sexta-feira, 24 de agosto de 2012

05 - ATITUDES QUE FAZEM DIFERENÇA



ATITUDES QUE FAZEM DIFERENÇA

Trago até você outro conto que não conheço o autor mas vale a pena ser divulgado para que façamos um reflexão sobre seu conteúdo.

Certa vez, perguntei para o Ramesh, um de meus mestres na Índia:

Por que existem pessoas que saem facilmente dos problemas mais complicados, enquanto outras sofrem por problemas muito pequenos, morrem afogadas num copo de água?

Ele simplesmente sorriu e me contou uma história.

Era um sujeito que viveu amorosamente toda a sua vida, quando morreu todo mundo falou que ele iria para o céu.

Um homem tão bondoso quanto ele somente poderia ir para o Paraíso.

Ir para o céu não era tão importante para aquele homem, mas mesmo assim ele foi até lá, naquela época o céu não havia ainda passado por um programa de qualidade total, a recepção não funcionava muito bem.

A moça que o recebeu deu uma olhada rápida nas fichas em cima do balcão e, como não viu o nome dele na lista, lhe orientou para ir ao Inferno e no Inferno, você sabe como é ninguém exige crachá nem convite, qualquer um que chega é convidado a entrar.

O sujeito entrou lá e foi ficando.

Alguns dias depois, Lúcifer chegou furioso às portas do Paraíso para tomar satisfações com São Pedro:

Isto é sacanagem!

Nunca imaginei que fosse capaz de uma baixaria como essa isso que você está fazendo é puro terrorismo!

Sem saber o motivo de tanta raiva, São Pedro perguntou surpreso do que se tratava.

Lúcifer, transtornado, desabafou:

Você mandou aquele sujeito para o Inferno e ele está fazendo a maior bagunça lá, ele chegou escutando as pessoas, olhando-as nos olhos, conversando com elas, e agora está todo mundo dialogando, se abraçando, se beijando, o inferno está insuportável, parece o Paraíso!

E então fez um apelo:

Pedro, por favor, pegue aquele sujeito e traga-o para cá!

Quando Ramesh terminou de contar esta história olhou-me carinhosamente e disse:

Viva com tanto amor no coração que se por engano, você for parar no Inferno, o próprio demônio lhe trará de volta ao Paraíso.

Problemas fazem parte da nossa vida, porém não deixe que eles o transformem numa pessoa amargurada.

As crises vão estar sempre se sucedendo e às vezes você não terá escolha.

Sua vida está sensacional e de repente você pode descobrir que uma pessoa amada está doente; que a política econômica do governo mudou; e que infinitas possibilidades de encrencas aparecem.

As crises você não pode escolher, mas pode escolher a maneira de como enfrentá-las.

E no final, quando os problemas forem resolvidos, mais do que sentir orgulho por ter encontrado as soluções, você terá orgulho de si mesmo.

Estar preparado para enfrentar as crises e sempre focando as soluções e não os problemas é o caminho, todas as pessoas que você gosta, a sua família, os parentes, os amigos e até pessoas que não fazem parte de seu rol de amizades  não tem culpa por você não saber administrar suas crise.

Esse é um problema somente seu e que somente você poderá resolver.


Um abraço insubstituível a todos.


Luiz Fernandes
Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC


“PACIÊNCIA É UMA GRANDE VIRTUDE.
Frase muito usada para mascarar a FALTA DE ATITUDE.
         Não se constrói nada com PACIÊNCIA e sim com ATITUDES.”




quinta-feira, 23 de agosto de 2012

04 - A CENOURA O OVO E O CAFÉ



A cenoura o ovo e o café
São histórias iguais a esta usando formas palpaveis e visiveis que nos fazem entender o verdadeiro significado das palavras e como podemos trabalhar os medos que nos aflige, altera o que causa dor e vivenciar algo melhor e mais gostoso do que havia antes da adversidade.
Para ler e refletir sobre este assunto descrevemos abaixo uma realidade mostrada em uma história já conhecida, de fácil leitura e interpretação.
Uma jovem queixou-se ao pai sobre a vida e como as coisas estavam difíceis para ela, não sabia mais o que fazer, pois já estava cansada de lutar contra as adversidades da vida, parecia-lhe que assim que um problema se resolvia outro problema surgia.
Então, o pai levou-a até a cozinha encheu três pequenas panelas com água e pô-las ao fogo, assim que a água começou a ferver, colocou em uma panela a cenoura, na outra colocou ovo e na terceira colocou pó de café e deixou que tudo fervesse sem dizer uma palavra.

A filha esperou impacientemente, imaginando o que resultaria dessa atitude do pai.

Minutos depois ele apagou o fogo, pegou a cenoura, o ovo e o café, colocando-os em recipientes separados, virou-se para a filha e perguntou:

Querida, o que você esta vendo?
Cenoura, ovo e café, respondeu ela.

Ele pediu-lhe para provar a cenoura, ela prontamente obedeceu e notou que a cenoura estava macia.

Ele então pediu que a jovem pegasse o ovo e o quebrasse, ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura.

Finalmente ele lhe pediu que tomasse um gole do café, ela sorriu ao sentir o aroma delicioso e então perguntou:

O que é que isto significa pai?

Cada um deste, a cenoura, o ovo e o café enfrentaram a mesma adversidade, a água a ferver, mas cada um reagiu de maneira diferente.

 A cenoura, outrora crua e rígida, amoleceu e tornou-se frágil.
O ovo, antes frágil, mesmo com a casca protegendo o interior, tornou-se firme e mais resistente.
Já o pó de café é incomparável: depois de colocado na água fervente, ele mudou a própria água.

Após profundo silêncio, o pai prosseguiu:

Qual deles você é?

Quando a adversidade bate à tua porta, como você responde?

Você é a cenoura, o ovo ou o pó de café?

Você é como a cenoura, parecendo firme e forte, mas com a dor e a adversidade, murcha e torna-se frágil, perdendo a sua força?

Ou será que você é como o ovo, começando maleável, mas depois de sofrer alguma pressão da vida, torna-se duro?

 Será que você é como o pó de café?
Transforma o meio que lhe aflige, altera o que causa dor e oferece algo melhor e mais gostoso do que havia antes da adversidade?

E você, como lida com a adversidade?

VOCÊ É CENOURA, OVO OU CAFÉ?

Um abraço insubstituível a todos

Luiz Fernandes
Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC
Blog: www.ljftraining.blogspot.com                  



03 - 10 COISAS QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM



10 coisas que as escolas não ensinam...

Artigos como este deveriam ser tratados com ais importância, pois fala diretamente o básico e necessário do que falta para melhorar nossa compreensão, respeito, ética, responsabilidade e convivência entre as pessoas, o artigo deveria ser distribuído na porta das escolas, nas ruas, na saída dos cinemas, nos shoppings, como isso não interessa aos políticos, façamos essa distribuição por meio de e-mails, blogs e site.

Stephen Downes é um especialista canadense em educação e-learning.
Ele criou um blog especialmente dedicado para discutir as coisas que as escolas não ensinam e que são, na verdade, fundamentais.
Pelo sim pelo não, resolvi fazer um resumo porque o artigo deveria ser distribuído na porta das escolas, nas ruas, na saída dos cinemas, nos shoppings...

Lição 1. Como prever as consequências.
A frase mais comum depois de um desastre é "nunca imaginei"...
O fato é que a maior parte das pessoas tem muita dificuldade em prever as consequências das suas ações e as escolas parecem jamais ter pensado em ensinar como melhorar esse aspecto.
Prever as consequências é parte ciência, parte matemática. É a habilidade de criar um modelo mental de uma sequência de eventos.
O problema é que em geral a gente confunde a previsão com o desejo e aí tudo fica muito complicado.
Prever é avaliar o passado, reunir informações sobre o presente e, muitas vezes, brincar de estatística para responder a perguntas do tipo:  “que chances eu tenho de saltar de uma altura de 3 metros e sobreviver, são e salvo?”


Lição 2. Como ler corretamente.
Ao contrário do que você possa imaginar ler bem não tem nada a ver com ler literatura.
Ler tem a ver com olhar para um texto e realmente entender o que está sendo dito (isso também vale para áudio e vídeo, é claro!) e compreender o que, embora não esteja expresso, é parte integrante do texto.
Ler nas entrelinhas, intuir o contexto, isso é LER.

Lição 3. Como distinguir fatos e ficção.
Questionar o que está sendo dito, aquilo que você lê ou vê na TV é uma ferramenta fundamental para viver num mundo onde todo mundo tem uma opinião sobre todas as coisas e essa opinião muitas vezes é apresentada como se fosse á verdade absoluta.

Lição 4. Como criar empatia com os outros.
Muita gente vive no seu próprio mundinho fechado.
Nem sempre isso é um problema, mas reconhecer que existem outras criaturas que compartilham nossos espaços e caminham ao nosso lado e que essas pessoas eventualmente também estão vivendo em seus mundinhos fechados é fundamental para a sobrevivência, a sua e, quem sabe até a de todos.
Isso vai impedir você de assumir que todos os outros seres são iguais a você e o mais importante, reconhecer que essa presença faz desse outro uma fonte surpreendente e fértil de conhecimentos, inspirações e novas ideias.

Lição 5. Como ser criativo.
Acredite todo mundo pode ser criativo.
Nossa espécie é feita para ser assim.
Com um pouco de prática você pode ficar muito bom nisso. Criatividade não nasce do nada.
 Em geral, ela surge como resposta a algum problema.
Um bom jeito de exercitar a sua criatividade é procurar problemas que precisem ser resolvidos, coisas que merecem respostas, necessidades que precisam ser satisfeitas.
Escreva sobre essas coisas que você vai encontrando por aí, quem sabe num blog?

Lição 6. Como se comunicar com clareza.
Comunicar-se bem é, mais do que tudo, uma questão de saber o que dizer e de dominar algumas ferramentas. A parte mais difícil disso pode acreditar, é saber o que dizer.
A regra de ouro é: gaste mais tempo assegurando-se de que entendeu exatamente o que está querendo dizer e só depois colocando as idéias no papel.
Os escritores e jornalistas, em geral, pensam num esqueleto antes de sequer começar a digitar a primeira linha.


Lição 7. Como aprender.
Seu cérebro consiste em bilhões de células neurais ligas umas às outras.
 Aprender é essencialmente arrumar essas conexões.
Seu cérebro está sempre aprendendo, esteja você estudando matemática ou olhando para o céu, porque essas conexões estão sempre sendo feitas.
A diferença é "como" você aprende.
E aprender é uma questão de prática e de repetição.
Com o tempo você vai reconhecendo padrões e aplicando esses padrões a outras e outras situações.
Na próxima aula de matemática,  tente pensar que estudar qualquer matéria é estudar os arquétipos, padrões básicos, que você vai reconhecer uma vez e depois outra e mais outra...
Então tente perceber esses padrões sempre, em todas as disciplinas.
Qual é o padrão e não quais são os fatos é a pergunta correta.
Responder a essa pergunta vai fazer você aprender de um jeito muito mais fácil.

Lição 8. Como manter-se saudável.
De um ponto de vista muito prático, manter a saúde envolve dois componentes: minimizar sua exposição à doenças e a toxinas e preservar seu corpo físico.
Simples não é?
No entanto, muitas vezes a gente acaba esquecendo que isso é, além de uma lição um direito.
Você nunca deveria ter que se justificar ou se explicar por tentar proteger sua saúde e sua vida.
É seu direito absoluto fazer isso. Nenhuma consequência vale você abrir mão desse direito.

Lição 9. Como valorizar a si mesmo.
É talvez um pouco cínico dizer isso, mas a sociedade é uma gigantesca conspiração para fazer você se sentir mal a respeito de si mesmo.
A propaganda faz você se sentir mal para fazê-lo comprar coisas das quais não precisa, os políticos fazem você se sentir incapaz para fazê-lo imaginar que depende deles para salvá-lo, mesmo seus amigos podem fazê-lo duvidar de si mesmo, ainda que inconscientemente, para ganhar alguma vantagem.
Você pode ter todos os recursos e o conhecimento do mundo, mas nada vai adiantar se você não se sentir empodeirado (empowered) para usá-los.
É como ter uma Ferrari sem ter carta de motorista para dirigi-la!
Valorizar a si mesmo é sentir que você é bom o bastante para ter uma opinião, uma voz e que suas contribuições são importantes.
É sua habilidade de ser independente e de não precisar de outra pessoa ou de uma instituição para sentir-se bem, autônomo e capaz de tomar as decisões necessárias para viver sua própria vida, do seu jeito.

Lição 10. Como dar sentido para a vida.
Viver uma vida cheia de significado é, na verdade, uma combinação de várias coisas.
 Depende, é claro, de sua dedicação a um propósito ou a um objetivo.
Mas também depende de sua capacidade de apreciar o "aqui e agora".
E, finalmente, depende de você se dar conta de que seu lugar no mundo, seu significado, é alguma coisa que você mesmo precisa construir.

É isso ai pessoal, toda viagem tem início com o primeiro passo, então vamos lá.

Um abraço insubstituível a todos.

Luiz Fernandes
Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

02 - DISNEY



 DISNEY
Comenta-se muito em fazer cursos na Disney para aprender e ser um conhecedor em encantamento de clientes e atendimento de qualidade, para que isso ocorra acredito não ser necessário ir a Disney, basta somente colocar em prática o básico, aquilo que já sabemos.
A Disney não faz milagres, o sucesso do encantamento tem muito mais a ver com a qualidade dos serviços e tratamento oferecido aos clientes do que o investimento aplicado.
Para gerar encantamento basta trabalhar com ações simples e que exigem muito mais atitude e criatividade do que dinheiro propriamente dito, isso requer treinamento e acima de tudo comprometimento, você pode fazer um treinamento na Disney ou em qualquer outro lugar do mundo com palestrantes reconhecidos mundialmente, porém se você não tiver comprometimento de nada valera seu treinamento seja na área que for,  precisamos colocar em nossas cabeças é o fato de que a maioria do ser humano não é comprometido com nada.
Oportunidades de trabalho existem muitas, o que falta é profissionais preparados para o mercado de trabalho, profissionais comprometidos com suas funções e comprometidos até socialmente, exercendo seu papel de cidadão, ou você acha que as coisas boas que a vida nos dá são direcionadas somente para alguns?
Costumo dizer que as coisas boas da vida são prêmios que estão ai a disposição e somente aquele que tem atitudes e são comprometidos às desfrutam.
 Você gosta de ser bem recebido em qualquer lugar?
Quem não gosta das coisas boas da vida, todos nós sabemos o que queremos e o que é bom, sendo assim porque não tratarmos as pessoas com a mesma dignidade, carinho, amizade, simpatia, atenção, respeito que queremos para nós.
EMPATIA é a palavra chave, ao longo de sua vida profissional e particular, antes de falar ou tomar qualquer decisão use de empatia, é a única forma de entender as pessoas e saber tratá-las bem.
Para garantir a satisfação dos clientes e seu retorno a nossa empresa, algumas regras devem ser trabalhadas e entre elas destacamos algumas:
1 – CONCORRENTES: não devemos temer nossos concorrentes, pois o cliente nos ajuda dizendo o que tem de melhor em nossos concorrentes, então o que temos que fazer é verificar a qualidade dos serviços oferecidos pelos concorrentes e adaptá-los a nossa empresa e estaremos atendendo as expectativas de nossos clientes.
2 – ATENÇÃO AOS DETALHES: são nos detalhes que se escondem o segredo do sucesso ou fracasso de nosso trabalho e de nossa empresa, pois uma fisionomia triste já é motivo para gerar dificuldades na venda ou desconfiança pelo cliente, então devemos estar atentos a tudo e a todos por onde o cliente vai transitar, para que o mesmo possa sentir-se a vontade, satisfeito com o ambiente, com nosso atendimento e com nossos produtos, ele ira demonstrando tudo isso ao sentir emoção quando nosso atendimento esta sendo adequado durante sua visita em nossa empresa, ele quer ser encantado e cabe a nos providenciar este encantamento.
3 – ENTUSIASMO: Todos os colaboradores, não importa o setor devem transmitir ao cliente que ele esta em um lugar de gente feliz e isso o fará sentir-se entusiasmado, surpreenda o cliente com gestos e atitudes inesperadas como um simples sorriso, bom dia, uma flor, uma bala, um doce, enfim use sua criatividade, você só conseguira encantar seu cliente de você mostrar a ele que você também esta encantado com o que faz.
4 – LOCAL DE TRABALHO: deve passar essa alegria também, lugares arejados, perfumados, decoração do ambiente, estoques expostos adequadamente de forma a facilitar o manuseio ou olhar mais detalhado do cliente, enfim chamar a atenção para detalhes e facilitar as ofertas e tudo o mais que sua empresa oferece.
5 – SABER OUVIR: Cada colaborador devera estar atento para os comentários dentro da empresa pois a variedade de informações que são transmitidas pelos clientes servem como um termômetro de seu serviço, tipo o que esta bom, o que deve melhorar, onde melhorar, como melhorar, como ele gostaria de ser atendido, o que ele procurou e não encontrou, o que esta faltando, nosso pós vendas, nossa entrega, comportamento de nossos colegas, qualidade de nossos produtos, enfim uma série de detalhe que devemos estar ligados para irmos fazendo as correções e encantando cada vez mais nossos cliente, portanto encantar e cada vez mais estarmos atentos e criando ferramentas para que possibilite cada vez mais a realização dos seus sonhos.
6 – ENCANTO INTERNO: é comum as Empresas esquecerem de que antes de querer encantar seus clientes externos, deve encantar seus colaboradores (clientes internos), assim encantar começa de dentro pra fora, valorizar, reconhecer, comemorar, recompensar os colaboradores que viabilizam o atendimento ao cliente, gerentes, supervisores são muito responsáveis por essa motivação, pois uma equipe desmotivada não tem como passar alegria e encantar o cliente se ela mesma não esta encantada com o que esta fazendo.
7 – TRABALHO DE EQUIPE: todos são importantes, da limpeza ao mais alto posto, todos são responsáveis, dos que estão na linha de frente atendendo diretamente o cliente aos colaboradores que estão trabalhando nos bastidores, cada qual com sua importância para que o encantamento do cliente seja espontâneo, todo colaborador deve dar o mesmo tratamento que gostaria de receber, temos que mostrar ao cliente que somos uma família, encantar é mostrar ao cliente que nossa família esta e gosta de tratar bem todos da família dele.
Esta e outras regras devem ser adotadas para que seu trabalho tenha sucesso.
Lembre-se, todo império da Disney e seu constante sucesso estão ligados ao seu maior e melhor projeto (dar as pessoas aquilo que você gostaria de receber) criatividade, atitude e comprometimento.
A Disney não faz milagres, o sucesso do encantamento tem muito mais a ver com a qualidade dos serviços e tratamento oferecido aos clientes do que o investimento em dinheiro aplicado propriamente dito.
É isso ai pessoal, COMPROMETIMENTO e ATITUDE não fazem mal algum.
Um abraço insubstituível

Luiz Fernandes
Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC

terça-feira, 21 de agosto de 2012

01 - PACIÊNCIA



PACIÊNCIA
Hoje tive que exercê-la por inúmeras vezes, sem falar das humilhações que é outro assunto revoltante da qual falaremos em outra oportunidade.
Ao findar o dia parei pacientemente para refletir sobre a minha paciência comparada a paciência dos outros e qual seu significado, parece trocadilho, mas pacientemente fui buscar ajuda sobre a paciência e seu significado além de frases prontas que se contradizem no contesto geral, se não vejamos.

PACIÊNCIA 
Classe gramatical de paciência: Substantivo feminino
Derivada do latim. Patiêntia
Separação das sílabas de paciência: pa-ci-ên-cia
Plural de paciência: paciências
Possui 9 letras
Possui as vogais: a e i
Possui as consoantes: c n p
A palavra Paciência escrita ao contrário: aicnêicap
 Definição, virtude que faz suportar com resignação a maldade, as injúrias, as importunações, perseverança, constância etc,  perder a paciência, começar a não poder mais esperar, suportar ou procurar.
Revestir-se de paciência, esperar com calma.

Já que estamos procurando a definição de paciência nada mais justo do que ler e ter paciência e após a definição acima, fui mais além e fiquei sabendo através de uma pesquisa que a palavra PACIÊNCIA foi pesquisada mais de 15.000 vezes nestes dois últimos meses e foi ai que me deparei com algumas frases, aquelas já prontinhas e que muitos tentam segui-las, tipo:

·                   Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem. John Quincy Adams
·                   Paciência: uma forma menor de desespero, mascarada de virtude. Ambrose Bierce
·                   Aquele que tiver paciência terá o que deseja. Benjamim Franklin
·                   A paciência em muitos casos não é mais senão medo, preguiça ou impotência. Marquês de Maricá
·                   Não há problema que não possa ser solucionado pela paciência. Chico Xavier
·                   A paciência é a fortaleza do débil e a impaciência, a debilidade do forte. Immanuel Kant
·                   Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento. Isaac Newton

 Diante de todo esse material que li, com muita paciência me recostei pacientemente em minha cadeira de paciente e exercendo minha paciência dei inicio a minha reflexão e diante de tantas frases escolhi algumas para fundamentar minha reflexão.

Para ajudar minha reflexão, pacientemente coloquei uma musica clássica apropriada para este momento onde se requer um ambiente calmo e tranqüilo e dei inicio a dissecar minha já tão combalida paciência enumerando as vezes que hoje tive que exercitá-la.

Após uma longa espera duas horas e meia as 8:30 da manhã fui atendido por um médico que após olhar um Rx me disse, o senhor não tem nada, mas doutor estive aqui duas semanas atrás e o problema continua,  vou lhe receitar um antibiótico, mas doutor o senhor já me receitou e não resolveu o problema, não discuta, o médico sou eu, assim que acabar você volta para vermos como esta e dizendo isso fui dispensado, não demorou 5 minutos o atendimento, se eu não tenho nada porque tomar remédio e porque voltar?

Mas como dizem, eles sabem o que falam.
Sai do consultório e fui a um órgão público ver alguns documentos, olha senhor a pessoa que trabalha com isso saiu para o café, eram 9:00 horas, esperei por 15 minutos, como não voltou e já estava no local resolvi investir em outra repartição, senhor para obter essa informação o senhor tem que ir ao banco pagar uma  taxa.
Como é?
Cobram taxa até pra dar informação?
E os impostos que pago serve para o que?
            É uma vergonha, um verdadeiro assalto institucionalizado em plena luz do dia, e ninguém vai preso, uma vergonha.
Meu amigo, quero lhe informar que você esta desacatando um funcionário publico, art. 331 — Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.
Você é muito cara de pau, além de me chamar de amigo, saiba que sou seu patrão, sou eu quem lhe paga o salário todos os meses,  veja o boleto, fui para o banco e fiquei 35 minutos esperando ser atendido, pois só existia um caixa os outros não estavam funcionando, como sempre, em todos os lugares que existem vários caixas, nunca vi todos funcionando, estão ali por estar.

Bom 10:05 estou de volta com o boleto pago para retirar as informações que precisava, peguei uma senha e novamente 25 minutos esperando ser atendido, chegou minha vez, ufa, sentei a frente do funcionário protegido pela lei e recebi a informação, senhor caiu o sistema, terá que aguardar, nãooooooooooo, bom esperei 15 minutos ali sentado em uma cadeira desconfortável, sem um banheiro, calor de estourar pipoca, mas fiquei  firme, eu e a paciênciaaaaaaaaaaaa, como o sistema não voltava, pensei , vou voltar no outro departamento, ganhar tempo, e lá me fui, entro na sala e pergunto pelo funcionário que tinha ido tomar café e me espantei com a resposta, ele saiu e só volta amanhã, ok mas alguém pode me dar essa informação?

Isso só com ele, volte amanhã, tudo bem, não posso discutir com eles sob pena de ser preso.

Bom, a manhã quase perdida resolvi ir falar com uma pessoa que tem interesses financeiros em um inventário do qual sou o inventariante, já são 11:30 da manhã, lá chegando a pessoa já foi me dispensando na porta dizendo estar com assuntos importantes para resolver, que eu a procurasse a tarde a partir das 14:00 hora, fazer o que, vou almoçar, passei na empresa onde pego marmita e fui informado por outro funcionário competentíssimo , que hoje não teria almoço pois o caminhão do gás ainda não tinha chegado com as garrafas de gás, dei uma boa risada e sem comentar fui embora, me virei no almoço e 14:00 estou lá para o compromisso agendado pela manhã, a pessoa interessada só chegou as 15:30 horas, resumindo tive que me humilhar e ficar ouvindo um monte de besteira e ter paciência para não virar a mesa e finalmente ouvir a resposta de que o advogado dela não poderia conversar com o Juiz, isso era um trabalho do meu advogado, mesmo ela estando envolvida no inventário, dizer o que, meio que desolado e frustrado, sai e fui tentar conversar com o meu advogado, tentar, pois é uma parto para encontrá-lo,  tive sorte, as 16:45 consegui conversar com ele a respeito do inventário, a resposta foi de que não podia fazer nada, que eu tivesse paciência, pois o Juiz é quem decide, nessa altura do campeonato resolvi arriscar novamente uma visita ao secretário do Juiz, 17:20 quando fui atendido e a resposta foi aquela que já conheço, senhor Luiz, já estou cansado de lhe dizer que somente o seu advogado pode conversar com o Juiz, peça para ele fazer isso,  eu sei  disso, é o que venho fazendo ao longo de 20 anos, compreendo o senhor mas não posso fazer nada, tenha paciência e uma boa tarde, o próximo.

Diante de tudo isso voltei para casa sem resolver nada, e pior de tudo com despesas de combustíveis, estacionamento e outras taxas, então de posse do material que pesquisei, fiz a seguinte reflexão:

Esse negócio de paciência é complicado e pude ao longo do dia também perceber que o exercício da paciência não era somente meu, tinha muitas pessoas no mesmo barco e todas iguais a mim humildes e resignadas a terem paciência para solução ou tentarem a solução de seus problemas.

Isso é vergonhoso, revoltante e chega a ser nojento, tamanha é a omissão das pessoas se subjugando a tudo e a todos em detrimento de safados, de vagabundos desqualificados que se acham o dono do mundo, uns parasitas da sociedade que deveriam ser extirpados caso fossemos um povo de coragem, um povo que valorizasse seu dinheiro, seu trabalho, seu suor, a sua família a sua saúde, o seu voto,
Infelizmente somos um povo que vive de favores, um povo manso igual a gado no curral, um povo que briga por time de futebol de botão e não briga por seus direitos, um povo que morre ou perde tudo nas enchentes porque enchem as urnas de lixo.
Temos medo de tomar atitudes, tem horas que acho que os argentinos tem razão quando nos chamam de macacos, pois somos uns bananas ou nos trocamos por bananas foi então que pude perceber nas frases imortais que li, que elas também são contraditórias quando analisadas em um contesto geral, porém quando analisadas individualmente passam a ter seu valor, pois com certeza quando foram formuladas em determinado momento da vida de cada individuo, serviam para aquele momento, não como regra geral, frases estas que acabaram sendo imortalizadas porque alguém  resolveu publicá-las,  alguém um dia disse que paciência é uma virtude, tenho certeza de a mãe dele não morreu em um hospital porque uma enfermeira  aplicou um remédio errado ou descaso das autoridades públicas ou privadas, ou o filho dele não foi arrastado por quilômetros pendurado atrás de um carro roubado por bandidos, ou ficou amarrado a uma cadeira vendo sua esposa ou filha sendo estuprada, violentamente por bandido protegidos pelos direitos humanos.

Diante de tudo isso, falo, esperneio e uso os meios que posso para melhorar nossa condição de vida, sei que não sou o único, mas poderíamos ser mais, a partir da hora em que pararmos de ser um povo hipócrita, omisso e olharmos para dentro de nós, veremos a força que temos e nossos direitos de uma vida melhor, não essa esmola que estamos acostumado a ter.

Esse é meu desabafo, escrevendo e compartilho com quem teve paciência de ler ate aqui.

Resumindo, penso que, PACIÊNCIA É UM NOME BONITO PARA QUEM TEM MEDO DE TOMAR UMA ATITUDE, querem mais uma, O MUNDO NÃO SE TRANSFORMA COM PACIÊNCIA E SIM COM ATITUDES, as frases que mais dizem a verdade sobre a paciência:

A paciência em muitos casos não é mais senão medo, preguiça ou impotência. Marquês de Maricá
Paciência: uma forma menor de desespero, mascarada de virtude. Ambrose Bierce

É isso ai pessoal, paciência e um abraço insubstituível a todos

Luiz Fernandes
Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC