COMO ESPANTAR CLIENTE
A cada dia que passa o mercado fica mais competitivo e tanto as empresas quanto seus colaboradores devem estar atualizados com ferramentas e conhecimentos adequados, além de serem criativos, pois somente as empresas com colaboradores capacitados e voltadas para um bom atendimento terão sucesso.
Conseqüentemente os profissionais de qualquer área também terão que estar em constante reciclagem, sob pena de ficar para traz sendo superado por profissionais pró-ativos e comprometidos com suas obrigações.
Aos poucos observamos o crescimento de clientes que estão valorizando seu dinheiro exigindo qualidade no atendimento e isso em pouco tempo vai determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa é justamente ai que entra a visão do empresário empreendedor, pois o que ocorre na maioria das vezes o próprio empresário não esta focando essa questão de qualidade no atendimento, deixando passar batido a verdadeira “galinha dos ovos de ouro” e quando faz um trabalho de feedbeck com os clientes, o faz para impressionar o cliente, deixando de colocar em prática uma ferramenta tão importante.
Vou lhes dar um exemplo:
Semana passada fui até um loja de informática para comprar um controle remoto para usar em minhas apresentações de power-point e ao entrar na primeira loja a atendente não conhecia qualquer produto nesse sentido, chamou um segundo e terceiro atendente que ficaram conversando entre eles e acabaram voltando-se para o atendimento de outro cliente deixando-me sem qualquer resposta, sai deste estabelecimento e fui a outro, não conhecia o produto mas ia fazer uma pesquisa e manteria contato ( já passaram-se uma semana) resolvi insistir e fui a uma terceira loja, o atendente conhecia alguma coisa, procurou um catálogo mas não encontrou, ficou de manter contato ( estou esperando até hoje ), como sou persistente fui a uma quarta loja, a atendente mostrou-me o que eu queria so que não conhecia bem o produto, estava vendendo o produto como uma caneta sinalizadora, desconhecia a função de controle, solicitei uma demonstração e constatamos que as baterias estavam dentro do controle e estavam oxidadas, enquanto aguardava para que o técnico verificasse a funcionalidade do controle fiquei conversando com outra atendente e pasmem os senhores o que ouvi.
Uma terceira atendente que atendia por telefone um cliente de internet via rádio, após encerrar a conversa e desligar o telefone, resolveu desabafar sem se preocupar onde estava e se tinha cliente por perto ouvindo o que iria dizer,que foi mais ou menos isso. “Esse F.P. fica me enchendo o saco num sábado “e outros desabafos que omitirei, a atendente com quem eu estava conversando não sabia onde se esconder de vergonha.
Comentei também em voz alta para todos que estavam na sala inclusive a atendente de que o “Cliente F.P. e talvez eu também, seja mais um é quem pagávamos o salário dela”.
Dois dias depois recebi um telefonema dessa empresa, onde a atendente gostaria de saber qual foi o atendimento que recebi, se as pessoas que me atenderam conheciam os produtos, etc, etc, etc...
Hoje estou sabendo que isso já é rotina e que muitas vezes são os clientes que irritam mesmo e isso é natural.
Então deixamos estas perguntas no ar:
1. É assim que você trata seus clientes?
2. Você também concorda com esse tratamento?
3. Você já recebeu algum cliente irritado com você, mas é a primeira vez que vem a sua loja?
4. Porque será que o cliente esta irritado ?
5. Você tem conhecimento do produto que vende?
6. Você atende as necessidades do cliente ou as suas?
7. Você usa de empatia quando atende o cliente?
8. Você sabe que ele é na realidade seu patrão e paga seu salário?
Envie sua historia de como é atendimento que postaremos em nosso blog
Luiz Fernandes
Fones: +55 47 3345-2413 / 8401-3411
88385-000 - PENHA - SC