BOM ATENDIMENTO SEJA DIFERENTE
Você
pesquisa preços, vai a várias lojas em busca do presente ideal que irá
satisfazer seus desejos e o gosto do aniversariante.
Então
você encontra a loja, encontra alguém disposto a ajudar na escolha do presente
e finalmente você sai da loja feliz por ter comprado o presente desejado, porém
mais feliz pelo atendimento recebido.
Mas
será que é sempre assim, ou isso é raro acontecer?
Na
maioria das vezes você encontra o produto, mas o atendimento vira pesadelo
quando é atendido por pessoas sem conhecimento, qualificação e responsabilidade
na função que ocupa.
Sim,
um vendedor qualificado é tudo o que esperam os clientes, pois hoje o que mais encontramos
em qualquer ramo de negocio, são pessoas despreparadas e que muitas vezes não
tem interesses em aprender ou ver o seu cliente de uma forma diferente.
Na
verdade são meros robôs que limitam-se a entregar um produto sem qualquer conhecimento
ou até mesmo uma orientação a seus clientes.
b) Conhecer a empresa.
c) Conhecer os
produtos que vende.
Engana-se
quem pensa que cliente só quer saber de preço baixo sem querer qualidade, tanto
no produto que esta comprando quanto no atendimento que esta recebendo.
Um
bom atendimento não acaba após a venda, ele perdura para sempre, pois você não
quer um cliente só para uma compra, ele será um eterno representante seu se bem
atendido.
Por isso seguem abaixo algumas dicas que devem
ser repassadas às equipes de vendas, entregadores, instaladores e assistência
técnica, pois um cliente com seus sonhos e desejos prejudicados é a pior
publicidade que uma empresa possa querer.
·
Apresente-se em primeiro lugar;
·
Demonstre boa vontade e interesse;
·
Saiba ouvir;
·
Não seja emocional e sim racional;
·
Seja objetivo;
·
Utilize mensagem clara e apropriada, evitando
termos técnicos que são desconhecidos pelo cliente.
·
Não prometa em vão, criando expectativas
que não poderão ser cumpridas;
·
Evite piadinhas e brincadeiras;
·
Jamais fale mal da própria empresa em que
trabalha ou de seus produtos;
·
Jamais fale mal de algum cliente, para quem
quer que seja;
·
Não faça outra coisa ao mesmo tempo, como
exemplo atender o cliente e falar ao celular, se precisar atender outra pessoa
ao mesmo tempo, peça licença e explique a situação;
·
Demonstre conhecimento técnico e segurança
em relação ao trabalho que está sendo executado;
·
Demonstre conhecimento a respeito da empresa
onde trabalha e de seus produtos;
· Agende um horário
para a visita caso tenha que ser efetuado e seja pontual, no caso de qualquer
inconveniente que resulte em atraso avise imediatamente ao cliente;
· Não tente vender
seu produto por telefone ou coletar informações do cliente se você não o
conhece bem.
· Atenda o cliente
sempre uniformizado e em boa aparência – a apresentação pessoal é muito
importante, denotando respeito e cuidado para com o outro;
·
Demonstre cordialidade e educação,
cumprimentando (Bom Dia, Boa tarde), pedindo licença ao entrar quando em visita
a residência do cliente e agradeça qualquer cordialidade da parte do cliente;
·
Demonstre a todo o momento seu
profissionalismo;
·
Mostre-se disposto, paciente e
colaborativo, lembre-se que a linguagem corporal fala mais do que a linguagem
verbal.
·
Reforce com o cliente que o problema que
ocorreu com o produto ou serviço já é de conhecimento da empresa e as ações
necessárias estão sendo tomadas para que ele não se repita no futuro;
·
Encante o cliente, supere sua expectativa
ao solucionar problemas ocorridos.
Lembre-se:
um Excelente Profissional seja o ramo que for, deve ter conhecimento técnico do
que vende e procura estar sempre atualizado, além de gosta de gente, ou seja,
gosta de lidar com gente, e por isso se torna um profissional completo, capaz
de superar as expectativas e dar um show em atendimento.
Luiz Fernandes
Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC
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