quarta-feira, 5 de setembro de 2012

01 - QUEM RECEPCIONA OS CLIENTES





QUEM RECEPCIONA OS CLIENTES

Quando o cliente chega a um estabelecimento comercial, na maioria das vezes com quem o cliente se depara?
O dono do estabelecimento?
O seu gerente?
O seu subgerente?
O Encarregado do setor?
Não, nada disso!!!
Quem o recebe e faz as honras da casa é o vendedor, o porteiro, o recepcionista, o segurança, o frentista, o caixa, enfim, o cliente é recepcionado por um funcionário (colaborador) da empresa.
São essas pessoas que representam todo o esforço despendido, são elas que representão a primeira e, em alguns casos, a única impressão de sua empresa.
 São elas que devem sorrir recepcionar e tratar de uma maneira toda especial o cliente, fazendo-o sentir o quanto é importante para a empresa.
Afinal de contas o curto espaço de tempo que o cliente permanece em nossa empresa deve ser aproveitado ao máximo para cativá-lo e fazer com que ele ao ir embora leve consigo apenas a sensação e a experiência de ter sido bem atendido.
 Portanto a organização que se propõe a oferecer qualidade em tudo o que faz, deve conhecer as atitudes e preferências básicas de cada cliente, ou grupo de clientes, deve ter como foco principal as necessidades e expectativas de todos os clientes.
Mas não deve esquecer que acima de tudo e antes de tudo deve pensar em conhecer e bem seus funcionários (colaboradores) e na satisfação dos mesmos, pois para dar satisfação e qualidade devemos estar preparado para dá-la.
Como dar qualidade e satisfação se não a temos.
Empregadores que primam pela qualidade interna de seus funcionários (colaboradores) terá uma equipe comprometida com a função que representam dentro da empresa e naturalmente estarão se aprimorando cada vez mais para o desempenho de serviços e produtos que estejam oferecendo para que o cliente perceba esta diferença na qualidade de atendimento.
Clientes satisfeitos esta relacionado com funcionários (colaboradores) satisfeitos, portanto incentivar os funcionários a buscar seus sonhos e fazê-los entender que a empresa pode ser um meio efetivo para essa conquista, e não apenas um lugar para merecer um salário mensal, também é uma forma de motivação.
Para satisfação, eficiência e assumir responsabilidade, seus funcionários (colaboradores) devem sentir-se prestigiados, motivados além de receberem mais e maior autonomia para soluções de rotina, sempre acompanhados de um coordenador que estará corrigindo sugerindo algumas decisões.
 Normalmente contrata-se um funcionário (colaborador) e o mesmo é colocado para desempenhar seu serviço sem que antes seja feito uma preparação do mesmo para a função que ira exercer, assim como não existe dois clientes iguais também não existe dois funcionários (colaboradores) iguais, assim como cada cliente deve receber um tratamento diferenciado, o mesmo deve ocorrer com o funcionário (colaborador), pois somente assim ele estará em sintonia com os demais colegas de trabalho e afinado com os objetivos da empresa.
Uma recomendação muito importante e que passa completamente despercebida pela maioria dos atendentes, é que tem a obrigação de conhecerem ou terem a mão o CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, isso mostrará ao cliente que o atendente e a empresa tem conhecimento dos direitos do consumidor e com isso conquistara ainda mais os clientes.
Lembrem-se, sem clientes não existem empresas e sem empresas não existem empregos, portanto devemos pensar e agirmos como a engrenagem de um motor, uma engrenagem quebrada comprometera todo um serviço de equipe.

É isso ai, continue enviando suas colaborações.

Um abraço insubstituível a todos

Luiz Fernandes
Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário