sexta-feira, 4 de maio de 2012

03 - ARMADILHAS



ARMADILHAS

Cuidado com as armadilhas, quando você acha que tem todas as respostas, vem á vida e muda todas as perguntas, estávamos escrevendo este artigo sobre as “ARMADILHAS” que encontramos em nosso dia a dia profissional tanto como colaborador ou empresário e encontrei um artigo que expressava exatamente o que estava escrevendo, por isso repasso o artigo para uma reflexão após meus comentários iniciais.

Outro dia postei um artigo neste blog , na edição de Fevereiro 02/2012, artigo nº04 “TREINAMENTO É TUDO” justamente sobre o risco do funcionário conhecido como GABRIELÃO, na ocasião falávamos de treinamento, mas é lógico que outras preocupações devem ser levadas em conta, pois entre tantas armadilhas que enfrentamos em nosso dia a dia, seja como colaborador ou como empregador devemos estar preparados e foi justamente o que encontrei em um artigo na internet que veio justamente confirmar alguns desses riscos que enfrentamos.

Já fui empregado e também fui patrão, portanto conhecemos os dois lados da moeda e posso afirmar que na época (40) anos atrás também existiam empresas preocupadas outras nem tanto, com atendimento de qualidade ao cliente, gestão de funcionários, mão de obra barata, qualificação de pessoal, valorização e tantos outros conceitos que eram colocados ou não em prática.

Tenho observado ao longo dos tempos, apesar da modernidade dos dias de hoje é que a tecnologia mudou, as ferramentas de trabalho mudaram e mais ferramentas estão disponíveis sem falar da qualidade dessas ferramentas, enfim, mudanças radicais com incrível velocidade, porém o que mais observamos é que os hábitos não mudaram, ou melhor, estão mudando muito lentamente, não estão acompanhando a evolução da tecnologia.

Uma prova disso são os contatos que mantivemos com empresários e colaboradores além dos artigos que tenho lido na internet, artigos iguais aos que comentamos abaixo:

A maior preocupação dos empreendedores ao iniciarem seus negócios, chegando até a perderem o sono com os problemas burocráticos além de financeiro, pois no inicio não obtém os resultados desejados, mas acabam esquecendo o planejamento com outros riscos, principalmente com a gestão de pessoas, o que em nossa opinião é área mais preocupante, independente dos problemas burocráticos e financeiros, pois são as pessoas que irão determinar o seguimento ou não de seu negócio.

Armadilhas em nossas vidas particulares, não faltam e na vida profissional não é diferente, mas costumo dizer que a maioria das armadilhas que caímos, são criadas por nós mesmos, principalmente por falta de um melhor conhecimento do empreendimento e planejamento em todos os sentidos, após alguns exemplos que estaremos lembrando, verifique se você não vem incorrendo em algum deles ou em outros não comentados.

Costumo dizer que dirigir qualquer negócio é o mesmo que dirigir um veículo, você não consegue dirigir um veículo por muito tempo sem ter que corrigir a direção além de abastecê-lo constantemente e de tempo em tempo ter que revisá-lo, não importando o tipo ou tamanho do veículo.

Vejamos alguns exemplos.

01 – Prática no Trabalho
Já ouvimos muitos comentários tipo:
Porque deu certo para o fulano e não deu certo pra mim?
Deu certo pra fulano, vai dar certo pra mim!
Gosto muito de fazer comparações para que haja um melhor entendimento, e para isso analisamos você entrando em uma loja de confecções para comprar uma peça de roupa, mas não tem o seu número.
O que você faz?
Vai procurar em outra loja a peça que adequada ao seu número?
Leva um maior e faz os acertos?
Leva um número menos?
Se você não tem um bom projeto, lute para ter um próprio, moldado e voltado ao seu tipo de negócio, não tem um projeto, mas achou um pronto e interessante, faça as correções e adaptações necessárias antes de aplicá-lo, mas jamais use os projetos de outro e aplique em seu negócio sem corrigi-lo, pois é botar dinheiro fora, então PLANEJAMENTO É TUDO.



02 – Hora de contratar colaboradores
Resolvidos a parte burocrática, vem a contratação dos colaboradores, vamos economizar nos salários, não vamos aqui esbanjar dinheiro de ninguém, mas como você quer formar uma equipe de trabalho excelente, uma equipe de ponta, condizente com sua empresa se não valoriza os profissionais necessários com salários acima da média, é isso que normalmente ocorre, queremos bons profissionais com menos custos, procedimento arriscado e fadado a derrota.
Costumo dizer que,  se você quer ter bons profissionais, temos outra comparação:
Como você atrai as borboletas e beija flores para seu jardim?
Oferecendo um ambiente favorável para isso, plantando flores!
Com seus colaboradores não será diferente, com um procedimento diferenciado, você terá os melhores trabalhando para você e com certeza estará contabilizando vitória e lucros.
Conte seus sonhos e convide seus colaboradores a viver esse sonho, mas antes conheça o sonho de cada colaborador, pois colaborador com sonho realizados é colaborador feliz e colaborador feliz é sinônimo de empresa de SUCESSO. 

03 – A omissão de Tributos
Os famosos pagamentos por fora (não registrados em carteira) são os que causam grandes armadilhas trabalhistas, no primeiro momento é bom para colaborador e empreendedor, mas em um segundo momento uma tremenda dor de cabeça, pois acabara pagando dobrado na justiça trabalhista.
Novamente entra em pauta o planejamento adequado o famoso PÉ NOS CHÃO, deixe para viajar nas férias.

04 – Reter funcionários 
Você lutou para abrir um negócio, passou por todo tramite burocrático, passou pela contratação, seus colaboradores registrados adequadamente, tudo funcionando certinho, uma maravilha.
Então um belo dia um colaborador resolve sair da empresa e vem a pergunta:
Você tem um substituto á altura, para a função?
Bons funcionários, os pró-ativos existem poucos e se não consegue retê-los tenha um banco de colaboradores afinado com todos os seguimentos de sua empresa.
Existem várias formas de manter os colaboradores inteirados com todos os setores da empresa e um deles é o rodízio de setores, tudo devidamente planejado.
Muitas empresas ficam preocupadas com treinamentos de seus colaboradores, mas não cobram a aplicação na prática dos treinamentos recebidos e para este acompanhamento ninguém melhor do que o Gestor de Pessoal, mas não podemos esquecer que ele também é um colaborador, como ele vai fazer uma boa gestão de pessoas se seus próprios sonhos não são realizados.
Lembrem-se, colaboradores pró-ativos existem poucos, retê-los é uma arte que cada empresa terá que saber como fazer.



05 – Treinamento
Querendo ou não, você necessita ter uma equipe treinada e com conhecimento nas várias áreas de seu negócio, principalmente se seu negócio for voltado para atendimento ao cliente e que exija o contato diário com ele.
Hoje podemos constatar a deficiência e péssima qualidade no atendimento aos clientes, tudo em detrimento dos lucros indiscriminados.
Lembre-se que seus clientes são suas galinhas dos ovos de outro, matando-as estará fatalmente determinando o insucesso de seu negócio e infelizmente você não poderá estar á frente de seus negócios atendendo seus clientes, então treine seus colaboradores da forma que você deseja e acompanhe esse atendimento frequentemente com pesquisas e prêmios aos seus clientes, pois eles serão na realidade os consultores de sua empresa, informando onde e como devera mudar, ouça mais seus clientes.

06 – Cuidados em agradar seus clientes.
Costumo contar uma história sobre um gerente de uma imobiliária que em determinada ocasião efetuou um seminário e quando voltou resolveu intervir junto ao pessoal de vendas e para demonstrar como os vendedores deveriam melhorar suas vendas, então enviou champanhe e flores para a casa de um empresário conhecido, parabenizando pela aquisição de uma casa na praia, dias depois ficaram sabendo que o empresário separou-se da esposa motivado pelo presente, uma vez que a casa adquirida na praia não era para a família e este empresário nunca mais comprou ou indicou a imobiliária para seus amigos.
Portanto cuidado com suas gentilezas para com seus clientes, pense sempre em uma forma de agradar sem comprometer o cliente e sua própria imagem ou da empresa.

07 – A formação de estoque
Não importa o tipo de produto que sua empresa ira trabalhar, principalmente quando for direcionado ao público, um dos grandes prejuízos estão armazenados nos depósitos e prateleiras, são as compras incorretas, tenha em mente que você criou sua empresa, para atender as necessidades e seguimentos de algum público, portanto as compras devem ser feitas de acordo com as necessidades dos clientes e não suas, faça pesquisas constantes entre seus clientes para saber a tendência e quantidade dos produtos que deve manter em estoque, jamais forme estoque com seu gosto pessoal.

08 - Cálculos dos Custos
Outro erro gravíssimo que observamos, são os calculo feitos para ter um preço convidativo e real, pois os clientes percebem quando são lesados e não voltam mais, a ganância de lucro fácil tem levado muitas empresas a fecharem suas portas, ocorrências como o exemplo a seguir existem muitas.
Enquanto aguardava para ser atendido em uma farmácia um cliente comprava um remédio e a atendente lhe ofereceu um cartão de fidelidade, com este cartão ele teria ótimos descontos nos medicamentos.
Segundo a atendente, o remédio que o cliente estava adquirindo R$ 2,98 sairia da promoção na semana seguinte, voltando para o preço normal R$ 13,57, mas com o cartão ele iria pagar R$ 6,25.
Virei ás costas e sai da farmácia, pois ficou evidente que os clientes estavam sendo lesados quando as mercadorias não estavam em promoção ou até mesmo sem a promoção.
Então cuidados com os cálculos dos custos, seja coerente e justo, se você não gosta de ser lesado, não lese ninguém, muito menos seus clientes, pois eles são suas galinhas dos ovos de ouro.

09 – Exclusividade.
Cuidado com esse tipo de atitudes, a exclusividades aparentemente é muito bom, mas você corre o risco de no momento seguinte perder tudo, jamais deixe seus negócios ou empresa ficarem na dependência de um só fornecedor ou cliente, pois no primeiro contratempo você terá dificuldades e seus compromissos correndo o risco de não serem cumpridos e abalando a imagem sua, de seu negócio e da própria empresa, inclusive refletindo sobre seus colaboradores, portanto não fique preso a um cliente ou a um fornecedor.

10 – Concorrentes
Normalmente quando abrimos uma empresa além das preocupações que já mencionamos outra também não menos importante é com relação aos nossos concorrentes, pois achamos serem todos nossos inimigos, puro equivoco, pois são justamente eles nossas fontes de informações, trabalhos de pesquisas com nossos concorrentes é que nos darão respostas de onde podemos melhorar e termos um negócio promissor, sem concorrência não crescemos e não pesquisamos, consequentemente caímos na rotina e ela nos leva ao desastre.

11 – Publicidade
A falta de um bom planejamento inicial também esbarra em outra armadilha muito comum nas empresas, quando chegam as dificuldades primeiro passo é dispensar colaboradores e logo a seguir não fazer publicidades ou até mesmo parar com qualquer publicidade para evitar gastos, realmente um erro total, pois com publicidades estava difícil, imagine sem publicidades, a tendência é ficar cada vez pior, pois quem não é conhecido não é lembrado.
Portanto tenha cuidado com  cortes de despesas impensados.

12 – Segurança
Um assunto também ignorado é quanto á segurança, infelizmente dependendo do tipo de negócio a questão segurança deve ser levado em conta, principalmente a segurança preventiva, pois ela é que ira determinar possíveis contra tempos com consequências desastrosas.
Toda forma de segurança deve ser levado em conta, nada mais correto do que orientar toda equipe com comportamentos preventivos em relação a segurança.
Assim como qualquer outra área que recebe treinamento, todos os colaboradores devem receber treinamentos básicos de segurança preventiva.

Existem muitas outras ARMADILHAS que poderão ser evitadas se você fizer um bom planejamento antes e durante as atividades da empresa, pois é pessoal, relembrando o que falamos no inicio, tenham cuidado com as armadilhas e participem o espaço é seu.

Um abraço insubstituível

Luiz Fernandes
Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC


“A mudança é a lei da vida, e aqueles que apenas olharem para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.”
John Kennedy

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