domingo, 27 de março de 2011

04 - SONHE, PENSE POSITIVO

SONHE, PENSE POSITIVO


Reafirmando o que falamos em nosso artigo SUCESSO, o ser humano é movido por suas motivações e que são geradas por seus sonhos, entretanto, no decorrer de nossa vida, nossos sonhos vão sendo, conquistados, revisados, podados e até mesmo esquecidos, e muitas vezes não temos a perseverança necessária para prosseguir, pois nos deixamos influenciar por pessoas que já engavetaram os seus próprios sonhos e vem com frases como:
 “Isso não dá dinheiro!”;
 “Isso não será bom para você!”;
 “Isso vai dar errado!”;
 “Você vai perder seu tempo!”;
e tantas outras não é mesmo, por vezes também nos pegamos pensando assim e até prestes a dizer algo parecido para alguém.

Uma pergunta que fica no ar é:
Como alguém pode ter tanta certeza do que é bom ou ruim para outra pessoa?

E muitas vezes nos surpreendemos com situações que nos dão mais estímulos para pensarmos positivo e realizar nossos sonhos, semana passada ao realizar o curso QUALIDADE NO ATENDIMENTO em uma empresa , fui surpreendido pela segunda vez (digo segunda vez, pois esse episódio já havia ocorrido com um outro grupo de colaboradores dessa mesma empresa), pois entre eles encontrei  colaboradores com certo grau de deficiência, nesse segundo caso quando terminou o curso o participante veio em minha direção me deu  um abraço e chorou, não me contive e também deixei cair algumas lagrimas, mas o que me impressionou foi seu comentário:

“Senhor Luiz, eu gostei muito do senhor e do curso, queria saber se o senhor pode ser meu amigo, eu já sou amigo do senhor, queria dizer que aprendi muita coisa que vou levar comigo no dia a dia, e já tomei uma decisão, vou confessar só para o senhor, gosto muito de trabalhar aqui, mas decidi que vou fazer um concurso Público, eu quero crescer na vida, o que o senhor acha"?    - Huuuuuuuuuuuuuuu, Huuuuuuuuuuuuuuuuu, PARABÉNS, vai lá garoto e mostra do que você é capaz, obrigado pela lição que VOCÊ deu a todos nós nestes quatro dias de curso..

Dias depois na entrega do certificado de conclusão do curso me senti na obrigação de citar ( a exemplo do que fiz com o outro grupo ) a humildade, perseverança e companheirismos  deste colaborador e que os demais o tenham  como um exemplo diário, tanto na vida particular como profissional.

Isso vem de encontro com nosso artigo anterior RELACIONAMENTO E EMPATIA.

Você vem realizando seus sonhos?
Você tem revisado seus sonhos?
Você tem deixado outros interferirem em seus sonhos?
Ou você já esqueceu seus sonhos...........
Onde esta sua motivação.......
PENSE POSITIVO, REAJA

domingo, 20 de março de 2011

03 - RELACIONAMENTO E EMPATIA

RELACIONAMENTO E EMPATIA

O relacionamento humano acreditamos ser o mais importante e fundamental  instrumento para uma boa convivência entre as pessoas , porém ele traz embutido uma enorme força que pode ser usada de forma positiva ou negativa, porém nem sempre as pessoas estão preparadas para usá-los adequadamente, pois confundem um relacionamento  e acabam  sendo egoístas e usando esse relacionamento somente para seu próprio bem sem se importar com os demais, sendo assim vamos refletir sobre o seguinte:

        Como nos relacionamos com pessoas deficientes?
         Como nos relacionamos com pessoas de outra religião?
         Como nos relacionamos com pessoas de outra etnia?
         Como nos relacionamos com nossa família?
         Como nos relacionamos com nossos colegas de trabalho?

Enfim ficaríamos aqui enumerando uma série de perguntas, mas deixaremos que você se questione com outras perguntas.

 No nosso cotidiano seja particular e profissional convivemos com as mais variadas situações e devemos estar no mínimo preparados para sabermos qual a forma correta para atuarmos.
São tantas as situações envolvendo os seres humanos, que em determinado momento precisam, ou mesmo dependem de nós nas mais variadas formas.

Em um relacionamento temos presentes três situações que definirão quem somos e quanto podemos melhorar, tudo depende de nosso posicionamento em relação ao relacionamento e o sucesso.

Se uma pessoa caiu num buraco:


E você agir com simpatia, entra e chora com ela;
Se você agir com antipatia, passa ao lado e nem olha;
Se você agir com empatia, coloca um pé no buraco e ajuda o outro a sair do buraco.

Empatia é a habilidade de perceber as reações de outra pessoa, é a habilidade de perceber informações sutis e informações fornecidas pelos outros, de maneira a identificar com exatidão o que estão sentindo e pensando, isso não quer dizer que deve concordar com os sentimentos das outras pessoas, mas certamente envolve compreender quais são seus sentimentos e idéias.
Você tem...
Passado pelo buraco?
Entrado no buraco?
Ou ajudado o outro a sair do buraco?

domingo, 13 de março de 2011

02 - RESPONSABILIDADE



RESPONSABILIDADE

Estava preparando a matéria para esta edição quando me deparei com este comentário que achei muito oportuno e transcrevo a você, para ler na integra o comentário de Guilherme Falcão acesse o www.vidanet.org.br/mensagens/o-que-e-responsabilidade
Michel, meu filho, quando tinha cerca de dois anos de idade, costumava ao tropeçar em qualquer objeto que estivesse a sua frente, ficar bravo e esmurrar o objeto. Eu achava muito engraçado o que ele fazia e também fazia de conta que ficava bravo e esmurrava o que aparentemente causou-lhe a queda. Certo dia, porém, parei para pensar e verifiquei que ao fazer isto estava incentivando-o a não ter responsabilidade sobre o seu modo de andar. Daí em diante, quando ele tropeçava, eu mostrava-lhe que não fora o objeto que fizera ele tropeçar e sim ele, ao não prestar atenção por onde andava; aos poucos ele foi sendo mais atento ao modo de como andava e evitou assim cair freqüentemente.
Parece que nós muitas vezes, estamos atribuindo ao governo, empresários, pais ou familiares, Igreja, cônjuge, irmãos, filhos, ou a quem quer que seja, a responsabilidade por coisas desagradáveis que acontecem conosco. É verdade que algumas vezes não somos culpados de algumas coisas que acontecem mas, é verdade também, que precisamos aprender a nos responsabilizarmos pelo o que acontece dentro do nosso âmbito de responsabilidade, para assim assumirmos uma atitude madura diante da vida.
Há um ditado que diz que a verdade dói. Creio que isto também tem contribuído para que não seja incentivado o dizer a verdade. Percebo, como psicoterapeuta, que muitas vezes é o modo como se diz a verdade que fere, magoa ou incentiva a ira, e não o dizer a verdade em si. Pois a pessoa, ao aprender o como se diz a verdade, e como se comunicar melhor, se torna alguém que não só se comunica melhor consigo e com o meio onde vive, mas, que também se torna muito mais responsável por sua vida.
Jesus disse certa vez que: “o nosso dizer seja sim sim, não não”. Ele também falou que: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; e ninguém vem ao Pai (Deus) senão por mim.” Ser responsável pela nossa vida, é um ato de coragem, segundo o escritor.
E nós completamos dizendo de que para isso não devemos ficar procurando culpados por nossos erros e fracassos, devemos ser responsáveis e aprendermos com nossos próprios erros e acertos.
Só crescemos na vida social e profissional quando decidimos ser responsáveis e para isso só tem uma saída, tomarmos uma atitude, atitudes de querer mudar, de querer melhorar, de querer aprender , por isso é que não devemos nos acomodarmos e ser mais um, tenha responsabilidade, tome uma atitude e seja diferente, somente assim nós teremos sucesso, eu já tomei a minha atitude e você......

domingo, 6 de março de 2011

01 - SUCESSO

·              Na vida particular ou profissional, para ter sucesso você tem que levar em consideração três fatores importantíssimos:

1.     RELAÇÕES HUMANAS:
Se você tem dificuldades para ter um bom relacionamento com as pessoas, com certeza, fica mais difícil as coisas acontecerem, pois você não da oportunidade para que os outros o conheça e não lhe conhecendo as oportunidades não surgem.
Mas eu sou tímido!
Não tem problema, existe treinamentos e fórmulas para você tornar-se uma pessoa desinibida, extrovertida e ter um bom relacionamento, mas para isso ninguém  a não ser você, tem que querer. ljftraining@uol.com.br

2.     MARKETING PESSOAL:
Uma empresa quando quer divulgar sua marca, seus  produtos  vantagens e benefícios, usa do MARKETING EMPRESARIAL , agindo assim ela faz com que o maior número de pessoas saibam e queiram pelo menos conhecê-la,  com você não é diferente, só muda de MARKETING EMPRESARIAL para MARKETING PESSOAL.
Se você quer ser lembrado tem que aparecer, caso contrário ninguém saberá que você existe e muito menos das suas qualidades e se você não sabe como fazer, para isso também existe treinamento, ljftraining@uol.com.br  é assim que as coisas acontecem.

3.     MOTIVAÇÃO PESSOAL:
         Tudo em nossa vida é movido a motivação, o ser humano necessita constantemente de motivação para ter êxito, pois é a motivação que nos torna vencedores.
 Você já viu ou conhece uma pessoa de sucesso que seja desmotivada?
Jamais encontrara, porém devemos analisar e refletir nossas motivações para não sairmos por ai motivados e fazendo um monte de coisas erradas, mas... se além dos cuidados cometermos erros, volte a fita e analise novamente, pois também é com erros que aprendemos, e para esse aprendizado também existem fórmulas e treinamento, consulte-nos, ljftraining@uol.com.br pois treinamento e reciclagem, deve fazer parte de nossa vida cotidiana se quisermos estar atualizados.

Assuntos  para  as  próximas matérias


1 – Responsabilidades....
2 – Relacionamento e Empatia......
3 – Sonhe e Pense Positivo.....
4 – Como Estimular os Talentos.....
5– A Mulher  liderando e  
conquistando seu espaço....
                    e muito mais ..........