quinta-feira, 29 de março de 2012

06 - Pedro e seu Machado




Pedro e seu Machado


Olá Pessoal
Trago-lhes uma história muito conhecida, mesmo assim vale a pena reprisar pois um assunto que nunca sai de pauta, embora muitas vezes nos esquecemos disso, é sempre bom refletir sobre o tempo que deixamos passar sem nada a aprender e aproveitar....


Reflitam

Pedro, um lenhador, após um grande trabalho em uma área de desmatamento, se viu desempregado e após tanto tempo cortando árvores, entrou no corte!
A madeireira precisou reduzir custos...
Saiu, então, à procura de nova oportunidade de trabalho, seu tipo físico,porém, muito franzino, fugia completamente do biótipo de um lenhador, além disso, o machado que carregava era desproporcional ao seu tamanho.
 Aqueles que conheciam Pedro, entretanto, julgavam-no um ótimo profissional, em suas andanças, Pedro chegou a uma área reflorestada que estava começando a ser desmatada. Apresentou-se ao capataz da madeireira como um lenhador experiente.
E ele o era! O capataz, após um breve olhar ao tipo miúdo do Pedro e, com aquele semblante de selecionador implacável, foi dizendo que precisava de pessoas capazes de derrubar grandes árvores, e não de "catadores de gravetos", Pedro, necessitando do emprego, insistiu. Pediu que lhe fosse dado oportunidade para demonstrar sua capacidade, afinal, ele era um profissional experiente!
Com relutância, o capataz resolveu levar Pedro à área de desmatamento e só fez isso pensando que Pedro fosse servir de chacota aos demais lenhadores, afinal, ele era um fracote aos olhares dos demais lenhadores.

Pedro se postou frente a uma árvore de grande porte e, com o grito de "madeira", deu uma machadada tão violenta que a árvore caiu logo no primeiro golpe, todos ficaram atônitos!
Como era possível tão grande habilidade e que força descomunal era essa, que conseguira derrubar aquela grande árvore em uma só machadada?

Logicamente, Pedro foi admitido na madeireira e seu trabalho era elogiado por todos, principalmente pelo patrão, que via em Pedro uma fonte adicional de receita.

O tempo foi passando e, gradativamente, Pedro foi reduzindo a quantidade de árvores que derrubava, fato era incompreensível, uma vez que Pedro estava se esforçando cada vez mais, porém um belo dia, Pedro se nivelou aos demais e dias depois, encontrava-se entre os lenhadores que menos produziam...

O capataz que, apesar da sua rudeza, era um homem vivido, chamou Pedro e o questionou sobre o que estava ocorrendo.

Não sei, respondeu Pedro!

Nunca me esforcei tanto e, apesar disso, minha produção está decaindo.

O capataz pediu, então, que Pedro lhe mostrasse o seu machado, quando o recebeu, notou que o machado estava cheio de "dentes" e sem o "fio de corte", perguntou ao Pedro:

 Por que você não afiou o machado?

Pedro, surpreso, respondeu que estava trabalhando muito e por isso não tinha tido tempo de afiar sua ferramenta de trabalho, então o capataz ordenou que Pedro ficasse no acampamento e amolasse seu machado e só depois disso ele poderia voltar ao trabalho e assim Pedro fez o que lhe foi mandado.

Quando retornou à floresta, percebeu que tinha voltado à forma antiga: conseguia derrubar as árvores com uma só machadada.

A lição que Pedro recebeu cai como uma luva sobre muitos de nós,
ficamos preocupados em executar nosso trabalho ou, pior ainda, julgando que já sabemos tudo o que é preciso e deixamos de "amolar o nosso machado", ou seja, deixamos de atualizar nossos conhecimentos sem saber por que, perdemos posições em nossas empresas ou nos deixando superar pelos outros, em outras palavras, perdemos nossa potencialidade.

Muitos avaliam a experiência que possuem pelos anos em que se dedicam àquilo que fazem, mas se isso fosse verdade, aquele funcionário que aprendeu, em 15 minutos, a carimbar os documentos que lhe chegam às mãos, depois de 10 anos na mesma atividade poderia dizer que tem 10 anos de experiência.
Na realidade, ele tem 15 minutos de experiência repetida durante muitos anos.

A experiência não é a repetição monótona do mesmo trabalho e sim a busca constante de novas soluções, tendo coragem de correr os riscos que  possam surgir.

É "perder tempo" para afiar o nosso machado.
      

Por vezes deixamos de lado a busca por conhecimento pelo simples fato de acharmos que isso que desempenhamos já é suficiente ou que já sabemos tudo e só isso nos basta.
A busca constante pelo novo aprendizado é que nos faz adquirir conhecimento e experiência e isso é um exercício que devemos durante toda nossa vida, sob pena de ficarmos parado no tempo.

E você, demora muito para afiar seu machado?

É isso ai, faça igual nossa colaboradora Márcia Rodrigues (São Luiz – MA) envie suas histórias, comentários ou sugestões que estaremos publicando neste espaço.

Um abraço insubstituível a todos

Luiz Fernandes
Fones: 47 3345-2413 / 47 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC

PACIÊNCIA É UMA GRANDE VIRTUDE, frase muito usada para mascarar a FALTA DE ATITUDE, não se constrói nada com PACIÊNCIA e sim com ATITUDES.

terça-feira, 13 de março de 2012

05 - Papo Aranha




PAPO ARANHA

Vejam vocês como as coisas acontecem e nós, independente de função ou cargos muitas vezes defendemos causas ou fazemos comentários precipitados, sem analisarmos antecipadamente os efeitos que os mesmos podem causar, olhamos para causas próprias e esquecemos as causas maiores.

CASO UM

Dias atrás um professor da (UERJ) Universidade Estado do Rio de Janeiro, postou um comentário em uma rede social, com uma foto do seu holerite e uma foto do jogador Neymar com o respectivo salário, dizia o ilustre professor que era uma vergonha em um País igual ao nosso, uma pessoa sem graduação ter tal remuneração do jogador e ele um professor concursado, com graduação e pós-graduação e outros cursos preparatório tinha que viver com o salário que ganhava como professor.

Postei um comentário ao ilustre professor perguntando se ele sabia jogar futebol igual ao Neymar, é lógico que não sabia, pois se soubesse estaria jogando futebol, e com certeza o Neymar não teria as qualificações mínimas para dar aula no lugar do professor, disse a ele que estava focando o problema de forma errada, tanto o jogador quanto ele, batalharam por uma profissão e respectivos salários e cada um os negociou de forma diferente diante de suas qualificações e oportunidades, o próprio professor também comentou sobre desunião da classe, pois qualquer movimento acabavam em nada.

CASO DOIS

Outro comentário de uma professora também universitária, indignada postando a frase “ MORO EM UM PAÍS ONDE O TREINADOR DE FUTEBOL É CHAMADO DE PROFESSOR E O PROFESSOR É CHAMADO DE TIO, em minha opinião a professora também esta muito equivocada, pois um técnico de futebol estuda e tem graduação em educação física, portanto também é professor em qualquer área ligada ao esporte, disse a ela que também estava focando as pessoas erradas e fiz o mesmo comentário do caso, acima.

CASO TRES

Um professor de outra universidade também postou o salário dele e comparou com o salário dos deputados onde era gritante a diferença, sendo que o salário do deputado daria para pagar 36 professores, mas fui a fundo nesse caso e descobri que o referido professor estava descontente por não ter sido agraciado com um cargo na câmara, cargo este prometido por um candidato conforme o próprio professor comentou em um blog, percebe-se que se esse professor tivesse ganho a vaga pretendida ele não estaria defendendo a classe dos professores.

Agora, o surpreendente, desses três comentários, o CASO DOIS recebeu uma resposta de um aluno que expressou de sua forma, no mínimo uma realidade que não é assumida nem por professores e muito menos pelos políticos responsáveis pela educação, o teor do artigo postado pelo aluno é o seguinte:

Minhas Férias

Voltar às aulas já é chato, mas o pior é ter que fazer mais uma redação com este tema.
Pô,  professora, a senhora não tem imaginação?
Todo ano é a mesma coisa, aliás, ano passado eu repeti a redação do ano retrasado e a senhora nem percebeu.
A senhora precisa se reciclar, tentar umas abordagens novas, inclusive estou começando a entender por que é que chamam a senhora de “Tia”, com esse seu papo aranha, vai ficar para tia mesmo.

É desagradável ler isso de um aluno, mas mostra a realidade da educação no país, Honra, Ética, Respeito, Segurança, Educação, não é passageiro, isso é eterno e o principal de tudo isso é que os dois principais pilares da sociedade, Educação e Segurança estão delapidados, não podemos esperar muito de um povo onde o governo não valoriza SEGURANÇA e principalmente EDUCAÇÃO que é a base de tudo, a importância de um professor por exemplo na China é tamanha que o mesmo é reverenciado pelo próprio Imperador, mas ele, o professor também faz sua parte para merecer esse conceito.

É como costumo dizer tudo isso é questão de cultura, tem um programa na TV fechada que vocês devem conhecer The History, onde e veiculado uma publicidade que conta a história do Brasil no tempo do Império e como a corrupção corria solta e ele termina dizendo, " POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA, ESTA FADADO A COMETER OS MESMOS ERROS ", em um país onde o povo gastas o dinheiro do pão para expulsar um BBB da casa, onde briga, rouba e mata por CARNAVAL E TIME DE FUTEBOL, e por pura sacanagem votam nos TIRIRICAS DA VIDA, deixando os POLÍTICOS a vontade para fazerem o que bem entendem, fica fácil entender porque somos chamados de macacos e de país que não pode ser levado a sério.

É isso ai pessoal, o tema foge um pouco de nossas postagem mas no fundo tem um pouco do nosso dia a dia.

Mesmo assim fica a pergunta, você esta fazendo a sua parte e um pouco mais?
Ou será que o seu papo também é um PAPO ARANHA!

Um abraço insubstituível




Luiz Fernandes

Fones: 47 3345-2413 / 47 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC


PACIÊNCIA É UMA GRANDE VIRTUDE, frase muito usada para mascarar a FALTA DE ATITUDE, não se constrói nada com PACIÊNCIA e sim com ATITUDES.


04 - Autodesenvolvimento




AUTODESENVOLVIMENTO

Em minhas visitas nas empresas, ouço muitos comentários dos colaboradores, referente ao desinteresse das mesmas em patrocinar cursos de aperfeiçoamento e acabam responsabilizando a empresa por não terem mais conhecimento na área que atuam e até mesmo nas áreas básicas como:
· Relações Humanas
· Motivação Pessoal
· Marketing Pessoal.

Dizem eles sentirem a necessidade no seu dia a dia de cursos específicos, com ferramentas mais adequadas para cada situação na área de atendimento ao consumidor e principalmente atendimento com qualidade.

O nível de conhecimento e desenvolvimento de cada pessoa faz com que elas sejam diferentes umas das outras e isso tem diretamente influencia dentro de uma empresa, ao ponto de torná-las mais ou menos competitivas e procuradas pelos clientes, portanto o que torna uma empresa mais ou menos competitiva é o que chamo de influencia de desenvolvimento e envolvimento entre as pessoas que nela trabalham independente de cargo, pois isso vai dos diretores ao mais humilde dos colaboradores e para que isso aconteça existem algumas combinações de conhecimentos importantes e influencias que não podem ser desprezadas tais como:

· Experiência;
· Habilidades;
· Motivação;
· Responsabilidade;
· Comprometimento;
· Organização;
· Pró-atividade
· Sintonia com a missão da empresa;

Enfim, são algumas combinações básicas que de alguma forma tem influencias para quem trabalha em equipe e principalmente para quem trabalha com público, chamo de influencia todo conhecimento que você tem e que vai gerar uma capacidade de influenciar amigos, a equipe e até mesmo os clientes, mas o que mais chama a atenção nisso tudo é a forma como as pessoas colocam seus destinos profissionais nas mãos das empresas, como coisa que as empresas sejam responsáveis pelo desenvolvimento profissional de cada colaborador.

É lógico que as empresas têm interesses em profissionais de qualidade e para isso envolve cada um com aprendizado especializado e direcionado a cada atividade especifica, seria quase que uma obrigação das empresas focarem este assunto para estarem com equipes qualificadas e focadas em seus objetivos.

Mesmo assim fica uma pergunta:

Quem é responsável pelo seu desenvolvimento individual?

A maioria entende serem as empresas onde trabalham.
Errado.

O maior responsável por seu desenvolvimento em todos os sentidos é você mesmo, isso é uma responsabilidade que não podemos delegar ou cobrar de ninguém, essa é uma visão ultrapassada, digo isso com convicção, pois é difícil você ver as pessoas fazendo cursos para melhorarem seus conhecimentos tanto pessoais quanto profissionais que não sejam custeados pelas empresas, já que você é o maior interessado, invista em treinamentos, qualifique-se.

Toda empresa investe de alguma forma para estar na mídia, ser vista, reconhecida, conosco não é diferente, também somos empresas, vamos investir em nós para termos melhor conhecimento, sermos lembrados, sermos reconhecidos e assim procedendo nossas chances de sucesso serão maiores, portanto não espere para aprender e melhorar seu conhecimento, a música de Geraldo Vandré já diz:

Vem vamos embora,
Que esperar não é saber,
Quem sabe faz á hora;
Não espera acontecer;

Só depende de você e se depende de você tá esperando o que?

É isso ai pessoal, fique a vontade para enviarem seus e-mails comentando este assunto.

Um abraço insubstituível a todos




Luiz Fernandes

Fones: 47 3345-2413 / 47 8401-3411

88385-000 - PENHA - SC

PACIÊNCIA É UMA GRANDE VIRTUDE, frase muito usada para mascarar a FALTA DE ATITUDE, não se constrói nada com PACIÊNCIA e sim com ATITUDES.


03 - Qualidades e Defeitos





QUALIDADES E DEFEITOS

      Conta uma lenda indígena que em uma época distante, bem no inicio da vida, a aldeia vivia em desarmonia e muitos desentendimentos entre os índios, então certo dia o deus do conhecimento visitou a aldeia para mostrar á eles como deveriam viver e serem mais amistosos uns com os outros e para isso deveriam conhecer-se melhor e aprenderem a conviver em grupo e assim viverem em harmonia entre si e levarem uma vida melhor.

      Ao partir, o deus do conhecimento deixou em uma das tendas grande poção de QUALIDADES e grande poção de DEFEITOS, cada um deveria usá-las com sabedoria para entenderem a si mesmo e aos outros, e então seriam felizes.

      Como os índios viviam em constantes mudanças colocaram as QUALIDADES em várias bolsas e os DEFEITOS em outras. Ao partir cada índio passou na tenda do chefe para pegar sua bolsa da qual não deveriam jamais se afastarem, porém observaram que o chefe já tinha suas duas bolsas, uma com as QUALIDADES a sua frente e outra com os DEFEITOS a suas costas,e por ser o chefe, todos os índios entenderam que deveriam segui-lo e assim o fizeram, todos colocaram a bolsa com as QUALIDADES a sua frente e bolsa com os DEFEITOS nas costas, prontos, partiram para a viagem.

      Chegando ao lugar determinado, acamparam por um período, porém a desarmonia continuou entre eles, e assim passaram-se várias luas sem qualquer mudança até que o Page da tribo em uma de suas danças recebeu uma mensagem do deus do conhecimento pedindo para que olhasse a forma como carregavam as poções das QUALIDADES e os DEFEITOS, pois carregavam uma bolsa com as QUALIDADES a sua frente, sabiam tudo sobre elas e eram soberbos, orgulhosos e prepotentes, mas não sabiam sobre seus DEFEITOS, pois carregavam a bolsa com DEFEITOS a suas costas e assim para qualquer lado que fossem sempre estariam vendo as costas dos outros, consequentemente os DEFEITOS dos outros e nunca viam as QUALIDADES dos outros e muito menos seus próprios defeitos.
      Então o deus do conhecimento orientou o Page para que instruísse os índios para usarem as duas poções na mesma bolsa e na sua frente, onde conseguiriam ver suas QUALIDADES e DEFEITOS e também as QUALIDADES e DEFEITOS dos outros, então o Page marcou uma reunião para transmitir a mensagem aos índios da tribo.

    Infelizmente o Page veio a falecer antes de transmitir sua mensagem e a mesma acabou sendo transmitida por seu filho que era um índio comum da tribo, sua mensagem foi ouvida por poucos da tribo, pois ele não era o Page e não tinha conhecimento para isso segundo os demais índios, assim os poucos que ouviram a mensagem e resolveram obedecer acabaram encontrando o caminho certo e passaram a viver em harmonia com seu grupo e fazer novas amizades com grupos de outras tribos.

    Como a mensagem verdadeira foi transmitida por alguém sem conhecimento na tribo, até os dias de hoje existe essa desarmonia entre os homens, fala muito de suas QUALIDADES e omite seus DEFEITOS.

Hoje em dia em pleno século XXI continuamos vendo bons profissionais sendo marginalizados por não terem uma graduação ou não serem tão jovens, esquecendo-se do quanto de conhecimento pode ser utilizado e da vivencia que esses profissionais possuem, o pior de tudo é que a maioria desses profissionais são entrevistados por profissionais graduados em faculdades nas mais variadas áreas, porém continuam carregando suas bolsas de QUALIDADES a sua frente e a bolsa com os DEFEITOS a suas costas.

Como você carrega a poção de QUALIDADE e DEFEITOS?

Na sua empresa tem alguém carregando a poção de forma errada?

É isso, nada melhor do que pequenas histórias para exemplificar e nos mostrar como devemos conduzir nossas vidas para vivermos melhor, tanto particular quanto profissional.

Um abraço Insubstituível




Luiz Fernandes

Fones: 47 3345-2413 / 47 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC

PACIÊNCIA É UMA GRANDE VIRTUDE, frase muito usada para mascarar a FALTA DE ATITUDE, não se constrói nada com PACIÊNCIA e sim com ATITUDES.



02 - Confiança e Autoconfiança





CONFIANÇA e AUTOCONFIANÇA

Gostaria de fazer um comentário sobre CONFIANÇA e AUTOCONFIANÇA e o risco que corremos se não soubermos dosá-las, pois tudo em demasia é prejudicial.
Segundo o dicionário:

CONFIANÇA – é quando cremos na honestidade de alguém,  ter confiança em alguém ou demonstramos ser confiáveis para alguém.

AUTOCONFIANÇA é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa, resumindo é ter confiança em si próprio.


Os dois, CONFIANÇA” e “AUTOCONFIANÇA não são vendidas em um estabelecimento comercial ou muito menos se ensina, na realidade você as conquista com suas atitudes, determinação e dedicação tanto pessoal como profissional.


Muitas pessoas confundem essas duas palavras, porém devemos cuidar para não o fazermos e também não nos excedermos, na realidade tudo em demais não é benéfico e nos traz problemas, vou tentar explicar melhor.

A CONFIANÇA

Ao observar o comportamento de alguém, somos capazes de identificar os valores que determinam por que as pessoas se comportam de uma determinada maneira, portanto, quando digo que confio em alguém, estou querendo dizer que:

a) pertencemos à mesma comunidade de valores.
b) sei que ele estará tão orientado para atender os meus interesses quanto eu próprio estaria se estivesse no lugar dele.
c) Não necessito negociar qualquer situação.

Portanto quando esta sintonia existe, as pessoas não negociam: elas são capazes de entregar um cheque em branco e assinado, as negociações são uma determinante da confiabilidade no próximo ou não.

Assim, a quantidade e a freqüência das negociações podem ser indicadores de que nem tudo vai bem, se a oportunidade de negociar pode ser um indício de um bom relacionamento confiavel, democrático e igualitário, podemos dizer que o excesso de negociações é um indicador seguro da falta de confiança, porque quando eu confio totalmente, não negocio.

AUTOCONFIANÇA

O termo autconfiança que é típico da literatura terapêutica e de autoajuda, é muitas vezes usado como sinônimo de autoestima e de autoaceitação, por isso mais um cuidado com a imterpretação correta.

Uma análise mais detalhada de seu uso mostra, no entanto, que autoconfiança refere-se sempre à competência pessoal, enquanto autoestima é um termo mais amplo.

Também "autoaceitação" possui um uso próprio mais restrito e está mais relecionado com o conceito de "aceitação incondicional" da abordagem centrada na pessoa.

O desenvolvimento da autoconfiança começa na infância, entendemos que uma educação super protetora ou autoritária dada pelos pais pode resultar em filhos inseguros e despreparados para assumir responsabilidades, pais que permitem que as crianças expressem suas próprias opiniões e desejos estimulam o desenvolvimento da capacidade de decidir com confiança.

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas, o que realmente existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles, quem confia em si mesmo, não desiste dos seus projetos, muito pelo contrário, contagiam outros a acreditar neles.

Em suma, a autoconfiança é necessária em tudo que fazemos. Na profissão, nos relacionamentos ou em qualquer outra situação nada nos motivará melhor que a nossa própria convicção de que podemos ser ou fazer algo.

É isso ai, espero ter de alguma forma, contribuído para entendermos melhor o significado de CONFIANÇA e AUTOCONFIANÇA.

Um abraço insubstituível a todos




Luiz Fernandes

Fones: 47 3345-2413 / 47 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC

PACIÊNCIA É UMA GRANDE VIRTUDE, frase muito usada para mascarar a FALTA DE ATITUDE, não se constrói nada com PACIÊNCIA e sim com ATITUDES.




segunda-feira, 12 de março de 2012

01 - Oração




ORAÇÃO

A ORAÇÃO QUE CAUSOU CONTROVÉRSIA.... 


Uma boa leitura a todos...
 
Quando se pediu ao reverendo Joe Wright que fizesse a oração na sessão de inauguração da 'Kansas House of Representatives', no Senado de Kansas, todos esperavam  uma oração ordinária, mas isto foi o que todo escutaram:

Senhor, viemos diante de Ti neste dia para Te pedir  perdão e para pedir a tua orientação.
Sabemos que a tua Palavra disse: “Maldição para àqueles que chamam bem ao que está mal”, e é exatamente o que temos feito.  

            Temos perdido o equilíbrio espiritual e temos mudado os nossos valores. 

Temos explorado o pobre e temos chamado a isso "sorte".
Temos recompensado a preguiça e chamamo-la de "Ajuda Social".
            Temos matado os nossos filhos que ainda não nasceram e temo-lo chamado “a livre escolha".
            Temos abatido os nossos condenados e chamamo-lo de "justiça". 

Temos sido negligentes ao disciplinar os nossos filhos e chamamo-lo “desenvolver a sua auto-estima”. 
Temos abusado do poder e temos chamado a isso: "Política".
            Temos cobiçado os bens do nosso vizinho e a isso temos chamado "ter ambição".
            Temos contaminado as ondas de rádio e televisão e internet com  muita grosseria e pornografia e temo-lo chamado "liberdade de expressão".
Temos ridicularizado os valores establecidos desde há muito tempo pelos nossos ancestrais e a isto temos chamado de "obsoleto e passado". 

Oh Deus!, olha no profundo dos nossos corações; purifíca-nos e livra-nos dos nossos  pecados. 

Amém.

 A reação foi imediata.

Um Parlamentar abandonou a sala durante a oração, três outros criticaram a oração do Padre classificando-a como “uma mensagem de intolerância”.

Durante as seis semanas seguintes a Igreja “Central Catholic Church”,
onde trabalha o sacerdote Wright, recebeu mais de 5.000 chamadas telefônicas, das quais só 47 foram desfavoráveis, esta Igreja recebe agora petições do mundo inteiro, da Índia, África, Ásia, para que o pároco Wright ore por eles.

 O comentarista Paul Harvey difundiu esta oração na sua emissão de rádio “The Rest of the Story”, (O Resto da História), e recebeu um acolhimento muito mais favorável por esta emissão, que por qualquer outra.

                    ----------------------xxxx-------------------------
Recebi essa mensagem de uma amiga que tem colaborado com assuntos para nosso blog, achei interessante e apropriada, principalmente a afirmação abaixo, por isso estou repassando ao amigos.

 Se não temos o valor de nos mantermos firmes nas  nossas convicções, então cairemos diante de  qualquer outro argumento, ou inimigo. 

COLABORAÇÃO: MARIA HELENA PETERMANN – BLUMENAU-SC
  
Um abraço insubstituível 


Luiz Fernandes

Fones: 47 3345-2413 / 47 8401-3411

88385-000 - PENHA - SC


PACIÊNCIA É UMA GRANDE VIRTUDE, frase muito usada para mascarar a FALTA DE ATITUDE, não se constrói nada com PACIÊNCIA e sim com ATITUDES.