ARMADILHAS
Cuidado com as armadilhas, quando você acha
que tem todas as respostas, vem á vida e muda todas as perguntas, estávamos
escrevendo este artigo sobre as “ARMADILHAS” que encontramos em nosso
dia a dia profissional tanto como colaborador ou empresário e encontrei um
artigo que expressava exatamente o que estava escrevendo, por isso repasso o
artigo para uma reflexão após meus comentários iniciais.
Outro dia postei um artigo neste blog , na edição de Fevereiro 02/2012, artigo nº04
“TREINAMENTO É TUDO” justamente sobre o risco do funcionário conhecido
como GABRIELÃO, na ocasião falávamos
de treinamento, mas é lógico que outras preocupações devem ser levadas em
conta, pois entre tantas armadilhas que enfrentamos em nosso dia a dia, seja
como colaborador ou como empregador devemos estar preparados e foi justamente o
que encontrei em um artigo na internet que veio justamente confirmar alguns
desses riscos que enfrentamos.
Já
fui empregado e também fui patrão, portanto conhecemos os dois lados da moeda e
posso afirmar que na época (40) anos atrás também existiam empresas preocupadas
outras nem tanto, com atendimento de qualidade ao cliente, gestão de
funcionários, mão de obra barata, qualificação de pessoal, valorização e tantos
outros conceitos que eram colocados ou não em prática.
Tenho
observado ao longo dos tempos, apesar da modernidade dos dias de hoje é que a
tecnologia mudou, as ferramentas de trabalho mudaram e mais ferramentas estão disponíveis
sem falar da qualidade dessas ferramentas, enfim, mudanças radicais com
incrível velocidade, porém o que mais observamos é que os hábitos não mudaram,
ou melhor, estão mudando muito lentamente, não estão acompanhando a evolução da
tecnologia.
Uma
prova disso são os contatos que mantivemos com empresários e colaboradores
além dos artigos que tenho lido na internet, artigos iguais aos que comentamos
abaixo:
A
maior preocupação dos empreendedores ao iniciarem seus negócios, chegando até a
perderem o sono com os problemas burocráticos além de financeiro, pois no
inicio não obtém os resultados desejados, mas acabam esquecendo o planejamento
com outros riscos, principalmente com a gestão de pessoas, o que em nossa
opinião é área mais preocupante, independente dos problemas burocráticos e
financeiros, pois são as pessoas que irão determinar o seguimento ou não de seu
negócio.
Armadilhas
em nossas vidas particulares, não faltam e na vida profissional não é
diferente, mas costumo dizer que a maioria das armadilhas que caímos, são
criadas por nós mesmos, principalmente por falta de um melhor conhecimento do
empreendimento e planejamento em todos os sentidos, após alguns exemplos que
estaremos lembrando, verifique se você não vem incorrendo em algum deles ou em
outros não comentados.
Costumo
dizer que dirigir qualquer negócio é o mesmo que dirigir um veículo, você não
consegue dirigir um veículo por muito tempo sem ter que corrigir a direção além
de abastecê-lo constantemente e de tempo em tempo ter que revisá-lo, não
importando o tipo ou tamanho do veículo.
Vejamos
alguns exemplos.
01
– Prática no Trabalho
Já
ouvimos muitos comentários tipo:
Porque
deu certo para o fulano e não deu certo pra mim?
Deu
certo pra fulano, vai dar certo pra mim!
Gosto
muito de fazer comparações para que haja um melhor entendimento, e para isso
analisamos você entrando em uma loja de confecções para comprar uma peça de
roupa, mas não tem o seu número.
O
que você faz?
Vai
procurar em outra loja a peça que adequada ao seu número?
Leva
um maior e faz os acertos?
Leva
um número menos?
Se
você não tem um bom projeto, lute para ter um próprio, moldado e voltado ao seu
tipo de negócio, não tem um projeto, mas achou um pronto e interessante, faça
as correções e adaptações necessárias antes de aplicá-lo, mas jamais use os
projetos de outro e aplique em seu negócio sem corrigi-lo, pois é botar
dinheiro fora, então PLANEJAMENTO É TUDO.
02
– Hora de contratar colaboradores
Resolvidos a parte burocrática, vem a contratação
dos colaboradores, vamos economizar nos salários, não vamos aqui esbanjar
dinheiro de ninguém, mas como você quer formar uma equipe de trabalho
excelente, uma equipe de ponta, condizente com sua empresa se não valoriza os
profissionais necessários com salários acima da média, é isso que normalmente
ocorre, queremos bons profissionais com menos custos, procedimento arriscado e
fadado a derrota.
Costumo dizer que,
se você quer ter bons profissionais, temos outra comparação:
Como você atrai as borboletas e beija flores para
seu jardim?
Oferecendo um ambiente favorável para isso, plantando
flores!
Com seus colaboradores não será diferente, com um
procedimento diferenciado, você terá os melhores trabalhando para você e com
certeza estará contabilizando vitória e lucros.
Conte seus sonhos e convide seus colaboradores a
viver esse sonho, mas antes conheça o sonho de cada colaborador, pois
colaborador com sonho realizados é colaborador feliz e colaborador feliz é
sinônimo de empresa de SUCESSO.
03
– A omissão de Tributos
Os
famosos pagamentos por fora (não registrados em carteira) são os que causam
grandes armadilhas trabalhistas, no primeiro momento é bom para colaborador e
empreendedor, mas em um segundo momento uma tremenda dor de cabeça, pois
acabara pagando dobrado na justiça trabalhista.
Novamente
entra em pauta o planejamento adequado o famoso PÉ NOS CHÃO, deixe para viajar
nas férias.
04
– Reter funcionários
Você
lutou para abrir um negócio, passou por todo tramite burocrático, passou pela
contratação, seus colaboradores registrados adequadamente, tudo funcionando
certinho, uma maravilha.
Então
um belo dia um colaborador resolve sair da empresa e vem a pergunta:
Você
tem um substituto á altura, para a função?
Bons
funcionários, os pró-ativos existem poucos e se não consegue retê-los tenha um
banco de colaboradores afinado com todos os seguimentos de sua empresa.
Existem
várias formas de manter os colaboradores inteirados com todos os setores da
empresa e um deles é o rodízio de setores, tudo devidamente planejado.
Muitas
empresas ficam preocupadas com treinamentos de seus colaboradores, mas não
cobram a aplicação na prática dos treinamentos recebidos e para este
acompanhamento ninguém melhor do que o Gestor de Pessoal, mas não podemos
esquecer que ele também é um colaborador, como ele vai fazer uma boa gestão de
pessoas se seus próprios sonhos não são realizados.
Lembrem-se,
colaboradores pró-ativos existem poucos, retê-los é uma arte que cada empresa
terá que saber como fazer.
05
– Treinamento
Querendo ou não, você necessita ter uma equipe
treinada e com conhecimento nas várias áreas de seu negócio, principalmente se
seu negócio for voltado para atendimento ao cliente e que exija o contato
diário com ele.
Hoje podemos constatar a deficiência e péssima
qualidade no atendimento aos clientes, tudo em detrimento dos lucros indiscriminados.
Lembre-se que seus clientes são suas galinhas dos
ovos de outro, matando-as estará fatalmente determinando o insucesso de seu
negócio e infelizmente você não poderá estar á frente de seus negócios
atendendo seus clientes, então treine seus colaboradores da forma que você
deseja e acompanhe esse atendimento frequentemente com pesquisas e prêmios aos
seus clientes, pois eles serão na realidade os consultores de sua empresa,
informando onde e como devera mudar, ouça mais seus clientes.
06
– Cuidados em agradar seus clientes.
Costumo
contar uma história sobre um gerente de uma imobiliária que em determinada
ocasião efetuou um seminário e quando voltou resolveu intervir junto ao pessoal
de vendas e para demonstrar como os vendedores deveriam melhorar suas vendas, então
enviou champanhe e flores para a casa de um empresário conhecido, parabenizando
pela aquisição de uma casa na praia, dias depois ficaram sabendo que o
empresário separou-se da esposa motivado pelo presente, uma vez que a casa
adquirida na praia não era para a família e este empresário nunca mais comprou
ou indicou a imobiliária para seus amigos.
Portanto
cuidado com suas gentilezas para com seus clientes, pense sempre em uma forma
de agradar sem comprometer o cliente e sua própria imagem ou da empresa.
07
– A formação de estoque
Não
importa o tipo de produto que sua empresa ira trabalhar, principalmente quando
for direcionado ao público, um dos grandes prejuízos estão armazenados nos
depósitos e prateleiras, são as compras incorretas, tenha em mente que você
criou sua empresa, para atender as necessidades e seguimentos de algum público,
portanto as compras devem ser feitas de acordo com as necessidades dos clientes
e não suas, faça pesquisas constantes entre seus clientes para saber a tendência
e quantidade dos produtos que deve manter em estoque, jamais forme estoque com
seu gosto pessoal.
08
- Cálculos dos Custos
Outro
erro gravíssimo que observamos, são os calculo feitos para ter um preço
convidativo e real, pois os clientes percebem quando são lesados e não voltam
mais, a ganância de lucro fácil tem levado muitas empresas a fecharem suas
portas, ocorrências como o exemplo a seguir existem muitas.
Enquanto
aguardava para ser atendido em uma farmácia um cliente comprava um remédio e a
atendente lhe ofereceu um cartão de fidelidade, com este cartão ele teria
ótimos descontos nos medicamentos.
Segundo
a atendente, o remédio que o cliente estava adquirindo R$ 2,98 sairia da
promoção na semana seguinte, voltando para o preço normal R$ 13,57, mas com o
cartão ele iria pagar R$ 6,25.
Virei
ás costas e sai da farmácia, pois ficou evidente que os clientes estavam sendo
lesados quando as mercadorias não estavam em promoção ou até mesmo sem a
promoção.
Então
cuidados com os cálculos dos custos, seja coerente e justo, se você não gosta
de ser lesado, não lese ninguém, muito menos seus clientes, pois eles são suas
galinhas dos ovos de ouro.
09
– Exclusividade.
Cuidado
com esse tipo de atitudes, a exclusividades aparentemente é muito bom, mas você
corre o risco de no momento seguinte perder tudo, jamais deixe seus negócios ou
empresa ficarem na dependência de um só fornecedor ou cliente, pois no primeiro
contratempo você terá dificuldades e seus compromissos correndo o risco de não
serem cumpridos e abalando a imagem sua, de seu negócio e da própria empresa,
inclusive refletindo sobre seus colaboradores, portanto não fique preso a um
cliente ou a um fornecedor.
10
– Concorrentes
Normalmente
quando abrimos uma empresa além das preocupações que já mencionamos outra também
não menos importante é com relação aos nossos concorrentes, pois achamos serem
todos nossos inimigos, puro equivoco, pois são justamente eles nossas fontes de
informações, trabalhos de pesquisas com nossos concorrentes é que nos darão respostas
de onde podemos melhorar e termos um negócio promissor, sem concorrência não
crescemos e não pesquisamos, consequentemente caímos na rotina e ela nos leva
ao desastre.
11
– Publicidade
A falta de um bom planejamento inicial também
esbarra em outra armadilha muito comum nas empresas, quando chegam as
dificuldades primeiro passo é dispensar colaboradores e logo a seguir não fazer
publicidades ou até mesmo parar com qualquer publicidade para evitar gastos,
realmente um erro total, pois com publicidades estava difícil, imagine sem
publicidades, a tendência é ficar cada vez pior, pois quem não é conhecido não
é lembrado.
Portanto tenha cuidado com cortes de despesas impensados.
12
– Segurança
Um assunto também ignorado é quanto á segurança,
infelizmente dependendo do tipo de negócio a questão segurança deve ser levado
em conta, principalmente a segurança preventiva, pois ela é que ira determinar
possíveis contra tempos com consequências desastrosas.
Toda forma de segurança deve ser levado em conta,
nada mais correto do que orientar toda equipe com comportamentos preventivos em
relação a segurança.
Assim como qualquer outra área que recebe
treinamento, todos os colaboradores devem receber treinamentos básicos de
segurança preventiva.
Existem
muitas outras ARMADILHAS que poderão ser evitadas se você fizer um bom
planejamento antes e durante as atividades da empresa, pois é pessoal, relembrando
o que falamos no inicio, tenham cuidado com as armadilhas e participem o espaço
é seu.
Um
abraço insubstituível
Luiz Fernandes
Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC
E-mail: ljftraining@gmail.com
“A mudança é a lei da vida, e aqueles que apenas olharem
para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.”
John Kennedy
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