quinta-feira, 11 de agosto de 2011

01 - QUEM PAGA NOSSOS SALÁRIOS ?

SÃO OS CLIENTES QUE PAGAM NOSSOS SALÁRIOS ?

Estou participando de um site muito interessante, onde existem vários assuntos e estes divididos em grupos, particularmente faço parte do grupo QUALIDADE NO ATENDIMENTO e não poderia ser diferente.

Durante o assunto que estamos debatendo no momento surgiu uma frase dita por um cliente “ eu pago o seu salário “ portanto “ exijo bom atendimento “ e isso acabou gerando um outro debate que mostra a realidade de nosso dia a dia e pessoas que mesmo liderando não estão convictos da posição que ocupam e isso acaba sendo transmitido aos colaboradores, fragilizando toda equipe.

Todos participantes deste grupo são de alguma forma responsável por liderar equipes em suas empresas, confiram alguns trechos do assunto.....

Participante 1
Não gosto dessa visão capitalista: "eu pago o seu salário" e portanto você tem obrigação de oferecer um ótimo atendimento, como resposta o funcionário diria: "então, vou prestar um ótimo atendimento e quero um aumento". Com salários tão baixos não dá se quer para citar essa palavra. 
                                                                                               
Participante Luiz João Fernandes
Quem paga nossos salários são sim os clientes, sem os quais estamos desempregados, entendo também que muitas situações ocorrem pois também falta comprometimento do colaborador, pois acha que pelo salário que ganha não dá para fazer mais, mas também não toma uma atitude em melhorar sua qualidade de atendimento adquirindo mais conhecimento e conformando-se com o salário que recebe, o empregador por sua vez, visa mais os lucros, conseqüentemente cai a qualidade dos serviços prestados.

Participante 2
Você pode achar que é "uma visão capitalista" e de fato é, mas não tenha duvida cada vez que alguém pergunta quem paga seu salário a única resposta é O CLIENTE sem ele tenha certeza que você não recebe, e se isso é ou não uma razão para dar um atendimento correto (além de muitas outras) pode ser que seja o que determine a continuidade da empresa no mercado.

Participante 3
Quero dizer que essa historinha de que o cliente paga o nosso salário não convence ninguém a dar um bom atendimento, as razões são muitas por isso não vou cita-las. O meu atendimento não está focado no meu salário se estivesse coitado dos clientes. Concordo com Luiz João Fernandes quando diz que não adianta só reclamar as atitudes falam muito mais, tanto pelo empregador e empregado, mas principalmente pelo cliente.

Participante Luiz João Fernandes
O cliente paga nosso salário sim e temos que dar bom atendimento, é o básico, o minimo esperado, pois QUALIDADE NO ATENDIMENTO, vai muito além do básico ou minimo (10), independente do empregador, o empregado sendo um profissional competente, que se qualifica e procura cada vez mais dar qualidade no atendimento com certeza será mais procurado por clientes conseqüentemente melhorando seu salário, e digo mais, o profissional competente e seguro de sua capacidade e qualidades, quando observa que não esta sendo remunerado de acordo com sua competência e desempenho, não baixa sua qualidade, simplesmente pede pra sair ou outra empresa vem e contráta-o, digo isso por experiência própria.

Participante 4
Amigo Luiz João Fernandes, também concordo com a necessidade de agir perante as situações que nos prejudicam, de fato é o melhor caminho, mas 90% do ser humano reclama muito, agora é que vem tomando iniciativas em defesa de seus direitos, ou seja     “ estou pagando, quero qualidade “.

Participante 5
Nós temos a consciência que nossos serviços deixam a desejar, e o mais interessante disso tudo é que temos a simpatia, somos predominantemente hospitaleiros....por isso ainda insisto: temos apenas, "apenas", que treinar essa gente.. estou convicto que assim teremos definitivamente um grande destino...fazemos de tudo pra "agradar" o cliente e ainda foi criado um código de defesa do consumidor pra bancar o dia-a-dia de advogados inescrupulosos... esse é meu País....

Participante Luiz João Fernandes
Independente de quem quer que seja ou do que sentimos, não basta ser simpáticos e termos um belo sorriso, QUALIDADE NO ATENDIMENTO vai mais além, faço uma pergunta, será que os colaboradores ao serem admitidos recebem orientação ou treinamento de como atender bem um cliente ou simplesmente mostram-lhe o serviço e os jogam aos leões, visando somente lucros e não QUALIDADE NO ATENDIMENTO, isso é o que acontece com a maioria aqui mesmo perto de nós em nossa própria comunidade, e me arrisco a dizer que o exemplo esta em nosso própio grupo de debate, entendo que a questão é ampla e entre os assuntos a serem abordados devem estar:
·        A maioria dos empregadores entende que somente o seu colaborador necessita de treinamento, ele como propietário já tem conhecimento suficiente.
·        Segundo ponto, o empregador possibilita ao colaborador fazer vários cursos de aperfeiçoamento, mas não cobra os resultados e nem saberia pois ele próprio não fez o curso.
·        O colaborador acha que um curso ou uma palestra que participa é o mesmo que tomar uma poção mágica e sair voando sem asas, porém não aplica o que conheceu ou uma semana depois já esqueceu tudo, mas não esqueceu de dizer que o curso que fez o qualifica a ter um aumento de salário e sabemos que não é bem assim.
·        Assim como existe politica para tudo, falta para a maioria das empresas e sabemos que não existe, é uma política de QUALIDADE NO ATENDIMENTO definida e aplicada e por ai vai.

Independente de empregador e empregado ser ruim ou não, quando o empregado passa pelo periodo de teste e aceita continuar na empresa, ambos assumem compromissos entre si conhecendo os direitos e deveres e ali entende-se estar implicito atender bem, portanto 10 é o minimo exigido, caso contrário estarão sendo desonestos entre si e com eles mesmos, tornando-se um péssimo exemplo de profissional, esquecendo-se na realidade do principal, a galinha dos ovos de ouro, “ O CLIENTE “

É isso ai pessoal,

 “ QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER “

Sucesso a todos.....

Luiz J. Fernandes 
Fones: +55 47 3345-2413 / +55 47 8401-3411
88385-000   -    PENHA - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário