ASSUMIR
COMPROMISSO
Assumir...
Assumir não é uma ação imposta por outro, quem assume
toma para si, é um agente da ação.
Ao assumir o que quer que seja se faz uma escolha,
age-se por opção.
Compromisso....
Compromisso é
sinônimo de obrigação, mas o que caracteriza o compromisso é a atitude de agir
de acordo com os próprios valores e princípios.
Assim sendo, Assumir Compromisso significa cumprir o que
promete, porque por principio só promete o que pode cumprir, em resumo, assumir
compromisso é tomar para si um acordo feito com outro, porque tem por principio
honrá-lo, não porque é obrigado a fazê-lo.
Infelizmente
nos dias atuais a falta de comprometimento das pessoas é impressionante, podemos
observar em qualquer setor profissional, e até mesmo particular onde a quase
totalidade se limitam a fazer o serviço de rotina mostrando completo
desinteresse pelo trabalho e pior ainda desrespeito ao cliente e ao próximo.
Costumo
dizer que o corpo esta ali, mas a cabeça esta em outro lugar, muitos reclamam
de uma série de problemas e sempre tem um culpado por serem assim, mas a
resposta é uma só, o único inimigo que impede você de ser uma pessoa
comprometida e um colaborador pró-ativo, é você mesmo.
Também
costumo dizer que a maioria das empresas não tem esse comprometimento nem com
seus clientes quanto mais com seus colaboradores, pessoas comprometidas tanto
particularmente quanto profissionalmente melhoram a sua imagem e da própria empresa
o que certamente lhe garantira um bom relacionamento e manutenção do emprego nesta
ou em outra empresa.
Você
tem que fazer o melhor, estar sempre atualizado, fazer tudo com qualidade,
surpreender as pessoas, mas antes de encantar as pessoas e seus clientes, tanto
você quanto sua empresa devem estar encantados um com o outro, pois entendo que
colaborador feliz é sinônimo de lucros e empresa feliz.
Comprometimento
é respeitar os prazos combinados, os horários agendados e as tarefas
prometidas, é terrível trabalhar com aquele tipo de pessoa que você pede alguma
coisa já sabendo que não será atendido, aquelas pessoas que ficam enrolando,
dando desculpas e deixando os outros na mão, é o que mais encontramos nos dias
atuais em qualquer seguimento do mercado.
Lá
se vão mais de trinta anos que trabalhei como gerente em uma grande empresa que
hoje sem medo de errar posso dizer que seu diretor/proprietário era um
empresário de visão futurista, tudo o que hoje falamos ( vestir a camisa,
motivação, relações humanas, brilho nos olhos, comprometimento, assumir
compromisso, profissional dedicado, empresa
preocupada com o bem estar do colaborador e outros adjetivos ) já
falávamos naquela época, uma empresa
onde todos queriam trabalhar, uma empresa onde o anuncio de uma vaga era muito
concorrido, pois era sinônimo de qualidade no atendimento e serviços tanto para
os clientes quanto para seus colaboradores, o segredo do sucesso?
Respeito e reconhecimento recíproco.
Recentemente vi uma pesquisa onde espelha a grande
realidade do que falo, a falta desses dois ingredientes causam esses
impressionantes números;
Atualmente 95% dos colaboradores são os famosos
empurram com a barriga e somente 5% fazem a diferença, mais conhecidos como
puxa sacos, quase a totalidade simplesmente empurra com a barriga, apenas
cumpre rotina, aqueles que o corpo vai trabalhar e a cabeça vai para outro lado
popularmente conhecidos como viajantes da maionese.
Infelizmente essa maioria entende que primeiro tem que
ganhar bem para depois trabalhar, pensamentos errados que os levam a um serviço
de péssima qualidade, pois acabam caindo na rotina do dia a dia, sempre é bom
lembrar que sucesso antes de trabalho só no dicionário, mesmo assim fico
imaginando também se os empresários tivessem novas atitudes, tipo aquele que
tive a trinta anos atrás, respeito e
reconhecimento aos meus colaboradores, empresários não querendo ser mais uma
empresa no mercado, querendo ser a melhor e para ser a melhor tem que ser
diferente, seria um inicio, pois com esse pensamento e atitudes corretas terão
os melhores colaboradores trabalhando com você e não para você, vestindo a
camisa da empresa, entendem o que quero dizer.
Todos, devemos ousar se quisermos algo diferente, já
imaginou se a pesquisa fosse ao contrário, 95% vestindo a camisa e 5% empurrando
com a barriga, “ ELES PEDIRIAM PARA SAIR “, toda hora é hora para despertarmos
nossa iniciativa e passarmos a ser solução e não problemas, fazermos tudo com
qualidade.
É isso ai pessoal, sucesso antes de trabalho só no
dicionário, então vamos mudar o jogo, ele não pode terminar 0X0.
Então
vamos lá, a ordem é: “Assumir compromissos”
É isso ai pessoal, fique a vontade para enviarem seus
e-mail e comentarem mais este assunto.
Um abraço insubstituível a todos
Luiz
Fernandes
Fones
(47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000
- PENHA - SCE-mail: luiz.joille@gmail.com
Blog: www.ljftraining.blogspot.com
https: //www.facebook.com/contatoLuiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário