terça-feira, 10 de dezembro de 2013

01 - PRAZER, MEU NOME É OTÁRIO


 
 
MUITO PRAZER, MEU NOME É OTÁRIO.

Dias desse me criticaram por ser muito critico, um tanto redundante, mas tudo o que comento, vem acompanhado de criticas e muitos deles com algumas sugestões.
Que eu deveria ser mais PACIENTE e AMÁVEL, não dar tanta importância para as ocorrências a meu redor, pois isso acabaria inclusive prejudicando minha saúde.

Sempre analisei as criticas que recebi e sempre procuro usar de empatia para entendê-las, porém nada impede que me pronuncie favorável ou não, mas sempre usando a imparcialidade.

PACIENCIA: Devo ser paciente, porém devo também cuidar para não me valer da PACIENCIA e esconder minha fraqueza em cobrar atitudes de quem quer que seja, minha omissão usando a paciência como argumento não condiz com os padrões de um ser humano e muito menos de um verdadeiro cidadão.
AMÁVEL:   Amabilidade não significa apenas um sorriso como muitos pensam, amabilidade afabilidade, atenção, cortesia, delicadeza, educação, gentileza, graciosidade, obséquio você mostra com palavras e atitudes

A maior herança que recebi de minha mãe, foi ter amor, respeito e caráter, coisas que poucos tem, outros finge ter, mas a maioria não sebe o que é isso.
Sempre fui uma pessoa paciente e sempre valorizei as pessoas e quando tive oportunidade me dispunha a ajudá-las, pois entendo que todos aqueles que recebem a graça de Deus seja com qualquer dom, deve usá-los sem custos para melhorar a vida do próximo, pois assim agindo estará melhorando a sua própria vida e o meio em que vive.

Já criei algumas associações de funcionários nas empresas por onde passei e consegui muitos benefícios para os funcionários e que foram de grande ajuda tanto para os funcionários quanto para os empregadores, mas cansei.
Preocupado com o bem estar do próximo, criei associação de bairro e consegui muitas melhorias para a comunidade envolvida, sendo que para obter alguns êxitos, tive eu me defrontar com grandes empresas, inclusive com órgãos públicos em defesa da comunidade e graças a Deus obtivemos sucesso em todos os confrontos, mas cansei.

Participei na criação do conselho da cidade e de sua homologação e sempre primei para que o conselho tivesse uma decisão coerente em prol da cidade e do bem comum, embora que para isso tivesse que constantemente enfrentar forças politicas, mas cansei.
Já participei do conselho de Turismo da cidade visando o crescimento e desenvolvimento ordenado da cidade e sugestões para desenvolver o lado empresarial na área de turismo e consequentemente a geração de empregos, mas cansei.

Já tive programa de rádio cujo intuito era defender os interesses dos contribuintes perante os descasos dos três poderes locais em relação aos abusos de poder e desmandos políticos, como resultado destes atos, sofri várias ameaças e perseguições, tentei continuar, mas cansei.
Vendo assim tem-se a impressão que já fiz muito pelo meu semelhante, mas acho que não, poderia ter me esforçado mais e quebrado mais a cara, mas cansei.

Nunca pedi nada em troca, sempre fiz o que fiz com muito prazer e a força vinha ao ver as pessoas contentes com as decisões e atitude que tomávamos, nunca recebi um obrigado, mas não precisava, pois a força que eu necessitava brotava dentro de mim e isso já me bastava, mas cansei.
Moro em um terreno de esquina e resolvi fazer calçada para valorizar meu imóvel, então uma empresa da região resolve passar com seus caminhões pesados pela rua da frente e lateral para facilitar o trabalho deles, porém apesar de fazer contato com o gerente da empresa e com os motoristas dos caminhões solicitando atenção ao fazerem a curva, pois volta e meia a calçada era quebrada e tinha que me incomodar com  os reparos  da mesma, além de arcar com os custos, cada estrago era um incomodo sem resultado, queria respeito com meus imóvel, mas cansei.

Resolvi pintar o muro para melhorar o visual de meu imóvel, as crianças dos vizinhos vem brincar de suas bicicleta e skait na calçada e acabam sujando o muro com os pneus das bicicletas e com as mãos sujas e quando reclamo eles fazem de propósito riscando o muro ainda mais, vou falar com seus pais e os mesmos dizem que são crianças e que eu devo entender e ainda tem a petulância de perguntarem se eu não tive infância, quero apenas respeito com meu espaço, mas cansei.
Quantas vezes já olhei para traz e me perguntei:

Como pude ser tão idiota?
Dizem que o tempo apaga tudo, mas isso é mentira, a gente apenas esquece.

Não podemos mudar nosso caráter e mesmo que tenhamos sofrido por incompreensão ou ignorância do próximo, (pois isso é próprio do ser humano) sempre voltamos a fazer algo que possa ajudar ao próximo sem a preocupação de receber sequer um obrigado e uma prova disso é minha volta a escrever em meu blog após seis meses afastado.

Desculpem o desabafo, mas estou de volta.

Um abraço insubstituível a todos.

Luiz Fernandes

Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC
E-mail: luiz.joille@gmail.com
Blog: www.ljftraining.blogspot.com
https: //www.facebook.com/contatoLuiz

 

 

 

domingo, 10 de novembro de 2013

01 - HIPOCRISIAS NAS REDES SOCIAIS


 
 
HIPOCRISIA NAS REDES SOCIAIS

 A hipocrisia do ser humano não tem limites, uma confirmação disso é a reportagem que li na revista veja que fala das redes sociais e cita um exemplo:

"O facebook é uma fonte permanente de frustração e angústia, a infelicidade virtual nasce muitas vezes, de uma percepção exagerada da felicidade alheia e da própria infelicidade."

Resumindo: a maioria dos usuários, tendem a curtir e compartilhar nas redes apenas o melhor de suas vidas, dando a entender que é muito feliz, tem uma bela família, tem muita sorte, ama a todos, ama os animais, expões fotos de filhos e netos menores e são muito tementes a Deus, quando na verdade acabam compartilhando informações indevidas como:

1º Não tem o cuidado de investigar a veracidade das noticias que compartilham.

2º Compartilham imagens solicitando a participação de todos para render dividendos para uma situação infeliz, quando na verdade as redes sociais não distribuem com valores nenhum.

3º Convidam amigos para trocarem a cor do site quando na verdade estão ajudando a disseminarem vírus.

4º Não bastasse o número de crianças desaparecidas, expõem suas crianças com informações que podem ajudar os pedófilos e outros tipos de abusos.

5º Alguns fanáticos em religião, futebol e política tentando empurrar goela abaixo seus fanatismos doentios e arrogantes para os participantes do grupo.

6º Fazem apologia na defesa de animais, mas comem a carne de outros.

7º Postam situações que não lhes dizem respeito causando o maior constrangimento aos envolvidos nos comentários.

8º Postam assuntos profissionais sem se importarem com as consequências, demonstrando verdadeira falta de critério e caráter.

São tantas outras incoerências que nos levam a crer que na verdade o que existe é uma exposição exagerada, onde o que vale é impressionar quem está lendo e vendo as imagens, porém na vida real tiram suas mascaras, e nos mostram quem realmente são, digo isso pelo que posso constatar com alguns que fazem parte da minha relação de amizades e convivo quase que diariamente com essas pessoas e suas atitudes nem chegam perto do que postam nas redes, realmente é triste o que podemos constatar.

Tenho pena daqueles que precisam se expor exageradamente para dizer que tem vida social ativa, felizmente ou infelizmente cada um dá o que tem.

Mas se é assim por que não usarmos as redes sociais para fazermos realmente algo de mais útil em prol de nos mesmos e do próximo.

Tempos atrás poucos tinham a oportunidade de se expressar para um grande grupo de pessoas, elas eram aquelas que trabalhavam em jornais, depois veio rádio e logo depois as TVs.

Hoje qualquer ser mortal tem ao seu alcance a internet, uma ferramenta importantíssima, diria até mais importante que jornal, rádio e televisão, no entanto a desperdiçamos com futilidades e banalidades improdutivas.

Observações efetuadas pela Dra. Vanessa Bentes Moreira – Psicóloga:

Rede social não é lugar para desnudar a alma, publique ideias, mas guarde o coração para quem esta perto o suficiente para olhar em seus olhos.

Quem joga sua alma no ventilador da internet corre o risco de nunca mais juntar os pedaços, preserve-se.

Intimidade não é para amigos das “Redes Sociais”.

É PARA AMIGOS DE FACE A FACE.

Desculpem, mas ninguém gosta de ouvir a verdade, mas essa é uma verdade que todos sabem, porém não praticam.

Então me lembrei da parábola da verdade que é mais ou menos assim...

Um dia, a VERDADE sem roupas e sem adornos, saiu visitando os homens, tão nua como seu nome, e todos que a viam viravam-lhe as costas de vergonha ou de medo e ninguém lhe dava as boas vindas.

Assim a VERDADE percorreu os confins da terra, porém sempre sendo rejeitada e desprezada.

Uma tarde, muito desconsolada e triste a VERDADE encontrou a PARÁBOLA que passeava alegremente em um traje belo e colorido.

VERDADE, por que estás tão abatida?

Perguntou a PARÁBOLA.

Porque devo ser muito feia já que os homens me evitam tanto!

Respondeu a VERDADE.

Que disparate!

Riu a PARÁBOLA, não é por isso que os homens te evitam.

Toma, veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece.

Então a VERDADE pôs algumas das lindas vestes da PARÁBOLA e então percebeu que por onde ela passava era muito bem recebida.

Então a VERDADE questionou a PARÁBOLA, como pode isso?

A PARÁBOLA respondeu:

OS HOMENS NÃO GOSTAM DE ENCARAR A VERDADE NUA; ELES A PREFEREM DISFAÇADA.

(Conto Judaico)

Participem de nosso blog www.ljftraining.blogspot.com enviando artigos ou seus comentários para nosso e-mail.

Um abraço insubstituível a todos

 

Luiz Fernandes

Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC
E-mail: luiz.joille@gmail.com
Blog:  www.ljftraining.blogspot.com

 

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

01 - MAIS SACANAGEM


 
 
MAIS SACANAGEM

 
 O BRASIL É O SEGUNDO MERCADO MUNDIAL DE TELEFONIA FIXA E CELULAR. ISTO FAZ CRESCER O OLHO DE OPERADORAS ESTRANGEIRAS QUE QUEREM EXPLORAR ESTE FILÃO A QUALQUER CUSTO, SEM SE PREOCUPAR COM OS PADRÕES DE ÉTICA E HONESTIDADE. NA VERDADE, NENHUMA DELAS É FLOR QUE SE CHEIRE, MAS UMAS SÃO MAIS DANOSAS QUE AS OUTRAS. TEM OPERADORA, QUE SE VOCE COMPRA UM CARTÃO PRÉ-PAGO E PAGA POR EXEMPLO 25 REAIS, SE NÃO USAR O SEU CELULAR, JÁ NA PRIMEIRA SEMANA AO CONFERIR SEU SALDO, VOCE TEM APENAS EM TORNO DE 18 REAIS DE CRÉDITO COM SE TIVESSE TELEFONADO PARA ALGUÉM, OU SEJA, LHE ROUBAM CRÉDITOS.

 ALGUEM CONHECE ALGUMA EMPRESA QUE LHE TELEFONA TENTANDO LHE CONVENCER A GASTAR MENOS, OFERECENDO MAIS SERVIÇOS?

A OI FAZ ISTO, E DAS TRÊS VEZES EM QUE TROQUEI DE PLANO COM ESSA CONVERSA, A CONTA VEIO MAIS ALTA. ALÉM DE ME ENGANAREM AO COBRAR NOVO CHIP QUANDO A BR-TELECON PASSOU PARA A OI.

 RECENTEMENTE COM AS TROCAS DE PLANOS, INTERNET E TV POR ASSINATURA, FIZERAM TANTA CONFUSÃO E SENTINDO-ME PREJUDICADO  TENTEI CANCELAR TODOS OS PLANOS, FIXO, CELULAR, INTERNET E TV.

 ALGUÉM JÁ TENTOU CANCELAR A CONTA POR TELEFONE?

 É UM CALVÁRIO QUE NÃO LEVA A NADA. FIQUEI DAS 15,30 ATÉ AS 18 HORAS, ATÉ PERCEBER QUE É IMPOSSÍVEL CANCELAR POR TELEFONE, POIS ELES USAM SUBTERFÚGIOS PARA VOCE NÃO CONSEGUIR CANCELAR. QUANDO SE CONSEGUE CHEGAR AO ATENDENTE RESPONSÁVEL PELO CANCELAMENTO, OU O TELEFONE DESLIGA, OU ELES DIZEM QUE O TELEFONE NÃO É ESTE. E ASSIM, LIGAVA PARA O 5001, E ELES DIZIAM QUE DEVERIA LIGAR PARA O 5013. QUANDO LIGAVA PARA ESTE ÚLTIMO, DIZIAM QUE O TELEFONE CERTO SERIA O 5001. VOLTAVA PARA ESTE, E ME DIZIAM QUE TINHA QUE SER O 5013, E ASSIM SUCESSIVAMENTE, ONDE VOCE É TRATADO COMO PALHAÇO, FAZENDO INÚMERAS LIGAÇÕES SEM CONSEGUIR O CANCELAMENTO.

DIANTE DE TANTA PALHAÇADA ACABEI DISCUTINDO COM AS ATENDENTES E PROPOSITALMENTE PASSEI A OFENDER A EMPRESA A PRÓPRIA ATENDENTE E SOLICITANTO A CÓPIA DA GRAVAÇÃO QUE ELES SEMPRE DIZEM QUE É FEITA EM CADA CONVERSAÇÃO.

FUI INFORMADO QUE NO PRAZO DE UMASEMANA ESTARIA RECEBENDO AS GRAVAÇÕES DAS LIGAÇÕES FEITAS SEGUNDO OS NUMEROS DE PROTOCOLOS EFETUADOS.

 POIS BEM, TRÊS MESES SE PASSARAM E ESTA SEMANA RECEBI UM COMUNICADO DA AGENCIA DOS CORREIOS PARA DIRIGIRME ATÉ A CENTRAL PARA RETIRAR UMA CORRESPONDENCIA REGISTRADA.

NOVAMENTE A COMPROVAÇÃO DA FORMA DESRESPEITOSA COM QUE ESTAS EMPRESAS DE SAFADOS NOS TRATAM.

 A CORRESPONDENCIA REGISTRADA DATADA DE 02 DE SETEMBRO DE 2013, VINDA DE GOIANIA DIZIA ENTRE TANTAS RESPOSTAS POSSIVEIS, QUE AS GRAVAÇÕES QUE EU SOLICITEI NÃO FORAM LOCALIZADAS DEVIDO A UMA FALHA SISTEMICA NO GRAVADOR REFERENTE AOS MEUS PROTOCOLOS.

SERÁ QUE UMA OPERADORA QUE TRATA VOCE DESTA FORMA, TEM CREDIBILIDADE?

VALE A PENA SE ARRISCAR?

 NÃO É POR ACASO QUE AS OPERADORAS DE TELEFONIA SÃO DISPARADAS, AS CAMPEÃS DE RECLAMAÇÕES NO PROCOM E OUTROS SETORES DO JUDICIÁRIO E NINGUÉM TOMA PROVIDENCIAS CONTRA ESSES ABUSOS.

 INFELIZMENTE ESTAMOS REFENS DE TODAS ESTAS E OUTRAS EMPRESAS QUE SABEM QUE SAIRÃO ILESAS DE TODAS ESSAS SAFADEZAS, POIS QUE DEVERIA TOMAR AS ATITUDES CORRETIVAS TAMBEM SÃO CORRUPTOS, DEPOIS BAIXAM O CACETE NA POPULAÇÃO QUANDO SAEM POR AI QUEBRANDO TUDO.

É CHEGADA A HORA DE USARMOS A INTELIGENCIA E USARMOS NOSSA INTELIGENCIA, JÁ QUE NÃO PODEMOS FICAR SEM OS SERVIÇOS OFERECIDOS, VAMOS TROCAR EM MASSA DE EMPRESAS QUE NOS DISPONIBILIZAM QUALQUER TIPO DE SERVIÇO.

UM ABRAÇO A TODOS

 

Luiz Fernandes

Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC
E-mail: luiz.joille@gmail.com
Blog: www.ljftraining.blogspot.com
https: //www.facebook.com/contatoLuiz

 

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

02 - INCOMPETENCIA OU ABUSO


 
INCOMPETENCIA OU ABUSO DE PODER

Após ter passado a raiva e a sensação de impotência diante dos fatos vou registrar um episódio que apesar do tempo ainda me sinto lesado diante de tanta incompetência ou abuso de poder.

Infelizmente estamos vivendo tempos incríveis, onde a incompetência esta em evidência, até parece que ser incompetente é uma regra e questão de honra.

Ser incompetente, falta de comprometimento, irresponsabilidade e outros qualificativos mais, viraram moda e não são mais importantes para um bom relacionamento entre as empresas e seus clientes.

Enquanto nós consumidores e usuários de qualquer serviço não tomarmos uma real consciência sobre esses abusos que sofremos todos os dias por empresas inescrupulosas e fazermos valer nossos direitos e mostrarmos que realmente sem nós elas não sobrevirão, continuaremos sendo explorados nas mais variadas formas imagináveis e inimagináveis.

Já não fico mais admirado com a apatia do povo que ainda se ilude com propagandas enganosas e conversas preparadas para enganar qualquer cliente ou usuário de qualquer tipo de serviço.

Tudo isso para falar sobre minha indignação sobre o tratamento que recebi na BARIGUI S.A (FIAT) localizada em Itajaí na praia brava, fomos enganados a partir da hora em que oficializou-se a compra do veículo, o que foi muito rápido pois tínhamos um bom crédito e boa ficha bancaria, a partir deste momento foram momentos de verdadeira sacanagem e incompetência:

PRIMEIRO: incompetência de uma vendedora de acessórios que antes de estarmos com o veículo em mãos já estava nos telefonando tentando empurrar acessórios que segundo o próprio vendedor não eram para nosso tipo de veiculo.

SEGUNDO: incompetência de uma agente de seguro que nos enganou dizendo que a empresa seguradora do veículo usado que estávamos dando como entrada não fazia o seguro do modelo de veículo que estávamos comprando,

TERCEIRO: Incompetência da revenda que não nos notificou que ficaríamos alguns dias impossibilitados de trafegar com o veículo devido a demora no emplacamento do mesmo causando-nos transtornos profissionais e prejuízos financeiros, uma vez que ficamos sem veículo para nos locomovermos para o nosso trabalho.

QUARTO: Incompetência por não terem efetuado o serviço de pós vendas, uma vez que já se passaram mais de dois meses e até o momento sequer fomos consultados para saberem nossa opinião sobre o tratamento recebido, já que é de praxe receber telefonemas ou e-mails fazendo este fedbeck sobre a satisfação do cliente.

QUINTO: E ultima reclamação, a incompetência de uma gerente que após um breve diálogo mostrou-se despreparada e sequer com autoridade para dar um vale de R$ 80,00 para abastecer um veiculo OK no valor de R$ 50.000,00 que estávamos comprando, uma vez que estávamos deixando o nosso usado com o tanque cheio.

Enfim, em minha opinião, mais uma empresa voltada para seus lucros e sem preocupação com a qualidade de atendimento que seus  funcionários estão prestando aos clientes.

Clientes que na verdade são os responsáveis pelos salários dos funcionários e pela existência e sobrevivência da própria empresa.

Se todos exigirmos e cobrarmos tratamento adequado seremos mais respeitados como clientes.

  Luiz Fernandes

Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC
E-mail: luiz.joille@gmail.com
Blog: www.ljftraining.blogspot.com
https: //www.facebook.com/contatoLuiz

 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

01 - ENCANTAR CLIENTES


 
Encantar o cliente

Revendo minhas publicações encontrei este assunto publicado em março de 2011 e achei muito propicio para o momento, motivo pelo qual estou publicando novamente.

Vou contar um episódio que vivenciei essa semana onde mostrarei a facilidade para perder um cliente e a facilidade para conquistar um cliente.

Estou precisando fazer um site para minha empresa e durante alguns contatos que mantive com futuros cliente, um deles me indicou uma agencia que trabalha com publicidade e também fazem site, telefonei conversei com um dos responsáveis, falei de minha necessidade rapidamente e ficamos de nos encontrar,  como não fui procurado no período da tarde e no dia seguinte, resolvi passar no local.

As 8:00 horas tive um compromisso próximo da agencia e resolvi aproveitar para fazer a visita, mas o escritório estava fechado, retornei as 9:00 e o escritório continuava fechado e não tinha qualquer aviso sobre a hora de abertura ou qualquer outro comunicado, como sou teimoso, voltei novamente as 10:00 horas e agora sim o mesmo estava aberto, conversei com a secretária (muito educada e gentil), porém em um certo momento fui até meu carro para pegar um material e ao sair bati com o rosto na porta de vidro e no choque cortei o supercílio, entrei no carro e olhei no espelho e pude ver a extensão do corte ( 2cm aproximadamente) peguei uma toalha e tentei estancar o sangue, voltei a conversar com a secretária, segurando a toalha para estancar o sangue e pasmem, em momento algum me foi oferecido qualquer tipo de apoio, sequer foi comentado o incidente, aproveitei a oportunidade para dizer que deveriam colar uma fita no vidro para identificar o vidro e a própria porta, pois poderia causar o mesmo tipo de problema com outros cliente, deixei meu cartão e três dias se passaram e sequer um telefonema para ver como eu estava ou tratar de negócios.

Fazendo pressão no local passei em outra empresa para verificar outros assuntos referente a minha empresa e resolvi passar no barbeiro e cortar o cabelo, ai a surpresa.

Entrei na barbearia com um lenço na testa logo fui atendido pelo barbeiro, ao ver o corte em minha testa, pediu licença e com um algodão embebido em  água oxigenada limpou o local e colocou um band aid, cortou meu cabelo, paguei e, agradeci sua atenção e preocupação  e fui embora.

Já sou cliente neste salão a tempo, mas esse gesto do barbeiro me encantou e com certeza passarei a recomendar ainda mais seu salão e inclusive falarei desse caso em meus futuros cursos e palestras e estou iniciando por aqui...

Valeu NEY  ( BARBEARIA ALVES ) - PIÇARRAS – SC                

É isso ai pessoal, para encantar seus clientes não precisa gastar, basta ter atitude.

Um abraço insubstituível a todos.

Luiz Fernandes

Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC
E-mail: luiz.joille@gmail.com
Blog: www.ljftraining.blogspot.com
https: //www.facebook.com/contatoLuiz

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

02 - ASSUMIR COMPROMISSO


 
 
ASSUMIR COMPROMISSO

Assumir...

Assumir não é uma ação imposta por outro, quem assume toma para si, é um agente da ação.

Ao assumir o que quer que seja se faz uma escolha, age-se por opção.

Compromisso....

Compromisso  é sinônimo de obrigação, mas o que caracteriza o compromisso é a atitude de agir de acordo com os próprios valores e princípios.

Assim sendo, Assumir Compromisso significa cumprir o que promete, porque por principio só promete o que pode cumprir, em resumo, assumir compromisso é tomar para si um acordo feito com outro, porque tem por principio honrá-lo, não porque é obrigado a fazê-lo.

Infelizmente nos dias atuais a falta de comprometimento das pessoas é impressionante, podemos observar em qualquer setor profissional, e até mesmo particular onde a quase totalidade se limitam a fazer o serviço de rotina mostrando completo desinteresse pelo trabalho e pior ainda desrespeito ao cliente e ao próximo.

Costumo dizer que o corpo esta ali, mas a cabeça esta em outro lugar, muitos reclamam de uma série de problemas e sempre tem um culpado por serem assim, mas a resposta é uma só, o único inimigo que impede você de ser uma pessoa comprometida e um colaborador pró-ativo, é você mesmo.

Também costumo dizer que a maioria das empresas não tem esse comprometimento nem com seus clientes quanto mais com seus colaboradores, pessoas comprometidas tanto particularmente quanto profissionalmente melhoram a sua imagem e da própria empresa o que certamente lhe garantira um bom relacionamento e manutenção do emprego nesta ou em outra empresa.

Você tem que fazer o melhor, estar sempre atualizado, fazer tudo com qualidade, surpreender as pessoas, mas antes de encantar as pessoas e seus clientes, tanto você quanto sua empresa devem estar encantados um com o outro, pois entendo que colaborador feliz é sinônimo de lucros e empresa feliz.

Comprometimento é respeitar os prazos combinados, os horários agendados e as tarefas prometidas, é terrível trabalhar com aquele tipo de pessoa que você pede alguma coisa já sabendo que não será atendido, aquelas pessoas que ficam enrolando, dando desculpas e deixando os outros na mão, é o que mais encontramos nos dias atuais em qualquer seguimento do mercado.

Lá se vão mais de trinta anos que trabalhei como gerente em uma grande empresa que hoje sem medo de errar posso dizer que seu diretor/proprietário era um empresário de visão futurista, tudo o que hoje falamos ( vestir a camisa, motivação, relações humanas, brilho nos olhos, comprometimento, assumir compromisso, profissional dedicado, empresa  preocupada com o bem estar do colaborador e outros adjetivos ) já falávamos naquela  época, uma empresa onde todos queriam trabalhar, uma empresa onde o anuncio de uma vaga era muito concorrido, pois era sinônimo de qualidade no atendimento e serviços tanto para os clientes quanto para seus colaboradores, o segredo do sucesso?

Respeito e reconhecimento recíproco.

Recentemente vi uma pesquisa onde espelha a grande realidade do que falo, a falta desses dois ingredientes causam esses impressionantes números;

Atualmente 95% dos colaboradores são os famosos empurram com a barriga e somente 5% fazem a diferença, mais conhecidos como puxa sacos, quase a totalidade simplesmente empurra com a barriga, apenas cumpre rotina, aqueles que o corpo vai trabalhar e a cabeça vai para outro lado popularmente conhecidos como viajantes da maionese.

Infelizmente essa maioria entende que primeiro tem que ganhar bem para depois trabalhar, pensamentos errados que os levam a um serviço de péssima qualidade, pois acabam caindo na rotina do dia a dia, sempre é bom lembrar que sucesso antes de trabalho só no dicionário, mesmo assim fico imaginando também se os empresários tivessem novas atitudes, tipo aquele que tive a  trinta anos atrás, respeito e reconhecimento aos meus colaboradores, empresários não querendo ser mais uma empresa no mercado, querendo ser a melhor e para ser a melhor tem que ser diferente, seria um inicio, pois com esse pensamento e atitudes corretas terão os melhores colaboradores trabalhando com você e não para você, vestindo a camisa da empresa, entendem o que quero dizer.

Todos, devemos ousar se quisermos algo diferente, já imaginou se a pesquisa fosse ao contrário, 95% vestindo a camisa e 5% empurrando com a barriga, “ ELES PEDIRIAM PARA SAIR “, toda hora é hora para despertarmos nossa iniciativa e passarmos a ser solução e não problemas, fazermos tudo com qualidade.

É isso ai pessoal, sucesso antes de trabalho só no dicionário, então vamos mudar o jogo, ele não pode terminar 0X0.

Então vamos lá, a ordem é: “Assumir compromissos”

É isso ai pessoal, fique a vontade para enviarem seus e-mail e comentarem mais este assunto.

Um abraço insubstituível a todos

 

Luiz Fernandes

Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC
E-mail: luiz.joille@gmail.com
Blog: www.ljftraining.blogspot.com
https: //www.facebook.com/contatoLuiz

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

01 - A SABEDORIA DE NAPOLEÃO


 
 
A SABEDORIA DE NAPOLEÃO

 Entre tantos artigos que recebi do Prof. Luiz Marins para ser lido e refletido entre os funcionários este é um muito importante que devemos levar em consideração.

Dizem que Napoleão Bonaparte classificava seus soldados em quatro tipos:

1. Os inteligentes com iniciativa;

2. Os inteligentes sem iniciativa;

3. Os ignorantes sem iniciativa;

4. Os ignorantes com iniciativa.

Aos inteligentes com iniciativa, Napoleão dava as funções de comandantes gerais, estrategistas. Os inteligentes sem iniciativa ficavam como oficiais que recebiam ordens superiores e as cumpriam com diligência. Os ignorantes sem iniciativa eram colocados à frente da batalha, mais conhecidos como buchas de canhão.

Os ignorantes com iniciativa, Napoleão odiava e não queria em seus exércitos.

Essa grande sabedoria de Napoleão serve também para a nossa empresa.

Será que também não temos em nosso "exército napoleônico", que é a empresa de hoje, esses três tipos de "soldados"?

E não serão todos necessários?

Pense bem.

Um exército só de generais estrategistas por certo não vencerá batalha alguma.

Alguém tem que estar no front.

Obedientes oficiais (diretores, gerentes) sem estratégia também não vencem uma guerra.

Soldados (funcionários) dedicados, sem comando, sem chefia, sem direcionamento, também não trazem sucesso à batalha.

Portanto, precisamos dos três tipos de soldados para vencer uma batalha, assim como dos três tipos de colaboradores para que possamos vencer os desafios do mercado competitivo em que vivemos.

Mas, assim como Napoleão, devemos nos livrar, o mais rapidamente possível, dos ignorantes com iniciativa.

Um ignorante com iniciativa é capaz de fazer besteiras enormes. Um ignorante com iniciativa faz o que não deve, fala o que não deve e até ouve o que não deve.

Um ignorante com iniciativa nos faz perder bons clientes, bons fornecedores.

São os ignorantes com iniciativa que fazem produtos sem qualidade porque resolvem alterar processos definidos.

Um ignorante com iniciativa é, portanto, um grande risco.

Não precisamos dele.

Nem Napoleão os queria.

E sua empresa?

Você identifica em sua empresa os quatro tipos de soldados de Napoleão?

E o que faz com cada tipo?

Você tem sabido se livrar dos ignorantes com iniciativa?

 
O autor: O Professor Luiz Marins é antropólogo e consultor (http://www.anthropos.com.br). Este seu artigo foi publicado na TAM Magazine de agosto/2005.

 Um abraço insubstituível a todos.

Luiz Fernandes

Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC
E-mail: luiz.joille@gmail.com
Blog: www.ljftraining.blogspot.com
https: //www.facebook.com/contatoLuiz