sexta-feira, 13 de abril de 2012

03 - Marketing Pessoal ( Segunda Parte )





MARKETING PESSOAL
(segunda parte )
Quando falamos em Marketing Pessoal, muitos acham que é estar na moda, e não é bem por ai, o Marketing Pessoal vai mais além do que estar bem vestido, ele na realidade é a propaganda da sua imagem como um todo inclusive na internet nas redes sociais, motivo pelos quais estou repassando o assunto em duas partes, pois encontrei dois artigos que falam muito bem desse aspecto.

Como criar uma boa imagem nas redes sociais e se valorizar profissionalmente.

O mundo virtual também tem suas particularidades, regras de etiqueta e comportamento adequado. Não seguí-las ou cometer erros pode prejudicar sua reputação, principalmente, no ambiente corporativo.

O aumento de dispositivos móveis e acesso fácil a e-mail e redes sociais têm facilitado enganos e situações embaraçosas, fazendo com que as pessoas caiam em armadinhas, especialmente, no ambiente profissional.

No Brasil, 70% dos executivos já enviaram e-mail errado ou copiaram algum destinatário por engano, segundo pesquisa da Robert Half.

A pesquisa revelou também que 40% dos executivos brasileiros acreditam que a quebra de etiqueta no mundo digital prejudica “muito” a imagem do profissional e mais de 90% acreditam que afeta “pelo menos um pouco”.

       O estudo também apontou que 78,8% dos entrevistados entendem que a massificação do uso de aparelhos móveis contribuiu para o aumento da quebra de etiqueta no ambiente corporativo.

Já 92,4% dos entrevistados disseram que as redes sociais são “capazes de gerar negócios”, mas, em contrapartida, grande parte das pessoas não está preparada para utilizar essas ferramentas de forma profissional, sendo que um em cada três executivos já teve problemas com comportamento de funcionários nos sites de relacionamentos.

O estudo também apontou que mais 90% dos entrevistados possuem perfil na rede Linkedin, pelo viés profissional, e 85,5% deles utilizam a ferramenta para buscar emprego.

Segue abaixo algumas dicas elencada pela Robert Half para se comportar de forma adequada e evitar erros nas mídias sociais.

Facebook e redes similares:
Se usar redes sociais como Facebook, por exemplo, apenas adicione colegas de trabalho, clientes e chefes caso deseje manter uma abordagem profissional. Muitas vezes é melhor separar as coisas criando um perfil profissional e outro pessoal.

Fotos:
Caso utilize a rede social de forma profissional é aconselhável sempre incluir foto no perfil. Mas evite fotografias informais, a foto serve para confirmar se você é a pessoa que seu contato conhece.

Comentários:
Não esqueça que tudo o que você escreve nas redes sociais podem ser visto por outros colegas e usuários, ou seja, qualquer um de seus amigos, colegas de trabalho ou chefe podem ter acesso a fotos e links do YouTube, por exemplo.

Comentários:
Caso utilize o twitter para fins profissionais seja atencioso e agregue valor, compartilhando, por exemplo, links para vídeos ou artigos interessantes.

Encaminhe:
Valorize os comentários alheios no twitter, isso encoraja a discussão e mostra que você valoriza e escuta as outras pessoas.

Sites de networking profissional, incluindo LinkedIn:
O Linkedin, por ser uma rede profissional, tenha atenção redobrada. Evite postar assuntos triviais, busque ser uma referência.

Perfil:
Procure deixar o seu perfil atrativo preenchendo todas as informações, com histórico profissional, formação acadêmica, entre outros, evitando lacunas nas informações.

Solicitações:
Responda os pedidos de solicitações prontamente, se possível, em menos de 24 horas. A demora pode afetar sua imagem, pois nem todos têm paciência para esperar.

E-mail:
Também use o e-mail para responder prontamente e lembre-se de ter cuidado para não parecer indelicado com os destinatários.
Respostas:
Procure não deixar as pessoas esperando por você, especialmente no mundo corporativo. Tente responder todas as mensagens em menos de 24 horas. Caso não esteja disponível deixe um recado de ausência temporária.

Destinatários:
Sempre revise a lista de distribuição, um engano de destinatário pode trazer consequências ruins.

Seja claro:
Diga o que deseja de forma direta e clara, logo no início do e-mail se possível utilize tópico para facilitar a leitura.

Cuidado com o tamanho:
Encher a caixa de mensagem de alguém em função de grandes anexos é algo indelicado. Busque usar meios de compartilhamento pela internet ou outros artifícios que reduzam o tamanho da mensagem.
Aparelhos celulares são indispensáveis no mundo corporativo, mas tenha cuidado, pois eles podem revelar muito a seu respeito. No caso de reuniões evite ficar olhando o tempo todo no celular ou enviando mensagens. Se a situação pedir urgência, saia da sala pra responder mensagem ou fazer uma ligação.

Localização:
Muitas conversas feitas pelo celular são confidenciais, portanto, em ambientes públicos pense em quem poderá ouvi-lo. Assuntos delicados devem ser abordados em lugares privados.
Mensagens:
utilize mensagens instantâneas para conversas curtas, como enviar um endereço ou comunicar atrasos.
Fonte: informationweek.itweb.com.br
É isso ai pessoal, logo estaremos postando também um artigo sobre as falhas que cometemos e os perigos que corremos com o uso indevido da internet.

Um abraço insubstituível a todos

Luiz Fernandes
Fones (47) 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC


PACIÊNCIA É UMA GRANDE VIRTUDE, frase muito usada para mascarar a FALTA DE ATITUDE, não se constrói nada com PACIÊNCIA e sim com ATITUDES.


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