domingo, 24 de abril de 2011

03 - QUALIDADE NO ATENDIMENTO

QUALIDADE NO ATENDIMENTO

Novamente voltado até vocês para continuar comentando sobre este assunto tão importante nos dias de hoje que é: QUALIDADE NO ATENDIMENTO.

Não são todos, mas a maioria dos empresários e pessoas que trabalham no comércio de uma forma geral e que constantemente  lidam com o público, ainda não se deram conta sobre a valorização da qualidade no atendimento e o retorno que esta ferramenta proporciona.

A cada dia que passa, mais e mais cursos, reportagens, revistas, livros, etc.., são divulgados no mercado e nada disso ou bem pouco vem sendo utilizado..., e não precisamos procurar muito, basta você sair com o intuito de fazer uma pesquisa e poderá observar que a maioria não esta preparada ou preocupada com um bom atendimento ao cliente, visite outros estabelecimentos ou em seu próprio local de trabalho, e observe como seu cliente esta sendo tratado,  atitudes que você como cliente não aceitaria.

Então precisamos rever nossa postura em relação ao nosso atendimento, se a empresa não investe em treinamentos na gestão dos serviços oferecidos, você pessoalmente deve fazê-lo, pois somente assim estará preparado para almejar melhores salários, mas lembre-se de uma coisa, sorte não existe, o que existe é trabalho duro, dedicação, foco nos objetivos, responsabilidade, respeito, conhecimento, determinação e acima de tudo, comprometimento com as pessoas. 

Dia destes, estava lendo uma entrevista do consultor da Disney World, Jim Cunningham  e vejam vocês que mesmo sendo poderosa, também a Disney, tem a preocupação com a QUALIDADE NO ATENDIMENTO E SATISFAÇÃO DO CLIENTE, das perguntas efetuadas destacamos estas:
Qual a importância dos serviços para o varejo hoje?
Qualidade de atendimento e serviço é vital para os negócios hoje em dia, sobretudo para o varejo, para ser bem sucedido, não basta oferecer bom produto, tenha em mente que os clientes vão avaliar a qualidade do serviço ou atendimento e essa impressão é fundamental para seu retorno.
Qual o papel do treinamento na gestão de serviços?
Quando uma empresa, não importa o seu tamanho, decide que vai se concentrar em determinada atividade, significa que deve ocorrer mudanças e essa mudança geram responsabilidades, conhecimentos e preparação adequada e essa mudança é responsabilidade da liderança e isso deve ser comunicado a todos  para que possam atingir seus objetivos.
Que lições a Disney pode ensinar ao varejo brasileiro?
Tenha certeza de ter as pessoas certas nos lugares certos, é importante que os colaboradores realmente queiram trabalhar na empresa, e não estejam ali apenas por que precisam de um trabalho, o sucesso da empresa é tarefa de todos, e não de um departamento ou de alguns abnegados.
Será que posso melhorar a qualidade do que estou fazendo?

Envie sugestões e assuntos que você gostaria que fossem abordados. 

segunda-feira, 11 de abril de 2011

02 - MERITOCRACIA




MERITOCRACIA

Esta semana estive visitando empresários oferecendo os cursos e alguns deles comentaram que não iriam gastar com cursos para seus funcionários, pois é dinheiro jogado fora, segundo eles, ficam pagando cursos para os funcionários e depois eles saem e vão trabalhar em outras empresas e eles ficam no prejuízo!
Então perguntei qual o motivo da saída dos funcionários e porque  eles não conseguiam manter os funcionários treinados em suas empresas, a resposta foi quase que unanime: “Eles fazem o curso e depois acham que sabem tudo e querem aumento de salário, como não recebem aumento eles pedem a conta.”
 Resolvi fazer uma pesquisa com empresários e colaboradores e o resultado não foi diferente do esperado, lembrei de uma palestra que assisti a tempos atrás, onde o palestrante falava destes valores e dizia que uma empresa não demite funcionários, são eles que se demitem de duas formas e por incrível que pareça ainda é assim.

A Primeira – entre alguns fatores causadores das autodemissões, o que mais ouvimos foi o baixo salário recebido em relação ao conhecimento e desempenho na empresa, falta de política de cargos e salários, motivação, planos de saúde, etc...
A Segunda - é quando o próprio funcionário com seu péssimo desempenho em relação ao seu trabalho, de um modo geral, acaba provocando sua própria demissão, e olha que tem muitos que não querem perder seus serviços mas estão pedindo para serem demitidos.
Analisando
Você compra um veículo e exige todos os opcionais para ter mais tranquilidade e conforto quando usá-lo, então você abastece constantemente, troca o óleo, filtros, velas, faz as revisões, manda lavar, polir etc... e tudo isso porque?
Para conservar, valorizar e ter segurança quando necessitar usá-lo.

Com sua empresa e colaboradores não é diferente, a sua empresa é o veículo e seus colaboradores o motor.
Para seu investimento ter sucesso você investe no aperfeiçoamento de seus colaboradores, mas esquece de continuar motivando-os de tal forma que eles gostem da empresa e do que fazem, então a pergunta: como fazer isso?

Existem muitas fórmulas, cada empresa deve analisar suas necessidades, mas uma vem crescendo entres as grandes empresas, e se é bom para elas melhor ainda para as médias e pequenas empresas, motivar colaboradores evita a evasão e melhora a qualidade do serviço de sua empresa, o sucesso é garantido.

E como fazer isso? O caminho é a MERITOCRACIA, que nada mais é do que reconhecer os colaboradores por seus méritos e beneficiá-los a partir de suas ações: essa é a proposta da chamada meritocracia nas empresas, pense nesse assunto pesquise mais a fundo e quem sabe é a motivação que seus colaboradores necessitam.

Abraços e sucesso. 





Luiz Fernandes

Fones: 47 3345-2413 / 47 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC

PACIÊNCIA É UMA GRANDE VIRTUDE, frase muito usado para mascarar a FALTA DE ATITUDE, não se constrói nada com PACIÊNCIA e sim com ATITUDES.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

01 - ESTIMULAR E RETER OS TALENTOS

ESTIMULAR E RETER TALENTOS

Reter talentos não é fácil, pois os talentosos necessitam de condições de trabalho diferenciadas, na realidade são eles que realmente tocam os negócios.
Conheço alguns talentos e todos que conheço não são diferentes em uma atitude,  “NÃO RECLAMAM DE NADA, SIMPLESMENTE DESEMPENHAM SUAS TAREFAS COM QUALIDADE E RESPONSABILIDADE “.

São conhecedores de seus talentos e não tem medo de perderem seus empregos, na realidade eles não perdem seus empregos, eles o deixam, pois as portas sempre estão abertas para eles, sabem até onde podem permanecer em um emprego e quando saírem partindo para outro desafio.

Eles são tão confiantes que ao pedirem demissão não voltam atrás em suas decisões, mesmo com o aceno de um novo cargo ou até mesmo aumento de salário, na realidade entendem que seus serviços qualificados e diferenciados não foi vistos com mais carinho pelo empregador.

Infelizmente ainda observamos nos dias atuais muitos pessoas sem conhecimento, ocupando cargos de lideres devido ao grau de amizade ou parentesco, enquanto os verdadeiros lideres os PRÓ ATIVOS TALENTOSOS são colocados a margem.

Essas atitudes para os TALENTOSOS são desestimulante, mas ele não desiste, ele continua firme até o dia que resolve dar um basta, mas o pior de tudo isso são os funcionários que chamo PARASITAS vivem a sobra dos TALENTOS e não são capazes de aprender, simplesmente sugam, e pior, são os que não fazem um curso para se qualificar e criticam os que fazem e até a própria empresa que patrocina estes eventos.

TALENTO nas empresas é fundamental nos dias de hoje, pois o mercado a cada dia que passa, vem descobrindo novas formulas para atrair seus clientes e acabam esquecendo-se de que faltando o TALENTOSO em sua empresa ela será mais uma no mercado.

Muitos pensam que para reter talentos são necessários altos salários e altos postos, isso ajuda, mas na maioria das vezes o problema é mais simples, pois ele precisa de espaço para usar seu talento, precisa de ambiente de trabalho sadio, precisa de autonomia, ele não se sente bem estando engessado, e porque não dizer, um elogio na hora certa para ele é mais estimulante do qualquer outro beneficio.

Pensem :
 Você empresário, tem ou cria as condições necessárias para que os TALENTOS se desenvolvam?

Você empregado, tem procurado se aperfeiçoar em tudo o que faz ou vai continuar sendo mais um PARASITA.

É hora de tomar uma atitude, pois o tempo não para.