terça-feira, 17 de janeiro de 2012

01 - Comportamento

COMPORTAMENTO


Nada é mais gratificante para qualquer pessoa ser bem tratada e receber atenções seja onde for, e justamente sobre esse assunto que iniciaremos nosso comentário de hoje, vamos ver um episódio sobre comportamentos.
Volta e meia gosto de andar de ônibus na cidade para ouvir os mais variados tipos de comentários, melhor do que a rádio ou TV local, aqueles que andam de ônibus sabem o que estou falando, pois bem, estava em um desses ônibus e em determinado momento sentei em um dos bancos e duas jovens sentadas a minha frente conversavam mais ou menos assim:

Ma, tu viu aquele velho chato que eu tava atendendo?
Caráca, se vi, mó vacilão né?
Só, fazia tanta pergunta sobre a Tv, queria entender tudo antes de comprar, que nóia.
E tu o que fez?
Falei alguma coisa que eu sabia e disse pra ele que ele tinha que ler o manoel.
Manoel?
É minha, Oôôô, o manual né, aquele livro grosso que vem junto com a TV, brinquei com ele, imagina se eu vou perder tempo lendo isso se não posso comprar uma Tv dessas.
E daí, vendesse a Tv?
Claro né, quando vi que ele tava indeciso, joguei um charminho pra cima dele, uns sorrisos, o velho ficou bobo e levou, kakakakakakaka.
E tu meu, tava atendendo um deus grego né? Que coisa mais linda.
Tu viu, um gato, até me convidou pra jantar.
Não brinca, aceitasse?
Claro não, vou deixar pra ti, amanhã te falo do jantar, vou descer, xauuuuu...

Uma senhora sentada ao meu lado olhou pra mim, franziu a testa fez um sinal negativo com a cabeça e logo também saiu do ônibus.
Como as duas jovens estavam de uniformes pude identificar onde elas trabalhavam e no dia seguinte fui conversar com o gerente da loja para oferecer meus serviços de consultoria em QUALIDADE NO ATENDIMENTO.

Uma funcionária me atendeu, perguntou o assunto e saiu, logo voltou com o gerente que me cumprimentou e foi dizendo: Olha esse negócio de curso não da resultado e depois quando precisa vem alguém da matriz, e depois é assim, besteira gastar dinheiro com esse pessoal, pois estão toda hora saindo e vou acabar ficando no prejuízo treinando eles para as outras lojas, mas podes falar com eles, se eles quiserem pagar o problema é deles, até já cortei um pouco das propagandas que eu tinha, nunca vi um cliente chegar na loja e dizer que veio aqui por causa da propaganda, mas fique a vontade, converse com eles, eu vou ter que sair, sequer tive tempo para argumentar.

Fiquei conversando com alguns funcionários e fiz algumas perguntas como:

a)    Vocês tem algum treinamento referente a vendas ou atendimento ao cliente?
R: Não, eu já estou aqui oito meses e não recebi nenhum treinamento.

b)    Vocês testam os aparelhos elétricos antes de entregar aos clientes?
R: Não,se tiver problemas ele leva na assistência.

c)    Vocês sabem que tem um prazo em que o cliente pode devolver a mercadoria?
R: Eu não sabia disso.

d)    Você gostaria de fazer um curso para melhorar seu atendimento?
R: Se a empresa pagar faço e no horário de trabalho, tenho outros compromissos depois da hora do serviço.

e)    Você estaria disposto a fazer um investimento em você mesmo para melhorar seus conhecimentos para atender melhor o cliente e melhorar seu salário?
R: Como diz o nosso chefe, isso é bobagem, pois o cliente quando quer, vem e compra de qualquer jeito, o que interessa é o preço, precisava ver o movimento da loja no Natal, faltou mercadoria.

f)     O salário que a empresa paga é convidativo, vocês tem plano de saúde ou algo parecido?
R: Salário bom? Eu to aqui enquanto não arrumo um trampo melhor, o tempo da escravidão já acabou meu.

Bom, depois de ouvir essas e outras repostas sai da loja e fiquei pensando, realmente o que ouvi no ônibus e aqui na loja é reflexo do gerente que eles tem, mesmo assim os funcionários tem uma parcela de culpa, pois não são profissionais, não procuram se especializar na profissão,como pode uma loja desse porte trabalhar assim e sobreviver ( a loja pertence a um grupo com mais de 30 lojas, nessa loja que visitei trabalham 16 funcionários ), hoje em dia o assunto em pauta é QUALIDADE NO ATENDIMENTO E SERVIÇOS, mas segundo o funcionário e o próprio gerente, o cliente não liga pra isso conforme a última resposta que recebi.
Antes de ir embora não pude evitar e passei próximo a jovem que estava no onibus e perguntei: Como foi o jantar com o seu deus grego, e sem esperar resposta ou pergunta sai da loja.

Sempre em nossas vidas, tanto profissional ou particular, estamos dos dois lados de um balcão imaginário, uma hora como vendedor, outra hora como comprador e novamente vem o questionamento:

1)      Quando vendedor, não dou qualidade no atendimento, pois também não cobro quando sou comprador, o que interessa é preço.
2)     
3)    Ou quando vendedor, faço questão de ser o melhor, pois quando comprador quero ser muito bem atendido.

Fica ai o tema para ser debatido entre os amigos, verifiquem nesse rápido comentário quantos erro foram cometidos, participem do blog enviando suas histórias.

Um abraço insubstituível


Luiz Fernandes
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