terça-feira, 13 de março de 2012

03 - Qualidades e Defeitos





QUALIDADES E DEFEITOS

      Conta uma lenda indígena que em uma época distante, bem no inicio da vida, a aldeia vivia em desarmonia e muitos desentendimentos entre os índios, então certo dia o deus do conhecimento visitou a aldeia para mostrar á eles como deveriam viver e serem mais amistosos uns com os outros e para isso deveriam conhecer-se melhor e aprenderem a conviver em grupo e assim viverem em harmonia entre si e levarem uma vida melhor.

      Ao partir, o deus do conhecimento deixou em uma das tendas grande poção de QUALIDADES e grande poção de DEFEITOS, cada um deveria usá-las com sabedoria para entenderem a si mesmo e aos outros, e então seriam felizes.

      Como os índios viviam em constantes mudanças colocaram as QUALIDADES em várias bolsas e os DEFEITOS em outras. Ao partir cada índio passou na tenda do chefe para pegar sua bolsa da qual não deveriam jamais se afastarem, porém observaram que o chefe já tinha suas duas bolsas, uma com as QUALIDADES a sua frente e outra com os DEFEITOS a suas costas,e por ser o chefe, todos os índios entenderam que deveriam segui-lo e assim o fizeram, todos colocaram a bolsa com as QUALIDADES a sua frente e bolsa com os DEFEITOS nas costas, prontos, partiram para a viagem.

      Chegando ao lugar determinado, acamparam por um período, porém a desarmonia continuou entre eles, e assim passaram-se várias luas sem qualquer mudança até que o Page da tribo em uma de suas danças recebeu uma mensagem do deus do conhecimento pedindo para que olhasse a forma como carregavam as poções das QUALIDADES e os DEFEITOS, pois carregavam uma bolsa com as QUALIDADES a sua frente, sabiam tudo sobre elas e eram soberbos, orgulhosos e prepotentes, mas não sabiam sobre seus DEFEITOS, pois carregavam a bolsa com DEFEITOS a suas costas e assim para qualquer lado que fossem sempre estariam vendo as costas dos outros, consequentemente os DEFEITOS dos outros e nunca viam as QUALIDADES dos outros e muito menos seus próprios defeitos.
      Então o deus do conhecimento orientou o Page para que instruísse os índios para usarem as duas poções na mesma bolsa e na sua frente, onde conseguiriam ver suas QUALIDADES e DEFEITOS e também as QUALIDADES e DEFEITOS dos outros, então o Page marcou uma reunião para transmitir a mensagem aos índios da tribo.

    Infelizmente o Page veio a falecer antes de transmitir sua mensagem e a mesma acabou sendo transmitida por seu filho que era um índio comum da tribo, sua mensagem foi ouvida por poucos da tribo, pois ele não era o Page e não tinha conhecimento para isso segundo os demais índios, assim os poucos que ouviram a mensagem e resolveram obedecer acabaram encontrando o caminho certo e passaram a viver em harmonia com seu grupo e fazer novas amizades com grupos de outras tribos.

    Como a mensagem verdadeira foi transmitida por alguém sem conhecimento na tribo, até os dias de hoje existe essa desarmonia entre os homens, fala muito de suas QUALIDADES e omite seus DEFEITOS.

Hoje em dia em pleno século XXI continuamos vendo bons profissionais sendo marginalizados por não terem uma graduação ou não serem tão jovens, esquecendo-se do quanto de conhecimento pode ser utilizado e da vivencia que esses profissionais possuem, o pior de tudo é que a maioria desses profissionais são entrevistados por profissionais graduados em faculdades nas mais variadas áreas, porém continuam carregando suas bolsas de QUALIDADES a sua frente e a bolsa com os DEFEITOS a suas costas.

Como você carrega a poção de QUALIDADE e DEFEITOS?

Na sua empresa tem alguém carregando a poção de forma errada?

É isso, nada melhor do que pequenas histórias para exemplificar e nos mostrar como devemos conduzir nossas vidas para vivermos melhor, tanto particular quanto profissional.

Um abraço Insubstituível




Luiz Fernandes

Fones: 47 3345-2413 / 47 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC

PACIÊNCIA É UMA GRANDE VIRTUDE, frase muito usada para mascarar a FALTA DE ATITUDE, não se constrói nada com PACIÊNCIA e sim com ATITUDES.



Nenhum comentário:

Postar um comentário