segunda-feira, 31 de março de 2014

02 - ATENDER BEM


 
 

Manter a qualidade é uma tarefa nem sempre fácil. Muitos empreendedores conseguem atingir um bom nível de qualidade em seus produtos e serviços, mas não o conseguem manter. Isso porque é preciso ter certa disciplina e, na maioria das vezes, procedimentos claros e profissionais bem orientados. Manter a qualidade é especialmente mais desafiador quando a empresa está em crescimento, pois novos funcionários estão começando, novos clientes aparecendo e todo o negócio está crescendo.

É muito frustrante quando trabalhamos e lutamos para vermos cada vez mais esse assunto ser difundido e principalmente praticado pelos pseudos profissionais, e quando isso ocorre ficamos maravilhados como se fosse um achado.

Será que os conceitos mudaram, gostamos de ser enganados ou temos preguiça de exigir qualidade em serviço e atendimento.

O segredo é ter um bom relacionamento com o seu time, sempre encorajando-os a qualidade no atendimento e ressaltando o quão isso é importante para a empresa. Você pode fazer isso de maneira simples, elogiando quando um funcionário faz um bom atendimento, e sugerindo boas práticas para os atendimentos. Essas boas práticas, aliás, você já deve conhecer, pois já tem um atendimento de qualidade.

Quando um cliente tem uma boa experiência de atendimento em uma empresa, ele tende a voltar. E, melhor ainda do que voltar, ele irá recomendar sua empresa para amigos em diversas situações (e estes para outras pessoas quando forem bem atendidos, e daí adiante). Com a concorrência cada vez mais forte, um bom atendimento pode fazer toda a diferença.

Algumas dicas práticas para um atendimento de qualidade:

Procure resolver os problemas do seu cliente que estão relacionados ao seu negócio.

Não seja um puxa-saco, mas trate seu cliente pelo nome e seja cortes e amigável.

Pequenos detalhes como cafezinho, bala ou um desconto inesperado são sempre bem vindos.

Lembrar do aniversário do cliente, enviando flores ou algum tipo de congratulações.

Isso tudo e muitos outros detalhes parecem conceitos velhos e em desuso mas infelizmente não é assim.

Ainda existem pessoas que procuram preços, dispensando a qualidade em serviço e atendimento, porém a grande maioria já esta tomando consciência de que preço não é tudo.

Assim sendo lembre-se que é muito importante trabalhar sua equipe para entender e praticar este conceito “QUALIDADE NO ATENDIMENTO E SERVIÇO “ lembre-se também de que sem treinamento e dedicação você não consegue chegar a este patamar, porém o mais importante e difícil não é chegar a dominar esta área, o grande diferencial esta em permanecer conhecendo, praticando e aprimorando este conceito todos os dias até o mesmo tornar-se uma prática natural de sua empresa.

Sucesso no seu negócio!

Um abraço insubstituível

Luiz Fernandes

 

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