sábado, 18 de fevereiro de 2012

04 - Treinamento é tudo


TREINAMENTO É TUDO

É impressionante como a maioria dos profissionais de qualquer área que tenha contato direto ou indireto com o público, inclusive empresários não vejam o TREINAMENTO, como uma ferramenta de vital importância para seus negócios e se vejam não as aplicam, muitos profissionais e empresários acham que atender bem se resolve com um belo sorriso ou com funcionárias bonitas, nada contra, até ajudam, na realidade a preocupação é com o que vão gastar com TREINAMENTO do que com a melhoria pessoal e profissional que vão ganhar com este TREINAMENTO, no caso especifico, QUALIDADE NO ATENDIMENTO.
 Todo TREINAMENTO, por mais completo e adequado que seja não surtira efeito se as pessoas envolvidas não estiverem realmente voltadas para esta finalidade, costumo dizer ao encerramento de cada curso que não dispomos de uma poção mágica para pulverizar sobre os participantes e eles saírem do evento fazendo mágicas.
O que ocorre na realidade é que os verdadeiros mágicos são os participantes, lhes é ensinado a fazerem a poção mágica e cabe a cada um deles saber os ingrediente a hora certa de fazer e aplicar suas mágicas, temos observado em nossas próprias pesquisas que não conseguimos agradar a todos, e não seria diferente, pois o que é novidade para um não é para outro, o que deve ser levado em consideração é que mesmo sabendo de uma história com o passar do tempo caímos na rotina, a grande inimiga da maioria dos profissionais,  então uma reavaliação por mais que se saiba é recomendável, seja qual for a atividade profissional.

Em 1975, a Globo lançou uma novela chamada “Grabriela, cravo e canela” , tempos depois, tinha palestrante usando o chavão da novela em suas palestras para definir o “ funcionário com síndrome de Gabriela “,  ele pensava e agia assim:

 “ EU NASCI ASSIM;  EU CRESCI ASSIM;  EU VIVI ASSIM;  VOU MORRER ASSIM;
 GABRIELA “

Esse era o perfil dos funcionário que não gostava de fazer um curso ou assistir uma palestra, ele já sabiam tudo, inclusive incentivava  os colegas a não participarem de palestras ou cursos, mas era o primeiro a reclamar  quando um colega era promovido ou tinha um aumento de salário.
Eu já estou a tanto tempo na empresa e nunca me deram uma oportunidade, tudo uma turma de puxa saco e vai por ai o rosário de reclamações.

Meses atrás assisti uma palestra e lá pelas tantas o palestrante perguntou aos  participantes ( 450 ) se conheciam o funcionário GABRIELÃO, o pessoal deu boas risadas e ele prosseguiu, o Gabrielão é o cara...  ele pensa e age assim:


“ EU NASCI ASSIM;  EU CRESCI ASSIM;  EU VIVI ASSIM; VOU MORRER ASSIM;
 GABRIELA “

Ele é o tipo de colaborador que não gosta de fazer um curso ou assistir uma palestra,  pois já sabe tudo, inclusive incentiva  os colegas a não participarem,  mas é o primeiro a reclamar  quando um colega com mais conhecimento é promovido, é assim mesmo já estou tanto tempo na empresa e nunca me deram uma oportunidade, tudo uma turma de puxa saco e vai por ai o rosário de reclamações.

Vejam que já se passaram 37 anos, de quando ouvi esse chavão pela primeira vez e apesar de toda tecnologia a história continua a mesma e pelo visto as atitudes não mudaram, então o poder de fazer a mágica acontecer esta dentro de cada um de nós, devemos aproveitar esses momentos pois sempre aprendemos algo, principalmente nas conversas e troca de informações entre os participantes.
Nenhum investimento é caro se você souber aplicar, investir e estar constantemente se atualizando é a regra, é assim que funciona.

Então surgem as duvidas quanto ha eficiência dos cursos e o retorno do investimento, mas observem como é fácil encantar um cliente e na maioria das vezes são pequenos detalhes que fazem uma diferença enorme.

Outro dia marquei uma consulta e entendi que o horário seria as 9:30 horas, no dia e horário marcado estava lá, para surpresa minha a secretária me informou que meu horário era as 8:30 horas e que teríamos que remarcar novamente, enfim acabou criando um certo desconforto que logo foi solucionado perfeitamente, então comentei com a secretária, veja você como tudo isso poderia ter sido evitado e você me deixaria encantado, se tivesse me telefonado meia hora antes fazendo um lembrete sobre meu horário de consulta, entende o que digo.

Muitas vezes imaginamos ou criamos obstáculos ao nosso dia a dia simplesmente por puro comodismo ou seguir rotina, devemos cuidar para que nosso dia a dia não vire rotina, geralmente a conquista de um cliente é questão de detalhes.

EXERCITE SUA PRÓ-ATIVIDADE, ISSO VAI LHE RENDER LUCROS

É isso ai pessoal, fique a vontade para enviarem seus e-mail e comentarem ste assunto ou enviarem material para ser publicado.

Um abraço insubstituível a todos

Luiz Fernandes
Fones: 47 3345-2413 / 47 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC

03 - Educação vem de Casa



EDUCAÇÃO VEM DE CASA

Outro dia tropecei em um  estranho que passava e lhe pedi perdão.
Ele respondeu:
Desculpe-me, por favor, também não a vi.
Fomos muito educados, nos despedimos e seguimos nossos caminhos, mais tarde, eu estava em casa cozinhando e meu filho estava muito perto de mim, ao me virar esbarrei nele, imediatamente gritei com ele, que retirou-se muito sentido, sem que eu notasse quão dura que lhe falei.
Ao me deitar, uma voz dentro de mim martelava minha cabeça: “ você tratou a um estranho de forma cortês, mas destratou o filho que você ama, vá a cozinha e irá encontrar umas flores no chão, perto da porta, são as flores que ele cortou e te trouxe: rosas, amarelas e azuis.
Estava calado para te fazer uma surpresa e você não teve calma e nem viu as lágrimas que chegaram a rolar de seus olhos.
Me senti miserável e comecei a chorar,  suavemente me aproximei de sua cama e lhe disse:
Acorde querido! Acorde!
São estas as flores que você cortou para mim?
Ele sorriu e disse:
Eu as encontrei junto de uma árvore, e as cortei, porque são bonitas
iguais a  você.
Filho, sinto muito pelo que disse hoje, não devia gritar com você.
Ele respondeu:
Está bem mamãe, te amo de todas as formas.

Venho observado por algum tempo, que em nome de um falso status no nível social, os pais estão literalmente jogando a responsabilidade da educação de seus filhos nas mãos de professores, babas e governantas e quando as coisas saem erradas culpam esses profissionais por falharem na educação de seus filhos.
Conheço casais que vejam seus filhos por um breve momento nos fins de semana e mesmo assim não contentes com algumas atitudes dos filhos chamam as pessoas responsáveis e cobram mais austeridade dos mesmos.
Vejo muitos pais levarem seus filhos de 14,15,16 anos a danceterias e show musicais e voltarem de madrugada para pegá-los, mas não fazem o mesmo para levarem a uma igreja, pais que chegam a comprar preservativos para que seus filhos se relacionem dentro de suas casas para sentirem-se seguros e tantas outras situações hilárias, particularmente nada contra, mas uma completa inversão de valores em nome dos tempos modernos, será mesmo?
Sou do tempo em que ao terem filhos os pais só saiam se pudessem levar seus filhos, pois não os deixavam com ninguém muito menos a educação que era severa, palavras como, sim senhor, não senhor, a benção pai, a benção mãe eram obrigatórias mostrando o nível da educação e respeito ao próximo, hoje o pai, mãe, seja quem for são tratados iguais, tu, cara, meu.
Nas escolas ensinavam Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política do Brasil, o hino Nacional e o hino a Bandeira não podiam faltar, antes de iniciar as aulas a oração era obrigatório, e hoje?
Em nome dos tempos modernos, na era da informatização, globalização esses conceitos vão caindo de moda e Educação, Respeito, Honestidade como fica?

Entenda que se você morrer amanhã, em questão de dias os amigos, a empresa onde você trabalha cobrirá seu lugar, porém, a Família que deixamos sentirá a perda pelo resto da vida, pense um pouco mais em sua Família, sem percebermos geralmente nos entregamos mais ao trabalho e vida social do que a nossa Família..
Será que não é uma inversão pouco inteligente?
Então, o que há por trás desta história?
Você sabe o significado de Família em inglês?

F A M I L Y:
"Father And Mother I Love You"
(Papai e Mamãe, eu os amo)

É isso ai, agora é só fazer uma boa reflexão e ver onde estamos errando e seguir em frente.

Um abraço insubstituível


Luiz Fernandes
Fones: 47 3345-2413 / 47 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC

Colaboração de Maria Helena Petermann, faça igual a Maria Helena, conte suas história aqui em nosso blog para que outros a conheçam.

02 - Ecos da Vida



ECOS DA VIDA


Filho e pai caminhavam por uma montanha, quando de repente, o menino cai, machuca-se e grita:Ai!Para sua surpresa, escuta sua voz se repetindo em algum lugar da montanha:Aiiiiiiiiiiiiiiiiii!
Curioso, o menino pergunta:

Quem é você?
Recebe uma resposta:Quem é vocêêêêêêê?
Contrariado grita:
Seu covarde!
Escuta como resposta:Seu covardeeeeeeeeeee!
O menino olha para o pai e pergunta, aflito:
O que é isso pai?
O pai sorri e diz:

Meu filho, preste atenção, então o pai grita em direção a montanha:
Eu admiro você!
A voz responde:Eu admiro vocêêêêêê!
De novo o pai grita:
Você é um campeão!
A voz responde:Você é um campeãooooooooo!
O menino fica espantado, não entende, e o pai explica:
As pessoas chamam isso de ECO, mas na verdade, isso é a VIDA.
A vida lhe dá de volta tudo o que você fala, o que você deseja de bem ou mal para os outros.

Nossa vida é simplesmente o reflexo de nossas ações, se você quiser mais amor, compreensão, sucesso, harmonia e felicidade, crie mais amor, compreensão, harmonia e felicidade no seu coração,se agir assim a vida lhe dará felicidade, sucesso e o amor das pessoas que o cercam.

Uma história simples, mas um bom exemplo que reflete nossa realidade nos dias atuais, tanto em nossas vidas particulares quanto profissionais e isso nos sugere uma reflexão de nossas atitudes em relação a família, aos amigos, aos colegas de trabalho, ao desempenho e qualidade de nosso serviço e atendimento aos clientes.

Pois profissionalmente o vale de onde ecoará nossas atitudes serão os clientes e colegas de trabalho.

Em nossa vida social esse eco virá dos amigos.

Em nossa vida como um todo esse eco forte e revigorante virá da família que é a base de tudo.

E você, esta agindo como?

Um abraço insubstituível a todos e continue participando

Luiz Fernandes
Fones: 47 3345-2413 / 47 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC

Carmelita Fernandes
Essa é a colaboradora que nos enviou essa mensagem e que tem muito de verdade em relação com o que ocorre em nossos dias atuais.

01 - Amigo, obrigado ou Amigo obrigado ?




AMIGO, OBRIGADO    ou    AMIGO OBRIGADO?

Pois então, quanto tempo nos conhecemos, também isso não importa, você sabe o quanto me é prazeroso conversar ou trocar mensagens com você, muitas vezes procuramos um culpado ou um motivo para nosso silencio em relação a falta de comunicação ou a pouca comunicação entre os amigos que por um motivo ou outro não se vejam obrigatoriamente todos os dias, seja física ou virtualmente, mas isso também não quer dizer que ele esteja de todo esquecido, vejo simplesmente como uma circunstancia do momento que cada um atravessa.

Estava lendo um comentário de um amigo no facebook, onde ele reclamava dos amigos que o criticam por alguns artigos que ele postava, e que aqueles que não gostassem, que o deletasse, comentei com ele que na realidade não é bem assim o processo, pois quando as pessoas se expões em qualquer meio emitindo suas opiniões sobre outras pessoas ou comentários efetuados, deve entender que também estará exposta ao mesmo tipo de comentário sobre suas opiniões, na realidade não são as pessoas que tem que deletá-lo, você é quem deve sair do meio em que esta ou  parar e emitir opinião sobre os outros, pois querendo ou não isso é uma via de mão dupla, você estaria no mínimo sendo muito presunçoso em querer comentar ou criticar sobe as pessoas mas não permite que façam o mesmo com você.

Principalmente quando isso ocorre entre amigos e nesse caso especifico suas postagens deste amigo, o direito aos amigos de comentarem suas postagem ou qualquer outro assunto foi concedido por você a partir da hora que tornou-se amigo da pessoa.
É essa liberdade que valoriza e faz com que uma amizade seja verdadeira, mesmo virtual, não é o simples fato de mandar uma mensagem coletiva pedindo o retorno ou não permitindo comentários sobre você  que vai provar que existe amizade entre as pessoas, esse é meu pensamento.

Hoje observamos um número enorme de pessoas que em nome da amizade se expõe e pior ainda, expõem seus filhos e netos, sobrinhos e te amigos nestes sites de relacionamentos postando fotos de tudo o que ocorre, é muito bonito, mas acabam esquecendo o perigo que estão se expondo e expondo os parentes e amigos, depois reclamam quando sofrem assaltos ou seqüestros, existem outros meios de nos comunicarmos com amigos e parentes e mandar fotos sem a necessidade de exposição em publico e continuarmo sendo bons amigos.

Amigo ou amizade é na verdade um relacionamento que envolve emoções e como tal, qualidades e defeitos estão no pacote essa é a verdadeira química para tal ocorrência, entendo que a partir do momento que você tenta mudar uma pessoa quebra o encanto que motivou o relacionamento e passamos ter um relacionamento robotizado.

Devemos ter cuidados especiais para preservar uma boa amizade e para que isso ocorra devemos  constantemente rever algumas atitudes e nos questionar: “ AMIGO, OBRIGADO ou AMIGO OBRIGADO”.

Um abraço insubstituível

Luiz Fernandes
Fones: 47 3345-2413 / 47 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC

o motivo deste artigo deve-se a um e-mail que recebi com o assunto " SE É MEU AMIGO REENVIE E ME DEVOLVA, SE NÃO DEVOLVER NÃO MANDO MAIS NADA.