidos pelo cliente.

·       Não prometa em vão, criando expectativas que não poderão ser cumpridas;

·       Evite piadinhas e brincadeiras;

·       Jamais fale mal da própria empresa em que trabalha ou de seus produtos;

·       Jamais fale mal de algum cliente, para quem quer que seja;

·       Não faça outra coisa ao mesmo tempo, como exemplo atender o cliente e falar ao celular, se precisar atender outra pessoa ao mesmo tempo, peça licença e explique a situação;

·       Demonstre conhecimento técnico e segurança em relação ao trabalho que está sendo executado;

·       Demonstre conhecimento a respeito da empresa onde trabalha e de seus produtos;

·       Agende um horário para a visita caso tenha que ser efetuado e seja pontual, no caso de qualquer inconveniente que resulte em atraso avise imediatamente ao cliente;

·       Não tente vender seu produto por telefone ou coletar informações do cliente se você não o conhece bem.

·       Atenda o cliente sempre uniformizado e em boa aparência – a apresentação pessoal é muito importante, denotando respeito e cuidado para com o outro;

·       Demonstre cordialidade e educação, cumprimentando (Bom Dia, Boa tarde), pedindo licença ao entrar quando em visita a residência do cliente e agradeça qualquer cordialidade da parte do cliente;

·       Demonstre a todo o momento seu profissionalismo;

·       Mostre-se disposto, paciente e colaborativo, lembre-se que a linguagem corporal fala mais do que a linguagem verbal.

·       Reforce com o cliente que o problema que ocorreu com o produto ou serviço já é de conhecimento da empresa e as ações necessárias estão sendo tomadas para que ele não se repita no futuro;

·       Encante o cliente, supere sua expectativa ao solucionar problemas ocorridos.

Lembre-se: um Excelente Profissional seja o ramo que for, deve ter conhecimento técnico do que vende e procura estar sempre atualizado, além de gosta de gente, ou seja, gosta de lidar com gente, e por isso se torna um profissional completo, capaz de superar as expectativas e dar um show em atendimento.

 

Luiz Fernandes

Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411

88385-000 - PENHA - SC




 

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