QUEM
RECEPCIONA OS CLIENTES
Quando o cliente chega a um
estabelecimento comercial, na maioria das vezes com quem o cliente se depara?
O dono do estabelecimento?
O seu gerente?
O seu subgerente?
O Encarregado do setor?
Não, nada disso!!!
Quem o recebe e faz as
honras da casa é o vendedor, o porteiro, o recepcionista, o segurança, o
frentista, o caixa, enfim, o cliente é recepcionado por um funcionário
(colaborador) da empresa.
São essas pessoas que
representam todo o esforço despendido, são elas que representão a primeira e,
em alguns casos, a única impressão de sua empresa.
São elas que devem sorrir recepcionar e tratar
de uma maneira toda especial o cliente, fazendo-o sentir o quanto é importante
para a empresa.
Afinal de contas o curto espaço
de tempo que o cliente permanece em nossa empresa deve ser aproveitado ao máximo
para cativá-lo e fazer com que ele ao ir embora leve consigo apenas a sensação
e a experiência de ter sido bem atendido.
Portanto
a organização que se propõe a oferecer qualidade em tudo o que faz, deve
conhecer as atitudes e preferências básicas de cada cliente, ou grupo de
clientes, deve ter como foco principal as necessidades e expectativas de todos
os clientes.
Mas não deve esquecer que
acima de tudo e antes de tudo deve pensar em conhecer e bem seus funcionários
(colaboradores) e na satisfação dos mesmos, pois para dar satisfação e
qualidade devemos estar preparado para dá-la.
Como dar qualidade e
satisfação se não a temos.
Empregadores que primam
pela qualidade interna de seus funcionários (colaboradores) terá uma equipe comprometida
com a função que representam dentro da empresa e naturalmente estarão se
aprimorando cada vez mais para o desempenho de serviços e produtos que estejam oferecendo
para que o cliente perceba esta diferença na qualidade de atendimento.
Clientes satisfeitos esta
relacionado com funcionários (colaboradores) satisfeitos, portanto incentivar os funcionários a buscar seus sonhos e fazê-los entender que
a empresa pode ser um meio efetivo para essa conquista, e não apenas um lugar
para merecer um salário mensal, também é uma forma de motivação.
Para satisfação, eficiência e assumir responsabilidade, seus
funcionários (colaboradores) devem sentir-se prestigiados, motivados além de
receberem mais e maior autonomia para soluções de rotina, sempre acompanhados
de um coordenador que estará corrigindo sugerindo algumas decisões.
Normalmente contrata-se um
funcionário (colaborador) e o mesmo é colocado para desempenhar seu serviço sem
que antes seja feito uma preparação do mesmo para a função que ira exercer,
assim como não existe dois clientes iguais também não existe dois funcionários
(colaboradores) iguais, assim como cada cliente deve receber um tratamento
diferenciado, o mesmo deve ocorrer com o funcionário (colaborador), pois
somente assim ele estará em sintonia com os demais colegas de trabalho e
afinado com os objetivos da empresa.
Uma recomendação muito importante e que passa completamente despercebida
pela maioria dos atendentes, é que tem a obrigação de conhecerem ou terem a mão
o CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, isso mostrará ao cliente que o atendente e a
empresa tem conhecimento dos direitos do consumidor e com isso conquistara ainda
mais os clientes.
Lembrem-se, sem clientes não existem empresas e sem empresas não existem
empregos, portanto devemos pensar e agirmos como a engrenagem de um motor, uma
engrenagem quebrada comprometera todo um serviço de equipe.
É isso ai, continue enviando suas colaborações.
Um abraço insubstituível a todos
Luiz Fernandes
Fones
(47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000
- PENHA - SC
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