segunda-feira, 31 de outubro de 2011

05 - BOM DIA AMARELINHO

BOM DIA AMARELINHO
Bom dia na areia é lição de vida


Colaboração enviada por nossa amiga: SALETE KUSTER – PRESIDENTE DA AÇÃO SOCIAL DE GUARAMIRIM, obrigado SALETE, isso só vem provar que nem tudo esta perdido, continue colaborando.



 
OBS: reportagem no jornal santa de hoje, vale a pena ler :)


Sob o sol do início da primavera, garis dividem-se para limpar a Praia Central de Balneário Camboriú, na altura da Rua 2.000, um deles usa o rastelo e o sorriso largo para fazer mais do que o próprio trabalho.
 Todas as manhãs, ele escreve na areia um enorme bom dia. Encontrá-lo foi questão de minutos. A simpatia o denuncia.
Em meio a um grupo de idosos que praticavam atividades físicas à beira mar, lá estava Martins. Sorrindo, trabalhava e ganhava elogios pela arte recém traçada.

Eu escrevo para animar.
Às vezes vejo pessoas tristes pelos bancos da praia e acho que dessa maneira posso ajudar — conta o simpático homem de 45 anos.
O artista encanta quem mora nos arranha-céus da Avenida Atlântica e aos que visitam a orla. Os freqüentadores mais assíduos já o batizaram de Amarelinho, inspirados na cor do uniforme que ele usa para trabalhar:

— Até os moradores dos prédios já me conhecem.
De vez em quando um grita lá de cima "bom dia Amarelinho".

A cena também interrompe o passo sem pressa da moradora de Londrina (PR) Maria de Lourdes. De férias, ela caminhava com o olhar vago em direção ao mar quando encantou-se pelo bom dia de Martins. Feliz, seguiu em direção ao gari e o abraçou.
Achei fantástico.
Eu li o bom dia em vários pontos da praia e fiquei imaginando quem seria a pessoa que fez isso, com certeza este homem ama muito a vida — opina emocionada.
Esta atitude rendeu ao gari novas amizades.
Para o comerciante, Lauro de Menezes Andrade, 38 anos, Martins é um exemplo, ele não ganha nada a mais para escrever o bom dia na areia. Daí a gente para pensar né?
Tem dias que acordamos e nem damos bom dia para quem mora com a gente. Para mim foi uma lição revela.
Lição que não será esquecida pela moradora de Balneário Camboriú, Solange Mello, 65. No dia em que conheceu Martins, na Praia Central, até o humor mudou, que coisa mais linda isso que ele faz.
Que criatura iluminada.
Com certeza o dia fica melhor. Fica um bom dia — disse sorrindo, depois de cumprimentar o gari.

VIVA A VIDA DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL, É O QUE VOCE TEM DE MELHOR VALOR HOJE, AJUDANDO, RINDO, BRINCANDO, CONTRIBUINDO PARA QUE OUTROS POSSAM TAMBEM SORRIR E TER UM BOM DIA!
BOM SABER QUE EXISTEM PESSOAS ASSIM AINDA... SEMPRE DE BEM COM A VIDA.
ESTE É UM BOM EXEMPLO A SER SEGUIDO, POIS ALÉM DE MELHORAR O DIA DO PRÓXIMO, COM CERTEZA IRA MELHORAR O SEU.
UM GESTO PEQUENO E TÃO SIMPLES MAS DE GRANDE VALOR PARA O DIA DE QUEM O FAZ E TAMBÉM PARA QUEM O RECEBE.

Tenha sempre um bom dia!!!

Um abraço insubstituível

Luiz Fernandes
Fones: 47 3345-2413 / 47 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC


========================================================================

MAIS ALGUMAS FOTOS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS COLABORADORES DA REDE DE SUPERMERCADOS  SUPER ZONI - SETE SETEMBRO - GASPAR, NO CURSO " QUALIDADE NO ATENDIMENTO " PARABÉNS A DIRETORIA E AOS PARTICIPANTES.
OBS: AQUELES QUE  CHEGAM TARDE, PERDEM O MOMENTO DA FOTO, NÃO CHEGUE TARDE NA PRÓXIMA, A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA.








FOTOS DA INTERAÇÃO DO GRUPO, ESSA UMA DAS DIFERENÇA DE NOSSO CURSO ONDE O COLABORADOR SENTE-SE A VONTADE EM SEU PRÓPRIO LOCAL DE TRABALHO 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

04 - GENTILEZA GERA GENTILEZA.....

Gentileza  gera  gentileza!

Conta-se uma história de um empregado de uma frigorifico na Noruega. Certo dia ao término do trabalho, foi inspecionar a câmara frigorífica e inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro da câmara.


Bateu na porta com força, gritou por socorro mas ninguém o ouviu, todos já haviam saído para suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo, já estava quase cinco horas preso, debilitado com a temperatura insuportável.


De repente a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida, depois de salvar a vida do homem, perguntaram ao vigia:
Porque foi abrir a porta da câmara se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho?

Ele explicou:

Trabalho nesta empresa há 35 anos, centenas de empregados entram e saem aqui todos os dias e ele é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair.

Hoje pela manhã disse “Bom dia” quando chegou.
Entretanto não se despediu de mim na hora da saída.
Imaginei que poderia ter-lhe acontecido algo, por isso o procurei e o encontrei... 

Essa pequena história, leva-nos a fazer uma grande reflexão sobre nosso comportamento nos dias atuais, não importa nossa posição na família, na sociedade ou na empresa, será que estamos realmente ligados com o que acontece a nossa volta?

Deixo duas perguntas para reflexão:

Será que você salvaria alguém?
Ou, será que alguém lhe salvaria?



================================================================================

Colaboradores REDE SUPER ZONI, recebendo treinamento do curso QUALIDADE NO ATENDIMENTO, apresentado pela CONSULTORIA  LJF TRAINING, parabéns aos participantes e sucesso.


domingo, 2 de outubro de 2011

03 - A IMPORTÂNCIA DE OUVIR

A importância de ouvir

Não vou comentar nada pois o artigo fala por si só, espero que tenham uma boa leitura e reflexão sobre o assunto.

No dia 12 de agosto de 2000, um acidente com o submarino nuclear russo chocou o mundo. O submarino Russo Kursk, afunda com mais de 118 tripulantes. Poucas horas após o submarino ter afundado, algumas batidas no casco são ouvidas, mas que em pouco tempo cessam. A 108 metros de profundidade, qualquer barulho que os sobreviventes tentassem fazer, de nada adiantaria. Ninguém os ouviria.

O fim desse episódio nós conhecemos bem.

Gostaria de comparar esse infeliz e trágico acidente com o que acontece com muitas empresas. Em muitos casos, os funcionários batem freneticamente no casco, tentando chamar à atenção para algo que não está bem. Assim como aconteceu no Kursk, ninguém os ouve. Da mesma maneira, muitas corporações poderosas naufragaram em mares vermelhos, sem possibilidade de resgate.

Como num submarino, uma corporação, é na verdade, uma grande equipe, onde a hierarquia é bem definida e todos os seus membros são considerados importantes; cada um tendo uma função, e todos juntos fazem a empresa seguir em frente. Para navegar em “oceano azul” não basta ser grande, é preciso ser eficiente. Basta que um dos membros se torne negligente, ou sem compromisso, para que os estragos comecem a surgir. Segundo especialistas, é provável que o Kursk tenha afundado por falha humana. Alguém foi negligente.

Bastou que apenas um funcionário do Banco francês Société Générale, se tornasse negligente, para levar à falência um banco outrora rico e próspero. Parece que ninguém deu ouvidos às batidas no casco. Segundo Peter Drucker, a grande maioria dos problemas dentro das empresas, ocorre não por falha humana e sim por má comunicação interna.

Uma das maneiras de se conseguir eficiência é quando os líderes se dispõem a ouvir seus subordinados ou colaboradores.
 
As empresas poderiam ser mais eficientes e ágeis, se dessem mais atenção àquilo que seus subordinados estão falando.

“Os chefes sábios fazem boas perguntas, escutam e pedem ajuda.” ─ ─ Robert Sutton

Infelizmente, ouvir não é uma tarefa concebida e executada em muitas empresas. Muitos líderes com seus egos inflados não dão muita importância às opiniões de seus subordinados. Acreditam que são auto-suficientes e independentes. Claro que existem corporações que vão sobrevivendo dessa maneira. As batidas no casco são ignoradas sistematicamente. Até que um dia, o naufrágio bate a porta.

Líderes que desejam eficácia precisam levar em consideração, não apenas a sua opinião, mas o que pensam seus liderados. Ninguém sabe tudo de tudo. Todos somos interdependentes. A eficácia surge de muito diálogo, quando todos contribuem e todos participam. O que seria da Microsoft se fosse apenas o Senhor Bill Gates. Ou, o que seria da Apple se apenas as opiniões de Steve Jobs prevalecessem. Empresas nível 5 aprenderam que o trabalho em equipe é mais produtivo, dinâmico e recompensador.

“O material humano é vital para o sucesso de um empreendimento. Uma empresa pode ter máquinas, tecnologias, computadores, mas, se não tiver homens criativos, inteligentes, motivados, que saibam prevenir erros, trabalhar em equipe e pensar a longo prazo, ela poderá sucumbir.” — Dr. Augusto Cury
Por que acha que as redes sociais são um grande sucesso? Porque lá as pessoas são “ouvidas.” Suas opiniões são levadas em consideração, e às vezes até demais.

Ouvir, essa é a grande questão aqui envolvida para a obtenção da eficácia. Sua liderança é pautada por essa atitude? Você consegue ouvir as “batidas no casco?” Tenha certeza que quanto mais der atenção à seus liderados, mais chance terá de levar sua empresa a um lugar seguro.

Um grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

www.programacases.com.br

Abaixo e-mail da autorização para publicação do artigo em nosso blog.
Prezado Luiz Fernandes,

Obrigado pelo comentário em nosso artigo “A importância de ouvir”.
Tem nossa autorização para postar o artigo em seu blog, sem problema.
Agradecemos o contato.
Grande abraço,

RODRIGO CARVALHEIRA
Produtor Executivo
Programa Cases - Record News SC
Cel: (047) 91945171




FOTOS DO CURSO   " QUALIDADE NO ATENDIMENTO " REALIZADO COM OS COLABORADORES DO
SUPERMERCADO SUPER ZONI - LOJA DE PENHA-SC
      



ENTREGA SIMBÓLICA DE CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE:
   " QUALIDADE NO ATENDIMENTO "
  AOS COLABORADORES DO SUPERMERCADO  SUPER ZONI
 LOJA DE PENHA-SC.

" PARABÉNS A TODOS E SUCESSO "








02 SIMPLESMENTE FANTÁSTICO

SIMPLESMENTE FANTÁSTICO
Aconteceu em uma empresa aérea, pessoal, é verídico !
Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro, visivelmente perturbada a mulher chamou a comissária de bordo.
Qual o problema, senhora? - pergunta a comissária.
Não está vendo? - respondeu a mulher.
Vocês me colocaram ao lado de um negro, não posso ficar aqui, você precisa me dar outra poltrona!
Por favor, acalme-se, disse a aeromoça.
Infelizmente, todos os lugares estão ocupados, porém, vou ver se ainda  temos algum disponível.
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe
econômica, falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar na classe econômica, temos apenas um lugar na primeira classe.
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
Veja, é incomum que a nossa companhia permita a um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe, porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso, obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
Portanto senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe.
Todos os passageiros próximos, que, estupefatos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.
(Autoria Desconhecida)

Recebi este comentário através de um e-mail da amiga e colaboradora: ROSANE DOS SANTOS de Palhoça-Sc, parabéns e obrigado pela contribuição.
Se você é contra qualquer tipo de preconceito, atitudes incorretas ou algo que vai mal, não importa onde ou de que forma seja, mostre que nem tudo esta perdido, faça a sua parte para melhorar, não espere alguém iniciar, seja o primeiro.
Nosso maior problema é que sempre esperamos a iniciativa do próximo, enquanto isso o tempo vai passando e quando percebemos já é tarde, não damos valor a tudo e todos a nossa, só iremos perceber isso quando os perdemos, ai já será tarde, não deixe de olhar constantemente a sua volta e ver o que pode fazer para melhorar o meio em que vive.
Porém, cuide para não cair no ridículo, devemos ser coerentes entre aquilo que pregamos e praticamos, eu, você, todos nós, conhecemos muitas pessoas assim, egoístas que sentem prazer em pisar no próximo, mas esquecem que viemos a este mundo de mãos vazias  e que iremos embora dele assim como viemos.
Mexa-se, pois amanhã poderá ser tarde........
  'O que nos preocupa não é o grito dos maus e sim o silêncio dos bons.'     
   Martin Luther King

Tenha uma boa leitura e continue participando.

Um abraço insubstituível


Luiz Fernandes
Fones: +55 47 3345-2413 / +55 47 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC


Vamos manter a internet mais limpa.
Ao encaminhar ou enviar seus E-mails, além de colocar COM CÓPIA OCULTA (Cco:), vamos apagar os endereços das outras pessoas.
Rosane dos Santos-Palhoça-SC


01 - ELES ERAM INSEPARAVEIS

ELES ERAM INSEPARAVEIS


Uma só Alma, mas por alguma razão seus caminhos tomaram rumos distintos e se separaram.

E ISTO INICIOU ASSIM:

Ele tinha 15 anos quando nos separamos e nunca mais soube do meu amigo até o dia de ontem, 15 anos depois, caminhando pela rua me encontrei com a mãe dele, cumprimentei e perguntei como estava meu amigo.
Nesse momento seus olhos se encheram de lágrimas e me olhando nos olhos disse:

Morreu ontem...
Fiquei sem saber o que dizer enquanto ela ficava me olhando, então perguntei como ele tinha morrido.
 
Ela me convidou a ir a sua casa, ao chegar ali me chamou para sentar na velha sala onde passei grande parte de minha vida, sempre brincávamos ali, meu amigo e eu, me sentei e ela começou a contar-me a triste história.
Fazia dois anos que diagnosticaram uma rara enfermidade, e sua cura dependia de receber todo mês uma transfusão de sangue durante três meses, mas recorda que seu sangue era muito raro.

Sim, eu sei, igual ao meu...
Ele dizia que a única pessoa que receberia sangue seria de você, mas não queria que fossemos lhe procurar, ele dizia todas as noites:
 Não o procurem, tenho certeza que amanhã ele virá...

Assim passaram os meses, e todas as noites se sentava nessa mesma cadeira onde estás sentado e orava para que você se lembrasse dele, e viesse na manhã seguinte e assim viveu sua vida e ontem na última noite de sua vida, estava muito mal, e sorrindo me disse:
 Mãe, eu sei que logo meu amigo virá, pergunta pra ele por que demorou tanto, aproveita e entrega a ele, esse bilhete que está na minha gaveta.

 A senhora se levantou, regressou e me entregou o bilhete que dizia:
 
Meu amigo, sabia que virias, chegou um pouco tarde, mas isso não importa, o importante é que viestes.
Agora estou te esperando em outro lugar, espero que demores a chegar aqui, enquanto isso, quero dizer que aqui do céu tens um amigo cuidando de ti, meu querido amigo.

Ah, por certo, deves te recordar porque nós nos distanciamos?

Sim, foi porque não quis te emprestar minha bola nova rsrsrsrsrs, que tempos aqueles heim, éramos insuportáveis, fazíamos uma bela dupla, bom quero dizer que te dou a bola de presente, espero que gostes muito, depois que partistes vi que ela não vale mais do que nossa amizade, sinto sua falta cara!

Teu amigo de sempre e para sempre!

Colaboração: Maria Cristina Barcelos ( São Jose-Sc. ) sub-tenente PM

Obrigado Cristina, se me permitir chamá-la só pelo nome continue participando.

Com essa história que você me envia podemos tirar várias conclusões, entre elas podemos destacar:

·        AMIZADE, Carinho, Orgulho, Inveja, Atitude, Conformismo, , Egoísmo, Confiança, Resignação, Saudade, Raiva, AMIZADE.

Não vou comentar muito, só deixar a história para uma reflexão e uma observação: veja você que de algumas conclusões que tirei da história, iniciei com AMIZADE e terminei com AMIZADE, observe quantas coisas boas e ruins entre uma e outra e o tempo que perdemos com coisas ruins, você obviamente saberá fazer sua análise e tirar outras conclusões e isso é o que importa.

"Não deixes que teu orgulho possa mais que teu coração...
A amizade é como o mar, se vê o princípio mas não o final..."

Tenha uma boa leitura e continue participando.

Um abraço insubstituível

Luiz Fernandes
Fones: +55 47 3345-2413 / +55 47 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC